» Colunas » Saúde

26/06/2023
Câncer:Tratamento CAR-T

Como é o tratamento CAR-T Cell e por que ele é tão revolucionário para combater alguns tipos de câncer

Para Dimas Covas, o 'próximo desafio é levar o tratamento aos pacientes do SUS', o que deve acontecer após a terapia ser registrada na Anvisa.

"Uma nova perspectiva de tratamento, uma nova fronteira do tratamento do câncer" é como Dimas Covas, diretor do Hemocentro de Ribeirão Preto, professor da USP na mesma cidade e coordenador do Centro de Terapia Celular da instituição, define o tratamento CAR-T Cell, tecnologia celular usada para combater alguns tipos de câncer.

Em entrevista ao podcast O Assunto desta segunda-feira (26), Covas explicou que trata-se de "outro universo", nas suas palavras, para o tratamento do câncer, hoje ainda mais comumente associado com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. E como é que o CAR-T Cell funciona?

"O nosso sistema imunológico, normalmente ele reconhece células cancerosas, cancerígenas. E, essas células, a medida que o câncer vai desenvolvendo, desenvolvem a habilidade de se safar do sistema imunológico. Essa terapia especificamente com CAR-T Cell se baseia nas células do sistema imunológico."

"Então nós pegamos esse paciente, retiramos as células de defesa chamadas células T. A gente coleta essas células, leva essas células para o laboratório e no laboratório a gente faz uma modificação genética dessas cédulas. A gente altera o DNA dessas células. No paciente, essas células, que são dele, são do sistema imunológico dele, agora estão com o receptor, como se elas tivessem, de forma bem simples, como se elas tivessem um radar para localizar o câncer."

E tudo isso, segundo Covas, acontece muito rapidamente, em menos até de um mês.

 

"Então, essas células vão se espalhar pela circulação e vão especificamente se ligar ao tumor e levar à sua destruição. Isso acontece muito rapidamente. Em 15, 20 dias, os pacientes que estavam lutando com o câncer, as vezes há alguns anos sem resposta, em 15, 20 dias essas células conseguem destruir completamente o tumor."

 

Exames mostram antes e depois de câncer de paciente; à direita, imagem mostra remissão da doença — Foto: Arquivo pessoal

Exames mostram antes e depois de câncer de paciente; à direita, imagem mostra remissão da doença — Foto: Arquivo pessoal

Covas também afirmou que "o próximo desafio é levar o tratamento aos pacientes do SUS". Para isso, o primeiro passo é registrar a terapia na Anvisa e, depois, "em um prazo máximo de um ano e alguns meses" poderemos ver este tratamento disponibilizado gratuitamente.

Quem foi submetido a esse tratamento e conseguiu uma rápida e surpreendente remissão é Paulo Peregrino, de 61 anos, que lutava contra o câncer havia 13 anos e estava prestes a receber cuidados paliativos.

Também em entrevista ao podcast, Peregrino se diz envaidecido por inspirar pessoas a acreditarem na ciência.

"As pessoas que estão me escrevendo pelo Instagram, e eu não consigo responder todo mundo, é sempre muita gente, me caracterizando como se fosse uma luz, o meu caso, como uma luz no fim do túnel. [...] Fazer pelo SUS, provar que pode ser feito pelo SUS pra mim, não só me deixa muito envaidecido, porque eu posso estar ajudando as pessoas a acreditar em algo que foi perdido ultimamente, que foi a questão da crença na ciência."


G1

Leia outras matérias desta seção
 » Àgua filtrada é mais saudável ???
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia


Voltar