19/07/2023
Governantes filósofos?

Governantes filósofos?

Na República de Platão (428 – 348 a.C.) que faleceu aos oitenta anos de idade, a ideia ou lógica dele seria que o governo deveria ser administrado por filósofos. Acreditava ele, que, filósofos eram mais sinceros, honestos e não iriam prejudicar o povo com artimanhas políticas para benefício próprio. Numa utopia, este breve resumo faz pensar se a tal lógica do Platão pudesse ser aplicada na política brasileira. Teríamos filósofos adequados ou preparados para administrar este país? 

Consultando o Google da internet, li sobre uma dezena de pessoas, entre homens e mulheres, aquelas que mais estão em evidência na mídia e que são consideradas como sendo filósofos ou filósofas. Receberam esses títulos por terem concluído o curse de filosofia e terem sido diplomadas numa universidade. Não são como os filósofos do passado, que, já haviam nascido com esse dom de pensar e de filosofar e fixaram seus nomes na história para a posteridade.

Uma das tidas filósofas desta época disse publicamente: Eu odeio a classe média. Qual seria a classe que ela não odeia? Filósofa que odeia é filósofa? Uma outra, muito conhecida também, filosofou sobre a relevância da prática do sexo anal. Na internet ela ganhou o apelido de filósofa do ânus. Temos também naquela dezena de pessoas da lista, filósofos militantes políticos que até são indisfarçáveis. Como dizia o “filósofo” Chacrinha (Abelardo Barbosa): Aqui nada se cria, tudo se copia. E por ter citado Platão no início, parece que nesta época inexistem filósofos como os do passado. 

Altino Olimpio 



Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar