» Colunas » História » Lixão da Cavo (Essencis)

16/08/2007
Caieiras Receberá Mais Lixo?

O que era apenas uma suspeita agora confirma: você sabia que a cidade de Caieiras se prepara para se transformar na capital do lixo?

 

Talvez muitos já tenham se esquecido, mas Caieiras está mais próxima do nunca de passar receber o lixo gerado pela maior parte metrópole brasileira, a cidade de São Paulo.

 

Isto porque já foi anunciado que o Aterro Sanitário de Perus, o famoso "Lixão de Perus", está próximo do final de sua vida útil e a concessionária que opera a unidade, a empresa LOGA, já afirmou que passará a descarregar diariamente cerca de 7 mil toneladas de lixo na cidade dos pinheirais.

 

Pena que toda a notoriedade do Lixão de Perus não decorra dos benefícios que esta malfada instalação traz para o bairro paulistano. Ao contrário, Perus não suporta mais os incômodos e todos os malefícios que o lixão há anos força seus cidadãos a conviver.

 

Talvez o que você não sabia, na verdade, é que tudo faz parte de plano ardiloso que há anos vem sendo arquitetado por uma das maiores inimigas da cidade de Caieiras, a empresa CAVO. Mas a CAVO não está sozinha neste emaranhado imundo que ronda e aterroriza os cidadãos caieirenses.

 

Em parceria e com total apoio da Prefeitura, a CAVO, por meio de sua subsidiária ESSENCIS, vem pondo em prática o maior e mais escandaloso episódio de poluição ambiental que Caieiras já observou em toda sua história. Foi na Administração do atual Prefeito que a Prefeitura Municipal autorizou a instalação de uma Central para receber o lixo proveniente de localidades, inclusive perigosos, industriais e hospitalares, na unidade que se instalou junto aos bairros dos Jardins Marcelino, dos Pinheiros e Luciana.

 

Acontece que a CAVO, proprietária da ESSENCIS, empresa que atualmente gerencia o Lixão de Caieiras, também é sócia da empresa concessionária LOGA, que coleta o lixo da grande parte da cidade de São Paulo e, ainda, opera o lixão de Perus.

 

Em um movimento no mínimo suspeito, a empresa recentemente solicitou à Secretária de Estado do Meio Ambiente ampliação da capacidade de recebimento do lixo urbano em seu Lixão de Caieiras. Esta capacidade definida inicialmente em sua licença de funcionamento de 1.000(mil) toneladas de lixo urbano por dia passou surpreendentemente para 7.000(mil) toneladas diárias, revelando sua intenção de passar a receber no Lixão de Caieiras também e por lixo gerado na Cidade de São Paulo e por ela coletado.

 

Acontece, entretanto, que no local, a despeito do que autorizava a licença do CTR Caieiras, a CAVO/ ESSENCIS já vem recebendo cerca de 3.000(mil) toneladas diária de lixo urbano, configurando funcionamento da unidade em desacordo inclusive com o licenciamento ambiental fornecido, sem quaisquer ações dos órgãos responsáveis.

 

O problema é que todo o processo é cercado de impropriedades técnicas e de omissão e convivência dos órgãos ambientais (Secretária de Estado do Meio Ambiente e Cetesb) que emitiram a licença de ampliação para capacidade de recebimento de lixo do Lixão de Caieiras sem a execução dos necessários estudos de viabilidade ambiental.

 

O fato, somado ao histórico de incômodos que o Lixão de Caieiras da CAVO/ ESSENCIS já traz aos bairros dos Jardins Marcelino, dos Pinheiros e Luciana, desde quando iniciou suas atividade, motivou a Sra. Maria Doralice do Nascimento a entrar com uma Representação junto ao Ministério Público do estado de São Paulo, solicitando investigações a respeito.

 

Na representação da Moradora do Jardim Marcelino, são relacionadas todos os problemas e impactos ambientais e de saúde com que a comunidade da região tem sido obrigada a conviver diariamente decorrente da imperícia e da irresponsabilidade da empresa CAVO/ ESSENCIS. Esta Representação motivou a instauração de um Inquérito Público pela Promotoria de Justiça de Caieiras para apuração das denúncias e punição de todos os responsáveis.

 

Os moradores da região já perderam as constas de quantos foram os dias em que tiveram que passar sentindo o insuportável odor decorrente dos gases gerados no decomposição do lixo no lixão de Caieiras. Mais do que isso, os moradores vêm sendo surpreendidos com a incrível desvalorização dos imóveis nos últimos meses em toda a vizinhança. Tudo em função dos incômodos e impactos gerados pelo Lixão CTR Caieiras.

 

Agora, com a nova licença emitida pelos órgãos ambientais e com a possibilidade de receber ainda mais lixo no local proveniente do lixão de Perus, a preocupação aumenta em face dos significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente para toda a cidade de Caieiras.

 

A poluição ambiental não obedece a limites geográficos. Isto quer dizer que o cheiro pútrido do lixão hoje sentido nos bairros vizinhos do Lixão da CAVO/ ESSENCIS, passarão a ser notados também nos demais bairros da cidade dos pinheirais, antes tida como referência de qualidade de vida na região metropolitana de São Paulo.

 

Os cidadãos caieirenses, que pagam seus impostos e esperam o retorno do poder público em benefícios, encontram-se sozinhos nesta triste batalha. É por isso que precisamos nos unir e cobrar providências urgentes e energéticas por parte da Promotoria de Justiça de Caieiras, do Ministério Público do Estado de São Paulo.

 

O povo de Caieiras já manifesta sua rejeição a este projeto de Lixo da CAVO/ ESSENCIS desde a época do licenciamento ambiental desta unidade, quando se dizia que no local seriam recebidos apenas 1.000(mil) toneladas de lixo. Naquela ocasião, durante a audiência pública do CTR Caieiras, o povo em coro manifestou seu grande NÃO a este projeto temendo possíveis impactos que decorreriam desta unidade.

 

Entretanto, o poder judiciário entendeu aquela época que o dano não estava provado e não poderia ser antecipado, como temia a população. Agora, não se trata mais de prever o dano. Ele infelizmente já é uma realidade que só pode e tende a piorar. Vamos nos unir para que mais uma vez Caieiras não seja a grande vítima desta articulação apoiada por aqueles que deveriam nos proteger.

A íntegra Representação pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico: www.caieiraspress.com.br, a partir do ícone Menu, Lixão da CAVO.

Maria Doralice do Nascimento

Leia outras matérias desta seção
 » Leia abaixo a quantidade de notícias publicadas sobre o lixão
 » Lixão:O povo pretende protestar
 » Mais de 20 anos depois o Gaema descobre o maior lixão do Brasil
 » Lei que criou o lixão
 » O Lixão e as deliberações esquecidas do Consema
 » A Essencis em Santa Catarina
 » SP planeja aterro ao lado da Cantareira
 » Caieiras Receberá Mais Lixo?
 » Lixão da Cavo recebe 70,83 toneladas dia de resíduos perigosos
 » Denúncia enviada ao Ministério Público
 » Inquérito Civil Público
 » Lixão, onde está a verdade?
 » Aqui pode na Bélgica não
 » Lixão da cavo: quem são os responsáveis, a ação civil pública que explica tudo!
 » Lei Nº 2676
 » Vereadores que aprovaram a Lei do lixão
 » A Ação Civil Pública movida pelo Dr. João Carlos Calsavara - promotor de justiça e o seu melancólico fim na justiça
 » Lixão da cavo: Terra do Rio Tietê vem para Caieiras
 » Juiz proíbe Rhodia de enviar lixo tóxico à BA
 » Caieirenses voltam a se manifestar contra o “Lixão”
 » De cidade dos pinheiros a cidade dos lixões
 » Ponto Final na questão do lixo em Caieiras
 » Novo milênio traz C.T.R. para Caieiras
 » Vereadores definem a instalação do C.T.R.
 » Votação do Projeto de lei pode ser adiada
 » Mudança da lei pode livrar Caieiras
 » Fim do Lixão será votado no dia 20
 » Carta de Edson Navarro para Stelio L. Pessanha
 » Lixão em Caieiras: uma grande polêmica
 » Caieiras pode ser...
 » Caieiras poderá ter o maior lixão de SP
 » Opinião de alguns moradores que se manifestaram: Não ao Lixão
 » Aterro Sanitário: Lixo Cria Polêmica na Cidade de Caieiras

 

Voltar