» Colunas » História » Jornal de Sexta

15 de Junho de 1979
A matéria que irritou o prefeito...

Até onde vai a popularidade de que goza o Sr. Gino Dártora, alardeada largamente pelo próprio, que em seus discursos costuma lançar desafios eleitoreiros aos adversários, não nos interessa. Em momento algum pautamos nosso trabalho por interesses pessoais , tentando prejudicar quem quer que seja, muito menos a população de Caieiras. E fomos acusados publicamente nesse sentido pelo prefeito, que aproveitando-se da presença de industriais e políticos que foram convidados para a cerimônia de lançamento da URCASA Urbanizadora Caieiras Socidade anônima), na tarde da última sexta-feira, fez um de seus costumeiros pronunciamentos tentando passar por vítima e envolvendo em seus problemas e na "guerra política" gente que nada tem a ver com o caso Gino Dártora falou de "certa Imprensa" que tenta jogar a opinião pública contra a prefeitura. De uma Imprensa que apoia a oposição mas quando se trata de divulgar uma explicação do prefeito a mesma aparece em miniatura (alusão à matéria que publicamos). E repetiu tudo o que havia dito à reportagem que foi ouví-lo sobre denúncia feita pelo vereador Nelson Manzanares a respeito de desapropriações. Tudo o que o prefeito de Caieiras disse na reunião, em tom exaltado, havia sido publicado pelo "Jornal de Sexta" naquele mesmo dia. O que está pretendendo o sr. Dártora? Será que o prefeito pensou bem antes de misturar as coisas? Será que leu direitinho o texto por nós publicado, no qual não emitimos opinião , limitando-nos a reduzir o pronunciamento do vereador e as palavras do próprio chefe do executivo que foi científicado de que estava sendo atacado e a quem nós, dentro do mais correto procedimento profissional, fomos oferecer direito de defesa? Publicamos exatamente o que nos disse o sr. Gino Dártora, e se o texto não foi mais longo é porque mais não disse o prefeito. Assim sendo, não poderiamos inventar palavras em sua defesa. O sr. Nelson Manzanares divulgou na Câmara Municipal uma relação de 34 desapropriações, que se encontram no Forum de Franco da Rocha. O "Jornal de Sexta" teve a preocupação de procurar saber a que se referiam tais desapropriações, divulgando uma lista ainda maior das obras que seriam construídas pela Prefeitura naqueles terrenos, a fim de que não pudesse o leitor formar conceitos errados sobre as intenções da administração. E o que ganhamos com isso? Um pronunciamento inconsequente do senhor prefeito , acusando , sem citar nominalmente, o "Jornal de Sexta ", de tentar jogar a opinião pública contra a Prefeitura.

Falou também o sr. Gino Dártora em Democracia, em diálogo, mas aparentemente ele não é a favor do diálogo, pois costuma perder a calma com muita facilidade e explode quando é contrariado. Ao que parece, na opinião de Gino Dártora a Imprensa regional deverá se limitar a tecer elogios à sua administração, omitindo matéria que exija do prefeito qualquer tipo de explicação. Vai por caminho errado senhor Dártora, pelo menos em relação a nós, que pretendemos defender com unhas e dentes o sagrado direito de informar. Não tem direito o prefeito de Caieiras de tentar acusar o "Jornal de Sexta" de imparcial, pois em sua curta existência, seis  números, este órgão de imprensa se orgulha de não haver deslizado um  momento sequer. Se críticas foram feitas todas tiveram fundamento, e mesmo assim, demos direito de defesa e de resposta a todos os envolvidos. Publicamos em nossa seção de cartas, textos até mesmo ofensivos ao jornal. Mas nem por isso tivemos receio de prejudicar nossa imagem diante dos leitores.

Temos a certeza de que muitos outros problemas poderemos enfrentar, principalmente com o senhor Gino Dártora, que se declarou publicamente inimigo de nosso jornal, ao afirmar que estamos com a oposição tentando prejudicá-lo. Engana-se entre entretanto o prefeito. Continuaremos a seguir nossa linha, procurando sempre ouvir os dois lados, sem fazer escândalo e sensacionalismo. Estamos certos de haver lançado a semente de um jornalismo consciente e grande na região, e o senhor Dártora deve saber da importância de uma imprensa forte em qualquer parte. Se decidir declarar guerra à Imprensa estará negando uma das verdades mais sérias de todos os tempos. Num país em que a Imprensa goza de liberdade; em que a Abertura está surgindo em vários frentes, é inconcebível que um representante do MDB, que tanto lutou por alcançar esse Estado de coisas, venha tentar tolher o direito de informação, até mesmo de um "jornalzinho" como o nosso, mas que merece integral respeito.


Jornal de Sexta

Leia outras matérias desta seção
 » Dois Milhões ainda é Manchete
 » A matéria que irritou o prefeito...
 » E a Comissão Municipal de Esportes de Caieiras continua encrencada
 » O difícil caminho do diálogo
 » Gino: "Não Persigo Ninguém. Quero Paz!"
 » Câmara Aberta
 » Hoje é o dia da Indústria
 » Gino Garante: "Meu Salário é Razoável"
 » O difícil caminho do Diálogo

 

Voltar