28/03/2022
Quem são mesmo os racionais e os irracionais?

Dizem que os seres humanos são racionais e os animais são irracionais sendo essa a principal diferença entre eles. Entretanto, homens e animais vivem num mesmo mundo. Outra diferença é que os animais só tem este mundo para eles viverem e a maioria dos homens acreditam que além deste mundo cheio de percalços exista um outro mundo que os aguarda lá nos seus futuros finais. Mas, o que mais que se evidencia e que é tudo o que ainda podemos saber é que, antes que a cortina do palco do teatro que é a nossa vida se feche “nós, só somos enquanto ainda somos”. O mundo, ele sim é que para sempre é e nós somos os seus pertences. Pertencemos a ele e não ele a nós.

Se assim for, nós somos parte da natureza (enquanto vivermos) e somos subordinados as suas leis como tudo o que nasce, cresce, vive (existe) e depois morre (desaparece) e tudo ao seu tempo de existência. Existiria para o homem outro destino além do nascer, viver e por último morrer? O único destino que lhe é familiar é nascer, viver e morrer neste mundo objetivo e material que lhe é real e que ele bem conhece, mas, ele tem a “aptidão” de sonhar com outro destino que ainda lhe está no porvir após a sua ausência daqui. Muitas pessoas por ainda não terem sido acordadas para a curiosidade dos mistérios da existência, elas vivem de forma mais natural e simples e mesmo mais felizes, pois, não ficam filosofando sobre o que nunca vão entender.

A ocupação útil de nossos momentos na vida nos distrai dos devaneios com que às vezes somos acometidos por ideias impossibilitadas de serem reais. Muitos dos que são considerados como sendo racionais procuraram “sarna pra se coçar” quando aderiram e acreditaram em estudos e práticas que ministradas por alguma instituição fraterna, filosófica, mística, ocultista ou esotérica como sendo o caminho ou a senda ideal para as suas evoluções “mentais e espirituais”. Sendo mais autênticos, parece que alguns em suas velhices “descobriram” que tudo lhes foi em vão (risos). Suas evoluções não foram melhores do que as dos que não evoluíram (risos). Pior é que alguns, como se sabe, até perderam a noção da realidade.

Altino Olimpio



Leia outras matérias desta seção
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Tempos felizes de molecagens
 » A importância da vida
 » O destino
 » Quem somos nós diante de tantas influências
 » Dois textos

Voltar