02/05/2014
Funga Cordeona, funga!

FUNGA A CORDEONA .
( VERIDICO )
Nada mais emocionante que a primeira fungada duma Cordeona 32 baixos !
Gauchada vai chegando , sozinhos , aos pares , alegres , alguns sérios , com bota e bombacha , com rebenque e esporas até , pilchado , alguns “ estrangeiros “ ( visitantes ) e por aí vai .
Vai enchendo o salão , papo corre solto entre todo mundo pois gaúcho fala com todos , tem assunto prá tudo e comenta até operação de fimose em velho.
No palco lá na frente, aos rés do chão , o gaiteiro véio calibra as primeiras notas .......o Violão Baixo acerta com o diapasão seu tom grave e a pele do Tarol é tensionada conf a temperatura ( é couro de paulista , dizem por aqui ) .
De repente , um toque no microfone e o anfitrião da jornada diz para a moçada : Boa noite viventes e gaudérios de todas as coxilhas e querências do Rio Grande , é uma honra ter vocês aqui conosco prá mais esta empreitada musical . No palco , diz ele , Ozório na cordeona , Pascoal no Baixo , Carlito Mixaria na viola  sete cordas e Ferrari na marcação  e vamo que vamo meu povo............
Nisso :
FUNGA A CORDEONA , do  Ozório , ......putz , ......estremeço , transpiro até pois a gaita abre seus pulmões e grita pro mundo  = Todo mundo agarrado , pessoal , vamo transpirar gauchada !!!!!!
E o pessoal cai na dança ; O conjunto ataca de Vanerão , Xóte , Valsa , Entrevero , Bigorrilho e o pessoal se esbalda pois o evento se dá a cada 15 dias e é preciso “ arrebentar as costelas “ e colocar o Ciático prá dançar .
Dna Avidia com Seu Olmiro , Dna Carmelita com o Carlão Costella , chinoca Julia com o Pardal , Dna Alcione com Seu dall Ré  , Dna Angélica com Eng Rogerio , Dna Carol com o João Paulo ...enfim todo mundo mexendo os quartos , quintos e sextos pois a musica é de melhor qualidade e não dá prá ficar parado .
Nos intervalos , prá acalmar a fumaça , a graspa , a cerveja , a turbaína , correm soltas pelas mesas e continua o papo e a risada entre todo mundo .
De repente , dedada no microfone e fala o Odilio da Gaita ...- Vamo recomeçá gauchada que a noite ainda é uma criança e.........FUNGA  ( de novo ) A CORDEONA !!!  Não fica ninguém nas mesas , esvaziam-se as cadeiras e o povão se quebra de novo,  na fungada da gaita do  Ozório .
É dura e difícil a vida do Gaiteiro !!!!!!!



Leia outras matérias desta seção
 » Estórinha verídica
 » O peladão do condomínio
 » Lampião
 » A conquista
 » Fomos arrasados
 » O Maxuxo
 » O silencio
 » O baile
 » O Mosco e a Mosca
 » Viagem a Marte
 » Noite da Esfiha
 » Gersinho perdeu para ele mesmo!
 » Tio Nino
 » Os três Mosqueteiros
 » Erudam-se!!
 » Relato de uma vida vazia
 » A velha carabina
 » Vejo , claramente , a luz apagar-se no fim do túnel
 » Carlos Zéfiro
 » A cueca atômica

Voltar