25/03/2019
Brasil a deriva

Neste ano de 2019 e em vinte e dois de abril o jovem Brasil vai completar 519 anos de idade, pois, ele foi “descoberto” em 1500 por portugueses. Aqueles homens (índios) que já viviam aqui o mantinham coberto para que mais ninguém o visse (risos), pois, havia o risco de intrusos vindo pelo mar aportarem aqui trazendo sacanagens que poderiam se alastrar. Mas Brasil, depois que você se chamou Brasil, sua juventude desde então, talvez tenha sido tão ingênua e inconsciente porque, até agora não soube como se curar da doença da degeneração que fazem você sofrer.

 

Então Brasil, tu ficaste muito tempo deitado em “berço esplêndido”. Agora que parece que vai se levantar verá com assombro que precisará de muitas seções de radioterapia e de quimioterapia para estancar um câncer de proporções que está a se agigantar. Enquanto você esteve tanto tempo deitado, inativo, os desarranjos sempre estiveram de pé para te sugar e para tapear seus principais nativos.

 

Brasil, como você deixou progredir a ignorância entre muitos de seus filhos? Como pode deixar que “a mídia formadora de opinião fosse o ar que todos respiram?” Brasil, como pode deixar que as mesmas leis possam ter variações conforme sejam o interesse escuso de quem está compromissado em praticá-las? Brasil, se nós brasileiros estivemos perdidos é porque muitos ignorantes votaram em bandidos. Se nós somos do Brasil da pátria amada por que deixamos que ela fosse tão roubada? “Ó Pátria amada idolatrada, se salve, se salve... Se puder e se ainda não for tarde”.

 

Ah Brasil, tu que já foste dos brasileiros distintos agora assiste a muitos de seus filhos que se tornaram famintos. Ah Brasil dos brasileiros como pode permitir que muitos de seus políticos fossem trambiqueiros? Brasil da democracia donde outro regime político quer ser supremacia. Sempre foste tão distraído e é por isso que tens sido traído, mais por aqueles que estiveram no poder sem medo que a justiça os fosse prender. Mas, se “verás que um filho teu não foge à luta” já chegou a hora dele lutar e fazer o Brasil (o povo) voltar a ser dono deste nosso lar.

 

Altino Olimpio  



Leia outras matérias desta seção
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Tempos felizes de molecagens
 » A importância da vida
 » O destino

Voltar