16/05/2016
Minha segunda Pátria

Minha segunda pátria
Dizem que pátria só tem uma ;     Sou prova viva que ....há controvérsias .
Nascido paulista , vivi e me criaram aqui nessa terra boa e rica de S Paulo mas ...........foi na gauchia , na pampa , que vivi os melhores anos de minha vida .

Cruzei a pampa num caprichoso zigue zague ; Senti a ardentia das areias desoladas do litoral , recreei nas encantadoras ilhas da Lagoa Mirim , fatiguei-me na extensão das coxilhas de Santana , molhei as mãos no soberbo Rio Uruguai , tive o estremecimento de medo ao encontrar o semi extinto Leão Baio nas ásperas penédias do Caverá , colhi malmequeres nas planícies do Saicã , oscilei sobre as águas grandes do Ibicuí e corri pelas paragens de Tupaceretã , que na linguagem do caboclo local , quer dizer = Campo onde repousou a mão de Deus ( Tupã ) .

Saudei a graciosa Sta Maria , fagueira e tranquila na encosta da serra e emergindo do verde negro da montanha copada , o casario branco como um fantástico algodoal e uma explosão de casulos . Subi aos extremos de Passo Fundo , perambulei para os rasos da Lagoa Vermelha , retrovim para a merencória Soledade , flor do deserto, alma risonha no silencio dos ecos do mundo .
Da digressão longa e demorada , feita em etapas e datas diferentes , estes olhos trazem ainda a impressão viva e maravilhosa da grandeza , da uberdade e da hospitalidade do povo gaúcho .
Vi a Colméia e o Curral , o Pomar e o Rebanho , a seara e a manufatura , vi a serra , os rios , as campinas e as cidades , os rostos e as auroras , os pássaros e as crianças , os sulcos do arado , com estes olhos , pobres olhos condenados á morte , ao desaparecimento mas que guardarão na retina , até o ultimo milésimo da luz a visão deste ambiente magnifico da pampa gaúcha .
Ao som  da gaita bem puxada , da cordeona faceira e do violão de sete marcado , deixo esta nota para viventes paulistas e apreciadores de um bom mate terem idéia o quão rico é o Rio Grande do Sul , minha segunda pátria

Fred Assoni



Leia outras matérias desta seção
 » Os três Mosqueteiros
 » Erudam-se!!
 » Relato de uma vida vazia
 » A velha carabina
 » Vejo , claramente , a luz apagar-se no fim do túnel
 » Carlos Zéfiro
 » A cueca atômica
 » Cabrunca
 » O cuscuz
 » Eu só queria passar
 » A formatura
 » Um grande amor
 » Festas suspensas
 » Adeus
 » Quase !!!
 » A última viagem
 » CRM Clube Recreativo Melhoramentos
 » Regras atuais para um bom transar
 » A breve vida de Jojô
 » O idioma alemão é fácil

Voltar