21/03/2023
Rapaz aventureiro

Numa noite um pai severamente repreendeu seu filho por algo que o estava desagradando. Na manhã seguinte o filho desapareceu. O dia passou, outro dia também e o filho não voltou para casa. Uma conhecida da vizinhança passando em frente à casa daquele pai, vendo-o ela lhe perguntou: Teu filho já voltou? Surpreso por alguns instantes ele respondeu que não e ficou pensando: “Como ela soube da ausência do meu filho se não contei pra ninguém que ele se ausentou? Nem contei para os outros filhos!”. E a mulher continuou a falar dizendo: Ele está acampado lá na Prainha de Bertioga. O pai, então, deduziu que ela sabia donde estava o filho dele porque ele era amigo do filho dela. Daí, o filho dela é que a informou sobre donde estava o filho dele.

O pai, então, disse para a mulher: Ah está tudo bem, logo ele volta. Outros dias se passaram até que num telefonema ‘a cobrar’ ouviu a voz do filho a dizer “pai eu não morri, estou vivo”. Então volta pra casa disse-lhe o pai. Ainda não posso, respondeu-lhe o filho, preciso conseguir dinheiro para poder voltar. Fica frio, logo eu volto. O telefonema deixou o pai tranquilo. No dia seguinte, à noite, outro telefonema: “Pai, estou aqui em São Paulo! Vou embarcar no Metro e depois no último trem e logo estarei ai”. Ao pai só restou-lhe a impaciência de aguardar a hora do filho chegar.

Naqueles momentos de espera, o pai sentiu-se dividido em suas reflexões: Deveria receber o filho cordialmente ou admoestá-lo duramente pela sua aventura inconsequente? Já passando da meia-noite finalmente o rapaz chegou. O pai o recebeu passivo e silente dando-lhe a oportunidade para que ele discorresse sobre os seus últimos acontecimentos. Resumindo a aventura do rapaz foi assim: Na manhã seguinte depois da discussão com o pai, com uma pequena quantia de dinheiro o filho viajou até o litoral de Bertioga, local conhecido do Estado de São Paulo.

Nos primeiros dias enquanto durou o dinheiro, o rapaz alimentou-se em restaurantes. Logo ao ficar sem dinheiro ele fez amizade com um pescador. Ele se ofereceu para ser ajudante do pescador em troca de alguns peixes. E assim, num pequeno barco os dois de madrugada navegavam até mar adentro. Disse o rapaz que o pescador tomava um litro de pinga por dia e se algo acontecesse ao pescador, ele jamais voltaria da pesca, porque, só sob o céu e apenas circundado pelo mar, sem qualquer ponto ou direção para referência, sozinho jamais ele conseguiria regressar para terra firme.

O rapaz também foi na casa simples do pescador e lá conheceu e se apaixonou pela família dele, do pescador. Ele tinha um casal de filhos. O menino se chamava Marcel e a menina se chamava Ceumar e que muito gostaram do rapaz, que, também muito se identificou com aquelas crianças. Com os peixes que o pescador dava ao rapaz ele os trocava por comida com aqueles que estavam acampadas naquela prainha, onde também divertia-se tocando violão, divertindo também os demais daquele acampamento já que tocava muito bem.

Quando o rapaz resolveu retornar para a sua casa ele pediu para o pescador que lhe desse camarões ao invés de peixes. Assim, a venda dos camarões proporcionou-lhe saldar os custos de sua viagem de regresso. Quando do regresso do filho, o pai atentamente ouviu-lhe a narrativa de sua aventura sem esboçar qualquer atitude repreensiva. Ao contrário, percebeu que o filho tinha capacidade para resolver problemas de sobrevivência. Aquele rapaz deixou de existir no dia vinte e dois de março de 1991, pois, fora assassinado no Parque São Domingos, um bairro da Cidade de São Paulo. Seu nome era Alexandre Sanchez Olímpio.

Altino Olimpio

 



Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar