08/07/2024
Deus, o sol, o mundo e a Natureza

Deus, o sol, o mundo e a Natureza

Não há dúvida sobre o progresso e a evolução tecnológica humana neste mundo. Tantos são os inventos criados pelo homem, que, nem é preciso especificá-los porque eles são do conhecimento geral. Mas, também vale ressaltar que tudo o que a ciência e a tecnologia vieram a produzir sempre foi criado por uma minoria para o conforto e a utilidade da maioria. Tudo o que se refere à capacidade humana de inventar e construir pertence ao viver material do homem, a sua inteligência e a percepção obtida pelos seus “cinco sentidos”: visão, audição, tato, paladar e olfato.

Entretanto, por todos os tempos o homem tem procurado entender, se entreter e se envolver com outra imaginada existência, aquela que está além desta, mas, imperceptível para os seus cinco sentidos de percepção. Teorias foram inventadas sobre essa outra existência ou outro mundo que nos é invisível. E é de lá, como muitos acreditam, que, temos a nossa proteção proveniente de uma entidade divina chamada de Deus. Por isso foram criadas muitas organizações religiosas baseadas nele. Diariamente Ele está na boca de todo mundo: Deus te proteja, Deus te acompanhe, Deus te ajude, Deus te perdoe e etc.

Diga-se então, que, jamais alguém viu Deus, a não ser em sonho ou em delírio. Mas, podemos indagar fatos sobre Ele, visto que, no imaginário popular mais Ele é tido como sendo uma pessoa: “E disse Deus, façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. E esse Deus que está lá no céu e conforme muitos pensam nele como tendo criado o Universo, desde quando Ele existe? Já existia quando houve o Big Bang, aquela Grande Explosão que ocorreu por volta de 14-15 “bilhões de anos atrás” e que deu origem a criação do Universo? Será que Ele já existia por volta de 4,5 bilhões de anos atrás quando surgiu o Planeta Terra e que ainda não era habitado por seres humanos? Será que Ele continuará existindo mesmo depois que a terra deixar de existir?

Será que esse Deus popular algum dia será substituído pelo Deus “energia” que é Onipresente em toda a Natureza e é responsável por tudo o que existe neste mundo e também por tudo o que vive e por tudo o que morre? Se assim for, petições não chegam até tal energia que é anônima e dispersa por todo este mundo proveniente que é da emanação do sol. Mas, como fica mais aceitável fica mais fácil responsabilizar um Deus como o provedor de tudo o que nos existe e se resume como sendo Ele uma entidade isolada ou à parte, independente da Natureza. 

Altino Olímpio



Leia outras matérias desta seção
 » Nascer é o substituir do que está a morrer
 » Antigamente se dizia que a vida já era uma escola
 » Deus, o sol, o mundo e a Natureza
 » Mundo teatro das ilusões e das superstições
 » O tempo está em tudo
 » Somos ou não somos importantes?
 » É verdade que quem morre descansa?
 » O sistema sempre cai
 » Pensar nos pensamentos
 » Ele está voltando
 » Qual é o sentido da vida se é que existe algum?
 » A alma humana em destaque
 » Melhor não seria nós só crermos...
 » Mundo desprotegido
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)

Voltar