04/01/2022
A história do Universo

Segundo o filósofo Altino Olimpio

Os cientistas estimaram numa hipótese que o universo começou a existir depois de uma explosão chamada por eles de Big-Bang. No nada que existia como tal explosão existiu? A teoria ainda em vigor considera que a explosão foi originada por um átomo denominado de átomo primordial que existia onde nada existia no tudo que era vazio e que na explosão o átomo se partiu tendo tido assim o início da existência do universo.

Calcularam também que isso ocorreu a 14 bilhões de anos atrás. Perguntas e mais perguntas surgiram depois do tal evento estrondoso: Como do nada surgiu o tal átomo primordial? Sozinho ele mesmo se criou? Qual foi o mistério que o criou? Como se criou o mistério que criou o mistério que criou o átomo? Deus já existia quando nada existia antes que o tal átomo primordial existisse? Mas que loucura, que loucura! Penso que seria melhor eu ir dormir.

Os primeiros que cogitaram sobre a existência dos átomos componentes da matéria não foram os cientistas. Quem primeiro teorizou a existência dos átomos, como consta na história dos feitos humanos, foram dois filósofos gregos do quinto século antes de Cristo, Leucipo e Demócrito. Agora voltando ao como foi o início da origem do universo, quem foi o malvado que acendeu o fósforo que explodiu o átomo primordial?

Altino Olimpio



Leia outras matérias desta seção
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Tempos felizes de molecagens
 » A importância da vida
 » O destino
 » Quem somos nós diante de tantas influências
 » Dois textos

Voltar