13/12/2021
A Consciência

A nossa consciência é a consciência toda, isto é, ela é o resultado de todas as percepções que tivemos durante a vida. Ela foi moldada por todos os conceitos que adquirimos no nosso viver até então. Tem muito a ver com o meio ambiente de donde vivemos, com quem vivemos e de como fomos condicionados pela moral, instrução, tradição, pela religião, pelos costumes vigentes de cada fase de nossas vidas e etc.

Somos a somatória de tudo o que nos ocorreu, nos aconteceu. “Nossos pensamentos” sobre quaisquer circunstâncias que nos ocorram para entender, avaliar e opinar “surge” das experiências que tivemos na vida, do condicionamento que tivemos que está citado aqui acima. Por isso, embora imperceptível, o passado sempre é presente em quaisquer de nossos presentes.

As diferenças de entendimentos, as de sempre diferenças de opiniões que ocorrem entre as pessoas sobre quaisquer fatos, muitas vezes são em decorrência aos diferentes condicionamentos que elas tiveram. Muitos tiveram poucas escolaridades e poucas experiências em suas vidas e foram precários os seus condicionamentos. Daí “não existir a igualdade entre os homens” a não ser a igualdade de direitos a que todos deveriam ter sobre a educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança e etc.

As diferenças de consciência que existem entre as pessoas é muito notória. Muitos acreditam no que muitos não acreditam e vice-versa. Muitos acreditam que a consciência (aquela que é o conteúdo do cérebro) seja a alma. Outros acreditam que ela (a alma) esteja à parte e seja independente daquela consciência que foi formada pelo conteúdo do cérebro.

Como a alma pertence à transcendência, isto é, como ela está além do mundo material, melhor mesmo é deixar os esclarecimentos sobre ela e qual a relação dela com a consciência para os especialistas que abundam neste planeta para nos explicarem suas dissertações sobre o além que ainda estão muito além da comprovação humana.

Altino Olimpio



Leia outras matérias desta seção
 » O dia de Natal para os porcos
 » As reencarnações não se demonstraram
 » A Terra já está velha...
 » O Universo imensurável
 » A história do Universo
 » Muito se vive separado do estado presente
 » Tempos felizes e românticos
 » Mistura de assuntos
 » A Consciência
 » Ilusões e desilusões
 » Deus falando com você
 » Toque de Silêncio
 » Cabeça cheia
 » A tua estrada
 » O nascer sem saber e sem querer
 » Evolução indigna e maligna
 » Outros tempos já foram melhores
 » Disenteria provoca reflexões
 » Nós e o cérebro
 » Libertinagem de expressão

Voltar