26/02/2022
O bonde de São Januário

A gente quando sai por aí pelas ruas dos bairros onde se mora, se vê os funcionários, ou melhor, se vê os vendedores que trabalham em lojas e supermercados e etc. Hoje mais se vê os jovens nesse trabalho diário que recebem por mês os seus salários. Quantos deles e todos os da iniciativa privada ganham mais do que um salário mínimo estipulado pelo governo? Eu costumo brincar com todos aqueles com quem tenho contato por causa das minhas compras, para levar-lhes um pouquinho de desconcentração.

Comparando, fico pensando na desigualdade de renda que existe neste país “dos mais espertos”. Este país parece que é dividido em dois: O país dos políticos e o país do povo. Em qual desses países se ganha mais dinheiro? Esquecendo-se do futebol, das novelas, do Big Brother, do facebook, do whatsApps e etc. quem sabe ou imagina quanto ganha um deputado por mês na soma do salário e das mordomias ou privilégios?

Qual é o máximo que pode ganhar por mês um engenheiro da iniciativa privada aposentado pelo INSS? Seria igual ou inferior ao máximo que pode ganhar um deputado quando se aposenta? São apenas duas perguntas. Mudando de assunto, em 1940 da Era Getúlio Vargas, uma música de carnaval chamada “O Bonde de São Januário” foi censurada e parte de sua letra teve que ser modificada.

Na letra original se cantava “O bonde de São Januário, leva mais um sócio otário, só eu não vou trabalhar”. Lembrando, São Januário era e é o nome do Estádio de futebol do time do Vasco da Gama. Por causa da censura a letra foi modificada assim: “O bonde de São Januário, Leva mais um operário, Sou eu que vou trabalhar”. Será que essa música era uma crítica contra a política daquela época? Se tal música com a sua letra original fosse composta nesta época, seu autor e seus cantores poderiam ser presos por difundirem uma grave notícia falsa ou “fake news” (risos). Aqui abaixo está o link daquela música em questão.

https://www.youtube.com/watch?v=vsiS3sFfgTw&ab_channel=CentrodeMem%C3%B3riaSindicalM%C3%BAsicaeTrabalho

Altino Olimpio



Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar