» Colunas » Saúde

11/06/2023
Você sabe o que come?-cabelo no pão por exemplo!

As 10 coisas mais bizarras que estão na composição da sua comida

Cabelo humano no pão, peixe na cerveja, ossos de animais na gelatina... Você sabe o que realmente está comendo?

 


O ingrediente "especial" do pão é... (Foto: Thinkstock) — Foto: Vogue

O ingrediente "especial" do pão é... (Foto: Thinkstock) — Foto: Vogue

Pão, gelatina, pipoca, energético, you name it: dos alimentos mais 'básicos' aos mais industrializados, é difícil encontrar alguma comida que não possua um ingrediente bizarro em sua com´posução. De cabelo humano (!) a ossos de animais, uma lista divulgada pela empresa canadense Food Packaging Labels revela uma uma lista com os 10 componentes mais bizarros que fazem parte das suas refeições sem você saber.

1. Pão contém... cabelo humano
De acordo com as informações da Food Packaging Labels, o pão leva L-cysteine em sua produção, um aminoácido usado como condicionador de massa pela indústria. Tal L-cysteine é, na maior parte das vezes, derivado do cabelo humano por ser a fonte mais barata da substância.

2. Sorvete sabor "castor"
O extrato castóreo é um ingrediente geralmente usado como condimento de sorvetes, e é produzido a partir dos sacos de castores machos e fêmeas.

3. Guloseimas com insetos
A goma-laca é o ingrediente secreto que dá consistência macia aos doces, e evita que eles derretam com o calor das mãos. Mas detalhe: a substância é originada das secreções do Laccifer lacca, um inseto das florestas da Índia e da Tailândia.
4. Peixe na cerveja
Cola de peixe é uma substância gelatinosa feita a partir da bexiga natatória dos peixes, e é adicionada nas cervejas não filtradas e não pasteurizadas para ajudar a remover leveduras e partículas sólidas do líquido.

5. Cuidado com a pipoca!
De acordo com alguns estudos, pipoca de microondas sabor manteiga pode ser perigosa por conter um aditivo químico chamado diacetyl, conhecido pelo dano aos pulmões quando ingerido.

6. Touro no energético
Bebidas energéticas contêm taurina, um ingrediente orgânico que refula os batimentos cardíacos. A substância foi descoberta na bile dos touros em 1827 (quando ganhou o nome).

7. Quantos pêlos de roedores você comeu hoje?
É possível encontrar quantidades pequenas de pêlos de roedores em diversos alimentos devido à produção em massa de grandes indústrias. Eca!

8. Não existe gelatina sem pele e ossos
Doces que utilizam gelatina contêm uma hidrólise parcial de colágeno extraído da pele e dos ossos de animais. Melhor pensar duas vezes antes de se jogar nas minhocas ácidas!

9. Anticongelante, o ingrediente especial no seu bolo de aniversário
O propilenoglicol é um composto orgânico encontrado no anticongelante, mas é um ingrediente comum nos alimentos também. Ele é utilizado para deixar os alimentos mais espessos, além de estabilizar o nível gelo em bolos (quando ficam na geladeira) e manter saladas frescas.

10. Tempero especial: areia
O dióxido de silício, uma substância encontrada nos grãos de areia, é usado para manter uniformes os temperos em pó e molhos líquidos; ele mantém a comida fresca e apetitosa.

Luckily for us the same does not apply for foreign bodies in food in the UK.


G1

Leia outras matérias desta seção
 » Àgua filtrada é mais saudável ???
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia


Voltar