» Colunas » Saúde

17/10/2019
Câncer x Café

Muitos estudos têm dado informações sobre os benefícios da ingestão rotineira de café para os doentes de câncer. Agora, segundo uma publicação do Journal of the Clinical Oncology, o consumo habitual de café pode aumentar as condições de sobrevida dos que têm câncer de cólon e intestino, protegendo os pacientes de reincidências.

O que afirma esse estudo é que, pacientes em tratamento de cirurgia e quimioterapia, que consomem de quatro a mais xícaras de café por dia têm 42% menos chances de registrar reincidências no câncer tratado, em comparação com aqueles que não consomem a bebida. Quatro xícaras de café por dia corresponde a uma média de 460 miligramas de cafeína pura. Esta seria a boa medida.

E parece que há uma idéia de que os consumidores de café têm, em geral, 33% menos chances de morrer de câncer, que os demais pacientes, por exemplo, em casos de remissão de melanoma, câncer de fígado, de mamas ou de próstata. Porém, a medicina ocidental tem cautela ao considerar a ingestão rotineira de café como um tratamento alternativo.

Essa boa nova é apontada em vários estudos científicos realizados mundialmente, mas e por que isso acontece?

Qual o efeito do café sobre as células cancerosas?

Bom, ao que parece, os pesquisadores apontam que este efeito se deve à cafeína, mas ainda não está claro qual o motivo da cafeína atuar dessa maneira promissora na cura do câncer. Uma hipótese resulta da descoberta de que a ingestão de café, com cafeína, tem a possibilidade de redimir a diabetes melitus tipo II, e pensa-se então que o corpo fica mais sensível à menor quantidade de insulina.

Extrapolando-se este efeito, a conclusão é de que a cafeína ajuda na redução das inflamações que são fatores de risco tanto para o câncer quanto para a diabetes.


www.ascopubs.org

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar