15/05/2023
Somos viajantes do tempo

Somos viajantes do tempo

Quando viemos ao mundo muito tempo já havia ocorrido sem nós. Agora estamos aqui embarcados numa parte ínfima do tempo que não será longa e que logo terá um fim. Depois, na nossa ausência o tempo continuará a existir infinitamente. Enquanto ele é permanente nós somos impermanentes. O tempo foi dividido pelos homens em séculos. Estamos vivendo no século XXI (vinte e um) igual aos séculos anteriores de quando a impermanência fez desaparecer quase tudo o que existia.  Assim é este mundo de transformações, tudo o que aparece, aparece por um tempo e depois desaparece, menos as construções físicas que fiquem centenárias.

A impermanência das coisas e de seres vivos deste mundo faz com que nós nos sintamos ínfimos e finitos diante da infinidade do Universo. Os mistérios dele são incompreendidos. Por isso, desde tempos remotos os homens, incapazes de compreenderem o Universo e do porquê da existência dele, eles não tendo como explica-lo, “explicaram” que o Universo com todos os seus corpos planetários foram criados por deuses, isso, com o aval e confirmação do Papai Noel. 
 
Por causa da impermanência (morte) se fez o acreditar numa continuidade da existência no além do mundo material, ideia ou imaginação esta, que é confortante para o nosso existir atual. Desde o início da existência da humanidade neste nosso planeta, com o passar imutável do tempo, bilhões de seres humanos foram para o sumiço. Nós também teremos o mesmo fim. Até onde conseguimos saber, essa é a regra ou norma da existência. Se houver outra regra como, “nascer e morrer e ainda continuar a ser”, nossa consciência ainda não conseguiu, de fato, conscientizar indubitavelmente. 

Altino Olímpio



Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar