16/05/2022
Perdidos no espaço

`As vezes parece que estamos perdidos nos espaços da terra donde vivemos. Sem dúvidas nós muito evoluímos tecnologicamente, mas, mentalmente, conscienciosamente, como se nota, não evoluímos como deveríamos evoluir apesar da passagem de tantos anos decorridos desde aqueles filósofos famosos do passado. Muito se tem dito sobre o adquirir conhecimento, mas, isso até pode ser prejudicial para quem convive com tantos outros deste mundo que nenhum conhecimento tem e nem querem ter. O ter conhecimento faz com que quem o tem viva isolado dos outros.

Muita gente deste mundo só tem conhecimento dos prodígios que só ocorreram no passado e que nunca mais se repetiram em outras épocas e nem se repetirão nesta. Quanto ao querer ter conhecimento isso é louvável, mas, se ele nunca poderá ser utilizado por quem o deseja, qual a vantagem de querer tê-lo? Muito conhecimento só serve para ocupar espaço na mente de quem o possui. Conhecimento útil é aquele que é necessário para a existência de quem o possui.

Muitos ignoram que os conhecimentos que eles têm podem ser-lhes de cultura inútil (risos). Na velhice, aqueles que ainda tem a capacidade de refletir até poderão rir de si mesmos lembrando-se de como se empenharam para obterem conhecimentos que não lhes serviram para nada (risos). Entretanto, um homem de conhecimentos úteis percebe a “insignificância” de muitas coisas, ideias, teorias e certezas que existem e que são muito significantes para a maioria.

Muito dos “conhecimentos” que estão perdidos nos espaços ocupados de nossos cérebros, eles conseguem nos ressurgir em pensamentos quando menos os queremos e também são eles intrusos nos sonhos confusos que temos. Também, muitos confundem o conhecimento com o “estar bem informado” sobre o que é divulgado pelos outros que estão bem informados sobre o que ocorre e que divulgam pela mídia. Ao invés de conhecimentos muitos são vítimas de desconhecimentos. “E conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Nestes tempos em que o “não mentir” foi tão esquecido, muitos não têm conhecimento para reconhecer as inverdades.

Altino Olimpio


 



Leia outras matérias desta seção
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Tempos felizes de molecagens
 » A importância da vida
 » O destino
 » Quem somos nós diante de tantas influências
 » Dois textos

Voltar