03/07/2018
Mundo conturbado pelos que não evoluíram

No filme de ficção “Matrix” foi escancarada a condição de que todos os seres humanos vivem distraídos. Eles são como sempre foram vítimas inconscientes de influências que mentalmente os esvaziam das realidades da vida e os preenchem de distrações, ilusões e superstições. Mesmo já estando no século vinte e um quando seria de esperar que a humanidade tivesse evoluído até o superar das ilusões e superstições, isso não aconteceu. Ainda hoje elas persistem em existir e conturbar as mentes dos que são mais facilmente sugestionados. Evolução humana, se é que ela tem existido mais ela tem sido mental para uma minoria privilegiada, para ser intelectual e não para se exteriorizar na pratica.

Desde os filósofos pré-socráticos até agora, houve incontáveis filósofos, cada um expondo seus pontos de vista (ensinamentos) sobre tudo o que se refere à vida. Como sempre, uma minoria é que se debruçou sobre tais ensinamentos filosóficos enquanto a maioria os desconhecia ou até os evitava na opinião de que “essas coisas não levam a nada”. Isso faz pensar. Depois de todas as filosofias que todos os filósofos nos deixaram, nestes nossos dias elas causaram alguma transformação no povo que vieram a esclarecê-lo sobre como “saber viver”, como viver em sociedade, como viver em solidariedade e etc.? Não generalizando a resposta é não! Como se observa, a maioria vive sempre distraída e mais na filosofia do “cada um pra si e Deus para todos” se é que isso é filosofia.

Tantos e tantos livros de filosofia, de psicologia, livros sobre ocultismo, esoterismo, budismo, misticismo, teosofia, religião e etc. foram escritos e durante muitos anos estiveram ao “agrado intelectual” de muitos e, no entanto, tudo o que os livros continham de utilidades para o melhor comportamento e desempenho humano, eles conseguiram promover mudanças naqueles que os leram? Parece que não, pois, a aplicação dos conteúdos dos livros na prática esteve aquém das desejadas pelas boas intenções contidas neles. Para muitos a leitura serve apenas como um entretenimento para agradar ao ego. Convenhamos, o mundo está conturbado pelo absurdo dos maus comportamentos humanos. Ainda existem guerras, ignorância, miséria, corrupção, deturpação da moral, politicagem e tudo que seja contrario ao desenvolvimento humano, seja ele mental ou cultural.

Só não vê quem não quer, mas, todos os meios criados pelos seres humanos, filosofia, religião, política e etc. falharam para conter o ímpeto humano de se corromper com o que é errado e também desleal que, estão a infectar grande parte da sociedade humana. Hoje, como dizem aqui neste país, quando se sai de casa nem sempre se volta para ela. Tamanho é o perigo de ser atacado por um “semelhante” munido de selvageria. Se os homens não perdessem seus tempos com distrações, ilusões e superstições e se dedicassem a desenvolver suas aptidões para “encarar” a realidade da vida, eles não seriam influenciados por práticas contrárias ao bem estar comum. Descartariam as imoralidades e as aberrações divulgadas pela mídia para nivelar a população tornando-a desejável a aceitar o pão e circo de cada dia para o prazer de suas vidas. Quem vive de ilusões e superstições facilmente é iludido por quem o quer iludir. Quais seriam as ilusões e superstições mais proeminentes? Tentar convencer outros sobre quais seriam já é outra ilusão.

 

Altino Olympio

 



Leia outras matérias desta seção
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Tempos felizes de molecagens

Voltar