» Colunas » História » Jornal de Sexta

1979
O difícil caminho do Diálogo

Até onde poderá se ampliar a preocupação do prefeito Gino Dártora e dos industriais de Caieiras em relação à falta de diálogo que atualmente se observa entre as duas partes?

Visando um entendimento a curto prazo, os industriais, através da Acisc, resolveram procurar o chefe do executivo, e estiveram reunidos durante toda a tarde de terça-feira, na Prefeitura. Não foi possível naquele primeiro contato solucionar a questão, mas daqui por diante o diálogo deverá ser mantido, como única forma de conciliar os interesses, evitando maiores atritos.

Os industriais expuseram a Gino Dártora a insegurança de que se sentem possuídos diante de algumas atitudes do Executivo, que refletem até certo ponto negligência ao setor que sustenta o município, ou seja, a Indústria.

Queixaram-se também de falta de apoio, pois a Prefeitura vem cobrando taxas elevadas por serviços de terraplanagem, alguns dos quais ainda nem foram executados, sendo que os interesses depositaram as importâncias exigidas por contato.

O prefeito retrucou afirmando que "os fatos são deturpados aqui em Caieiras". Citou o exemplo de um sitiante que havia alugado máquinas da Prefeitura, na época em que ele era prefeito, e que não recebeu os serviços durante a administração de seu sucessor, o Pde. José.

Quando Gino retornou, em 1969, imediatamente mandou que fosse atendido o interessado, resultando sua atitude na instalação de uma comissão de inquérito para apurar denúncia de que estava beneficiando um amigo.

Disse ainda o prefeito que os industriais  chegaram há pouco tempo e não conhecem a política maldosa que sempre orientou a região, principalmente a política "nefasta, sórdida e perniciosa de Franco da Rocha" em outras épocas, motivo pelo qual Caieiras procurou se afastar daquele caminho, seguindo uma política de "progresso e de paz".

Todavia, o prefeito afirmou que ainda resta uma "erva daninha" que pretende incutir a desunião.

Garantiu que não pretende "prejudicar ninguém", que quer viver em paz com todos e espera que seja descoberta a verdade sobre sua integridade de propósitos.

Em suma, Gino apresentou sua defesa e sugeriu que se faça tudo de forma a que "ninguém viva intranquilo".

Elogiou o trabalho dos industriais, "que investem seu dinheiro, ampliando o mercado de trabalho contribuem assim para o desenvolvimento e progresso da cidade".

"Meu objetivo não é perseguir ninguém! O que quero é deixar os senhores em paz", acrescentou. Ao termino da reunião, ficou decidido que os industriais formarão uma comissão, com advogados da Prefeitura, para estudar forma de entendimento.

Visita da Acisc ao Palácio

O presidente da Acisc, Edson Navarro, acompanhado de alguns membros da entidade, foi recebido na segundo-feira passada pelo governador Paulo Maluf, em seu gabinete, no Palácio dos Bandeirantes.

É interesse do chefe do governo conhecer de perto os problemas e dificuldades das industrias e do comércio do interior, procurando soluções justas através dos órgãos competentes, e apoiando o setor privado, principalmente a pequena e média empresa.

Jornal de Sexta

Leia outras matérias desta seção
 » Dois Milhões ainda é Manchete
 » A matéria que irritou o prefeito...
 » E a Comissão Municipal de Esportes de Caieiras continua encrencada
 » O difícil caminho do diálogo
 » Gino: "Não Persigo Ninguém. Quero Paz!"
 » Câmara Aberta
 » Hoje é o dia da Indústria
 » Gino Garante: "Meu Salário é Razoável"
 » O difícil caminho do Diálogo

 

Voltar