» Colunas » Saúde

19/11/2019
Própolis verde

Alecrim do campo - vassourinha -

ALECRIM-DO-CAMPO: PLANTA DO CERRADO, MEDICINAL E PRODUTORA DA PRÓPOLIS VERDE

Própolis verde

A planta que ajuda as abelhas na produção da própolis verde, no Brasil, é o alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia), uma planta nativa do Cerrado, invasora de pastagens e com ação medicinal interessante. Conheça aqui esse tipo diferente de alecrim, abundante e promissor para o tratamento de reumatismos e outros que tais.

As resinas do alecrim-do-campo são ricas em flavonas e flavonóides com potente ação anti-inflamatória especialmente útil nos tratamentos de artrite reumatóide, doença crônica, autoimune, que afeta as articulações causando inchaço e dor, comprometendo os movimentos e, em estágios avançados, podendo causar deformidades e imobilidade. A artrite reumatóide, em casos graves, pode chegar a comprometer também alguns dos principais órgãos internos do ser humano - coração, pulmão e rins.

Artrite reumatóide e própolis verde

Este foi o quadro que incentivou a bióloga Juliana Issa Hori, pós-doutoranda da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) a estudar o uso da própolis verde do alecrim-do-campo para novos tratamentos de inflamação (inflamossoma), e deu certo, diz ela: "Sugeri testar o extrato de própolis verde nessa nova via inflamatória, para verificar se funcionava como nos casos de inflamação clássica", conta a pesquisadora. Funcionou. E com a vantagem de o extrato ser um produto natural, menos tóxico, com menos efeitos colaterais e bem mais barato. "Testamos em células, in vitro. E depois vimos que também é eficaz no tratamento de artrite reumatoide em camundongos, além de reduzir efeitos colaterais da medicação nem sempre percebidos, como a queda da imunidade", complementa.

A própolis verde e o tratamento de câncer

A própolis verde é muito usada em tratamentos de câncer no Japão que importa o produto no Brasil. Afinal, somos os grandes produtores mundiais deste tipo de própolis por conta do alecrim-do campo, ou vassourinha-do-cerrado, como é conhecida a planta que dá origem a esse tipo de própolis, planta antes tratada como invasora e que agora é planta de cultivo.

A própolis verde é a mais benéfica de todas

São 13 os tipos de própolis catalogados no Brasil, segundo estudo da Unicamp - e, constatou-se que a própolis verde é a mais benéfica de todos os tipos.

Este tipo de própolis tem ação reconhecida na estimulação do sistema imunológico, no tratamento de feridas e infecções, tem ação bactericida, antifúngica, antisséptica, antioxidante, antienvelhecimento.

É usada no tratamento de gripes, resfriados, processos inflamatórios, cicatrização de feridas, na redução de tumores e até na regeneração de tecidos afetados por lesões cancerígenas.

Também é eficaz nos tratamentos de gengivite, candidíase, cárie dentária, aftas e herpes.

São esses efeitos, regeneradores de tecidos, aliados à ação moduladora do sistema imunológico e anti-microbiana que faz da própolis verde brasileira um excelente medicamento para recuperação de lesões cancerígenas.

 


Unicamp

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar