14/06/05
Fé no Brasil

-Então fala claro aí.
-Perfeitamente. No Brasil, todo mundo rouba, sempre roubou. Ou então trambica, faz parte da alma nacional.
-Não concordo, não acho que todo mundo rouba ou trambica.
-Tá legal, a torcida do Olaria não trambica. Ninguém fura fila, ninguém pede pistolão, ninguém telefona interurbano da firma ou do boteco, ninguém procura o INSS pra se encostar sem ter nada, ninguém dá dinheiro ao guarda, ninguém se declara negro só para pagar cota, ninguém compra nem vende voto, ninguém tem emprego onde só aparece no dia do pagamento, ninguém funda associação de caridade pra tomar a grana dos otários e enriquecer, ninguém aluga criança para mendigar, ninguém arma esquema para tirar carteira de motorista sem fazer exame, ninguém se aposenta baseado em fraude, ninguém fajuta nota fiscal, ninguém da atestado falso, ninguém paga ao fiscal para aliviar a multa, ninguém altera taxímetro, ninguém rouba no peso nem falsifica remédio, ninguém usa produto pirata... Onde é que tu mora, cara?
-Mas é uma generalização muito excessiva. Eu continuo a achar que a grande maioria é honesta.
-Continue achando. Eu sei que é o contrario e que a grande potencialidade do Brasil é essa mesmo, tem que fazer uso dela e não ficar dando murro em ponta de faca. Tem que aproveitar nosso potencial. Violência? Olhe o lado positivo, os empregados criados pelas firmas de segurança e locadoras de DVD, para quem não se arrisca a sair de casa. Saúde, idem, idem para as empresas de saúde. Educação, idem, idem para os colégios e cursinhos.
-Mas os impostos que agente paga, como é que ficam?
-Como é que você acha que o homem ia criar empregos assim da noite pro dia? Tinha que começar colocando os companheiros e isso significa despesas. É tudo incentivo à economia, esse dinheiro acaba voltando para a gente, dá dinamismo á economia. Pra mim é assim que o Brasil faz proveito da sua vocação, tem que adotar um novo paradigma. Abaixo a moral pequeno-burguesa!Todo mundo rouba todo mundo numa boa e eu duvido que vá haver país melhor que o Brasil, é só parar de veadagem e adotar um novo paradigma, nosso mal é sermos colonizados e não aceitarmos a identidade nacional.

João Ubaldo Ribeiro / O Estado de São Paulo

Leia outras matérias desta seção
 » Camões carente
 » Homenagem aos atletas e aos Jogos Regionais
 » Crônica: Abstrato
 » Crônica: Aleatoriamente Amor
 » Crônica: Ilusão
 » Crônica: Anseio
 » Crônica: O tempo do próprio tempo
 » Crônica: Obrigada
 » Crônica: Inexplicavelmente Real
 » Crônica: O Crime não compensa
 » Crônica: Almeida
 » Crônica: A Volta do Almeida
 » Fé no Brasil
 » País emburrecido
 » Dicionário
 » Eco da Vida
 » Curiosidades acontecidas
 » Brasil e o mundo podem prejudicar a sua saúde
 » Frases
 » A vida hoje

Voltar