14/02/2022
A curiosidade e os curiosos

Por tudo o que eu já vi, por tudo o que eu vivi, não vi tudo e nem tudo vivi. E agora meus agoras se dispersam no mais nada para querer ver e no mais nada pra se viver como vivi outrora. Os dias parecem iguais parecendo intermináveis. A curiosidade, isso que é o querer ver, o querer saber, querer ver acontecer, querer aprender, querer entender, ela enfraquece e faz com que a gente se esquece de perceber que ainda se está neste mundo de tantas curiosidades inúteis.

A curiosidade também leva pessoas a conversarem com pessoas. Quando ela se enfraquece parece que ninguém mais têm o que comentar. A falta de curiosidade até traz o desinteresse por novas amizades. As crianças sim, por estarem no mundo a tão pouco tempo, razão têm elas de serem curiosas. Mas, os adultos que possuem as suas curiosidades intactas, elas os levam a pensar no que existe noutro mundo além do mundo deles.

Tem pessoas que contam para outras pessoas que foram “consultar” uma pessoa que supostamente possui o dom de adivinhar o passado e o futuro de qualquer pessoa que por “curiosidade” pague pelas revelações (ou invenções) sobre a sua vida. Muita gente têm suas vidas muito “embaralhadas” e que a leitura das cartas de baralho por uma adivinhóloga poderá embaralhar ainda mais (risos). Me admira como existem pessoas que têm instrução acadêmica se tornarem freguesas daquelas que se insinuam saber tudo sobre as vidas delas.

Agora uma curiosidade! Algumas pessoas que tinham o poder sobre revelações do passado e do futuro, elas abandonaram essa “profissão” rendosa porque com antecedência souberam quais seriam os números da loteria que iriam ser sorteados. Por isso elas ficaram milionárias (risos). Mas, também, se não fosse pela curiosidade, quem iria assistir novelas, jogos de futebol e etc. e quem iria querer saber das notícias sobre política que atualmente encharcam as cabeças dos apreciadores dessa modalidade de disputa de sempre, quase sempre tendo os mesmos participantes? Onde estariam outros brasileiros para participarem que ainda não tiveram suas presenças políticas tão enjoadas por muitos dos eleitores?

Altino Olimpio



Leia outras matérias desta seção
 » Vivemos incomodados pelos anormais
 » Perdidos no espaço
 » Quando o futuro nos aparece?
 » Pensamentos perturbadores
 » Coisas da vida
 » Saudades da solidão
 » Afinal quem somos de verdade ?
 » Quem são mesmo os racionais e os irracionais?
 » Os Mitos e a Eternidade
 » Tudo Passa e tudo passará
 » A “Maria vai com as outras” se generalizou
 » O bonde de São Januário
 » A curiosidade e os curiosos
 » Mentiras confortantes
 » Chutando lata pela rua
 » O dia de Natal para os porcos
 » As reencarnações não se demonstraram
 » A Terra já está velha...
 » O Universo imensurável
 » A história do Universo

Voltar