17/11/2022
Nós somos quem pensamos ser?

Nesta época cada vez mais tecnológica, na agora tão popular internet, principalmente no conhecido youtube dela, se assiste vídeos de gurus se manifestando com as suas considerações sobre quem somos nós neste mundo. Dizem vários deles que nós não somos nós, que nós somos apenas individualidades ou personalidades criadas pela mente e que somos apenas o resultado de um acúmulo ou aglomerado de tudo o que foi vivido pelos nossos seis sentidos de percepção, sendo eles visão, audição, tato, paladar e olfato. Resumindo, somos um agregado de tudo o que nós vivenciamos durante as nossas vidas desde quando viemos a este mundo.

 

Tal agregado nos faz entender ou pensar em quem nós somos, isto é, conforme nossas experiências vividas, tendo sido todos os nossos acontecimentos na vida. Se eu me perguntar quem eu sou, como num filme, posso assistir pela memória, parte de tudo o que se transcorreu pela minha vida desde minha infância até o decorrer atual desta minha existência. E tais gurus criam paradoxos para ministrar seus conhecimentos para outros que seguem os seus vídeos como, você não existe, você não é você, “o teu eu” (o quem você pensa quem é) não é o teu eu verdadeiro. “Somos quem pensamos que somos apenas por causa da memória que carregamos”. Tudo o que constitui o que uma pessoa pensa quem é deve-se aos acontecimentos anteriores que formaram um lugar em seu cérebro de donde fluem os seus pensamentos, seu jeito de ser e o seu “eu sou”.

 

Mas, tais gurus dizem que esse “eu” criado pelas nossas vivências e experiências adquiridas pelo decorrer de nossas vidas não é o nosso eu verdadeiro. O nosso eu verdadeiro jaz oculto sendo ele imperceptível para os nossos sentidos de percepção e para a nossa consciência, sendo ela mesma proveniente do agregado de conceitos adquirido pelo nosso viver que formaram o nosso “não eu” (risos). Quem e qual seria o nosso verdadeiro eu? Aqui de imediato alguém já teria uma resposta na ponta da língua: A alma! Vários gurus são unânimes em ter uma outra explicação. O link aqui abaixo vindo da Gurulândia provoca boas reflexões sobre o tema deste breve texto.

 

https://www.youtube.com/watch?v=7FsArfUeBIM

 

Altino Olimpio

 



Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar