» Colunas » Saúde

02/09/2022
Papel higiênico entope o vaso ou não? Vamos descobrir!

Carol Arno

Histórias de Banheiro

Quando o assunto é a ida ao banheiro, existe um tema que divide muitas opiniões: afinal, o papel higiênico entope o vaso ou isso é uma lenda que estamos reproduzindo há muito tempo?

Aqui no Brasil somos ensinados desde sempre a descartar o papel no lixinho do banheiro, enquanto em países da Europa e os Estados Unidos, esse nosso hábito é encarado com certo nojinho.

Para os gringos, a realidade é outra. Lá fora, todo o papel é descartado na privada mesmo – alguns banheiros nem contam com o lixinho ao lado do vaso! Quando muita gente descobre isso, fica com a pulga atrás da orelha: e aqui no Brasil, por que a gente não faz assim também?

Bom, a resposta que recebemos aqui é que o sistema de esgoto e tubulação usado em nossas casas não está preparado para receber essa carga e pode entupir. Ainda assim, existe muita gente que diz que sempre jogou e nunca teve problemas. Daí que surge a dúvida – afinal, entope ou não entope? É o que vamos descobrir aqui!

Papel higiênico entope vaso mesmo?

A resposta é sim, mas depende! Falando de forma geral, a maioria das casas brasileiras podem sim ter seus encanamentos entupidos com o descarte de papel higiênico no vaso sanitário. Isso porque, segundo dados do IBGE de 2017, praticamente 40% dos municípios brasileiros não possuem tratamento de esgoto.

Isso significa que nesses locais, tudo o que desce pelo vaso sanitário é levado até as fossas, onde o nosso cocô, xixi e o que mais descer pela descarga fica acumulado por um bom tempo até ser absorvido pelo solo – um BOM tempo mesmo! Nessas fossas, o papel higiênico acumulado pode causar problemas.

Existem, também, casas e prédios em que a tubulação usada é muito fina ou muito antiga, o que aumenta a chance de causar entupimento.

Quando jogar papel higiênico no vaso é possível?

Por outro lado, quem vive em uma cidade com tratamento de esgoto correto e possui um encanamento bacana dentro de casa, com uma largura ideal para permitir que o papel higiênico desça sem problemas, esse hábito pode ser criado sim!

Inclusive, há quem defenda que descartar o papel no vaso sanitário é mais higiênico, pois ter que manipular a sacolinha cheia de resquícios do nº 2 todas as semanas não é nada agradável.

No fim das contas, a nossa dica é: melhor jogar no lixinho mesmo! Se você quer fazer o descarte no vaso, precisa analisar se a tubulação da sua casa é ideal e se o sistema de tratamento sanitário acontece em sua região.

Do contrário, – digamos que você esteja lendo esse post no banheiro do trabalho e queira eliminar qualquer evidência da diarréia que você acabou de ter – o melhor é não arriscar descobrir na prática. Nunca se sabe: você pode causar um entupimento e o constrangimento ser mil vezes maior!

Aliás, se esse for o seu caso realmente, as dicas do nosso post com regras para o uso de banheiros coletivos podem te ajudar a sair dessa sem incomodar seus colegas de trabalho, confira!

3 motivos para não jogar o papel higiênico no vaso

Jogar o papel higiênico no vaso sanitário é algo arriscadíssimo, que pode te colocar em maus lençóis. Por isso, aqui a gente te recomenda a não fazer isso e vamos listar alguns porquês:

1. Você pode entupir o encanamento

Aquela velha conversa que todos nós já ouvimos: aqui no Brasil, muitas casas e prédios não possuem uma tubulação larga o suficiente para permitir a passagem do papel. Por isso, pode ser que você descarte o papel numa boa e, na hora de dar a descarga, veja a água subindo o vaso ao invés de descer!

É aquele mesmo desespero que temos quando com as fezes que não descem com a descarga, mas dessa vez pior! Isso é algo que você não quer viver, não é mesmo?

2. Você pode causar problemas para todo o prédio

Você mora em um prédio, com vários apartamentos vizinhos? Então esse é mais um motivo para não jogar o papel higiênico no vaso sanitário! Isso porque esse hábito pode causar o entupimento de todo o sistema do prédio e aí todos os seus vizinhos vão sofrer as consequências do seu ato.

Imagina só o papelão que vai ser a reunião de condomínio com a pauta “custos com  a manutenção da tubulação entupida pelo apartamento 45”? Melhor evitar, né?

3. O consumo de água vai ser maior

Para fazer com que o nº 2 e o bolinho de papel higiênico acumulado na privada desçam, será preciso uma força maior da descarga. Se a descarga aí da sua casa não for tão potente, pode ser que você precise acioná-la duas vezes para fazer com que tudo desça. Nisso, o consumo de água ficará muito maior!

Na maioria dos equipamentos, uma descarga consome 6 litros de água. Se você acioná-la duas vezes, serão 12 litros indo – literalmente – por água abaixo!

No post “Vamos cuidar do planeta”, listamos alguns hábitos que todos podemos colocar em prática para ajudar o meio ambiente. Economizar água é um deles!

Alternativas boas para você e para o meio ambiente

Se pararmos para pensar no assunto, gastar muita água é maléfico para o meio ambiente e descartar o papel no lixinho também. Afinal, as inúmeras sacolinhas plásticas que usamos para descartar o papel higiênico também prejudicam o nosso planeta.

Pensando nisso, algumas alternativas que você pode aderir são:

Tomar banho após fazer cocô: Isso se você estiver em casa e em um momento propício para tal! Você não precisa gastar papel higiênico ou água da descarga e assim, mata dois deveres seus de uma vez – tomar banho e limpar o bumbum!

Usar o bidê: O bidê é aquele “equipamento” – digamos assim – que nossos avós usavam muito. Basicamente, é um instrumento que lança um jato de água para fazermos a nossa limpeza após o número dois sem gastar tanto papel higiênico. Usando ele, o consumo de água não chega a ser tão grande quanto o de uma segunda descarga.

Usar sacolinhas alternativas no seu lixinho: dê lugar para sacolas plásticas biodegradáveis ou até mesmo sacolas de papel no lixinho do seu banheiro. Assim, quando elas forem descartadas o seu tempo de decomposição será muito menor.

De qualquer forma, lembre-se que o papel higiênico pode entupir o vaso sanitário na maioria das vezes e, por isso, esse não é um hábito muito indicado aqui no Brasil, ok?

Se você se incomoda com o impacto do lixinho cheio de papel higiênico usado na limpeza do banheiro, sugerimos a leitura do post Banheiro limpo de uma vez por todas: 5 truques valiosos. Acesse ele e continue a sua leitura em nosso blog por lá!



Leia outras matérias desta seção
 » Àgua filtrada é mais saudável ???
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia


Voltar