» Colunas » História » Jornal de Sexta

25 de Maio de 1979
Câmara Aberta

A posição da bancada do MDB, em Caieiras, não se alterou desde a recente declaração do líder, Mário Della Torre, de que não permitiria que se dissesse "Amém" a todas as vontades do prefeito Gino Dártora. O que houve, na realidade, foi um maior entrosamento das partes, depois de uma agitada reunião, em que o prefeito se comprometeu a agir de forma menos individualista.

"Jamais deixamos de apoiar o prefeito - afirmou Mário - apenas continuamos decididos a estudar a fundo os projetos vindos de seu Gabinete, antes de aprová-los. Está tudo muito bem".

Gino Dártora também declarou não existir qualquer problemas entre o prefeito e sua bancada, preferindo atribuir os rumores à oposição, que está sempre "preocupada em tumultuar".

Na sessão da última terça-feira, na Câmara Municipal, observou-se a posição em que se manteve o MDB, que não saiu em defesa aberta das proposituras do prefeito, como sempre acontecia. O líder, Mário Della Torre, teve, isto sim, que subir à tribuna para informar aos oposicionistas que iria colher informações a respeito de várias denúncias apresentadas, trazendo a solução na próxima reunião.

As denúncias dizem respeito ao pagamento de 150 mil cruzeiros a uma advogada da Prefeitura, citada pelo vereador Dércio Pasin apenas como Dra. Augusta, que no dia da decisão de um processo de desapropriação simplesmente não compareceu ao Forum, quase fazendo a Prefeitura ser condenada à revelia. Outra questão levantada e que vai merecer uma cobrança por parte do MDB ao prefeito, refere-se ao desejo do chefe do Executivo de ceder em comodato um terreno a um centro de Umbanda. Sobre o caso o vereador arenista Nelson Manzanares disse: "O que me traz à tribuna é mais uma denúncia abrangendo a atividade demagógica do senhor prefeito municipal de Caieiras. Conforme ouvimos na leitura do Expediente, o prefeito municipal enviou a esta casa um projeto de lei mesmo sabendo da impossibilidade da viabilidade da sua pretensão, oferecer em comodato um terreno a um terreiro de umbanda instalado neste município. Quero avisar, antes de mais nada, que não tenho nenhuma pretensão contra qualquer culto, contra qualquer crença, ou contra qualquer religião. Ocorre que o senhor prefeito municipal de Caieiras sabe muito bem que o município não pode, em hipótese alguma, prestigiar ou subvencionar qualquer culto". Mazanares prosseguiu afirmando que o prefeito pretende "ludibriar a boa fé das pessoas que o procuram, com objetivo exclusivamente demagógicos".

Outros assuntos que mereceram críticas violentas da oposição e uma defesa muito sem vontade do vereador emedebista Aparecido Correa de Campos, refere-se a pedido de verba de 1 milhão de cruzeiros para que a Prefeitura possa alugar máquinas a fim de dar continuidade a uma série de obras. Ocorre que recentemente foi aprovado projeto em que se autorizava a Prefeitura a emprestar suas máquinas a cidades vizinhas, e agora pretende-se obter verba para alugar equipamentos. Evidentemente a bancada do MDB mais uma vez ficou em posição vexatória, mas mesmo assim, sem muita convicção, Aparecido ocupou a tribuna para afirmar que o pedido tem fundamento porque as máquinas estão em péssimo estado de conservação, já tendo sido recebidas assim da administração anterior. No fim de tudo, sobraram críticas ao prefeito, o que obrigou a vereadora Ruth C. Dártora a ocupar a tribuna para garantir estar havendo excesso por parte de "pessoas inconformadas com o prefeito eleito pelo povo pela terceira vez em Caieiras. Sei perfeitamente que sou pessoa direta do senhor prefeito Gino Dártora, sua esposa, acompanhando seus pensamentos diariamente. Jamais o Gino seria capaz de prejudicar qualquer que seja. Pelo contrário, ajuda sempre que possível. Mas, existem algumas pessoas maldosas que procuram prejudicá-lo injustamente".

O trânsito mais uma vez esteve em pauta. O vereador Assis Crema voltou a fazer críticas à confusão estabelecida com as mãos e contramãos, ruas interditadas e falta de sinalização. Assis afirmou que continunuará reclamando enquanto não forem tomadas providências.

Notas de Redação:

Aparentemente gastamos vela com mau defunto, elogiando a medida do prefeito Gino Dártora, que haja autoridade o retorno dos ônibus ao itinerário via rua Santo Antônio e João Dártora, que muito beneficiava os moradores do Jardim São Francisco. No mesmo dia em que publicamos  aquela informação, o Prefeito determinava, em atenção a um abaixo assinado, nova alteração de percurso, desviando as duas linhas de maior freqüência, Lapa e Franco da Rocha, para a rua São José. É fácil notar que a medida atende a um número reduzido de interessados, ficando a população do J.S. Francisco prejudicada. Quem sabe um novo estudo a respeito ofereceria uma melhor solução?

Vamos aguardar.

Agradecimento

Ficamos muito satisfeito coma lembrança do vereador Aparecido Correa de Campos, que requereu um VOTO DE CONGRATULAÇÔES ao "Jornal de Sexta", na última sessão da Câmara Municipal de Caieiras. è muito bom ver reconhecido o trabalho que estamos realizando.

Jornal de Sexta

Leia outras matérias desta seção
 » Dois Milhões ainda é Manchete
 » A matéria que irritou o prefeito...
 » E a Comissão Municipal de Esportes de Caieiras continua encrencada
 » O difícil caminho do diálogo
 » Gino: "Não Persigo Ninguém. Quero Paz!"
 » Câmara Aberta
 » Hoje é o dia da Indústria
 » Gino Garante: "Meu Salário é Razoável"
 » O difícil caminho do Diálogo

 

Voltar