16/04/2009
O negócio com Deus

Vereador esperto

Negociar com Deus, seu filho ou qualquer outra autoridade celeste é fácil, basta fazer uma promessa e depois "se" e somente "se" for atendido pagá-la, ou não é assim?.O nosso candidato a vereador daquela Cidadezinha perdida no meio da Serra da Cantareira, vereador a muitas legislaturas, ficou apreensivo, nervoso, ansioso.

Afinal já tinha esgotado em pleitos anteriores todo seu estoque de "modos" de angariar votos: camisetas, santinhos, exames médicos, caronas, tapinhas nas costas, beijinhos em crianças, visitas domiciliares, promessas de emprego na prefeitura, isenção de iptu, meia nota de dez reais, cesta básica, transferência de título de eleitor, aposentadoria precoce no inss, pagamento de contas de água, luz, gás, etc, ônibus e pousada de praia para o clube da terceira idade, faculdade de graça (essa foi o maldito prefeito que prometeu, não cumpriu e ele se enroscou) tiquet de leite vindo do governo do estado, advogado grátis, condução grátis(só até o dia da eleição)- comparecer a todas as feiras livres, missas, cultos evangélicos e pelo sim pelo não um terreiro para abrir os caminhos.


Promessas que sabia jamais seriam cumpridas,etc. - e o pior, com o correr dos anos tudo foi ficando mais difícil, imaginem, até médico, advogado, dentista e agiota viraram candidatos, sem contar aquele empresário cheio de dinheiro que ficou rico em pouco tempo e fez o maior estrago na eleição, dizem que gastou mais de um milhão e para ganhar nem dois mil reais por mês? ninguém entendeu. Da velha turma praticamente só ele restou, tinha aquela vereadora esposa de um ex-prefeito, mas não contava, ele era muito mais antigo, do tempo dos emancipadores, já quase todos mortos. Mas estava pronto para mais uma campanha, a primeira do novo século e queria fechar a carreira com chaves de ouro, só não sabia como.

E o candidato ia levando a vida cada dia mais preocupado, afinal se perdesse a eleição teria que viver só com a aposentadoria do inss, pouco mais de quinhentos reais, mas claro, tinha também um pequeno patrimônio que conseguiu acumular nesses anos todos de política: casa, apartamento na praia, chácara e alguns milhares de reais na caderneta de poupança, merréca se considerado que trabalhou arduamente durante duas décadas, duas vezes por mês, em exaustivas sessões da câmara municipal, aquela da aprovação de um loteamento então, foi de matar e as que tratavam do aumento da passagem de ônibus, um verdadeiro massacre.

De conversa em conversa com amigos e compadres, começou a lamentar-se com a comadre preferida das muitas que tinha batizado o filho, a comadre toda atenciosa, religiosa fervorosa que era, logo deu a solução ao aflito candidato, faça uma promessa a santo Aquiles. Santo Aquiles? quem é? perguntou o candidato. Ora respondeu a comadre você não lembra? ele foi padre aqui, faça uma promessa e é batata, será eleito com quantos votos quiser. Ótimo respondeu o candidato à comadre, essa idéia é brilhante e partiu para o "negócio" com santo Aquiles.

Procurou o melhor local em sua casa, acendeu velas, e começou o ritual do "negócio" que foi mais ou menos assim: "Meu santo, aliás eu o conheci como simples padre e não sabia que você, desculpe, v.santidade havia sido promovido, como somos velhos amigos, tomo a liberdade de pedir minha eleição, a última, e para isso prometo que "se" ganhar com mais de quinhentos votos, dôo meu salário de vereador àquela instituição filantrópica que ganhou uma enorme área da prefeitura e ninguém vê ou sabe das contas dela, mas eu confio.

Ah! ainda prometo fazer uma visita a um velho amigo padre que está aposentado e esquecido, aquele que foi prefeito e confundia direito canônico com canonização de prefeito e infelizmente deixou seguidores. Acertado então meu santo? na ausência de resposta o candidato sentenciou, quem cala consente e selou o "acordo".


Veio o três de outubro e o candidato foi eleito, quase quinhentos votos.Tomou posse e vivia feliz até que encontrou a tal comadre que de pronto foi logo cobrando - já pagou a promessa vereador? - sem graça ele respondeu: quase, quase. No mesmo dia procurou a tal instituição para fazer a doação, mas no caminho não parava de pensar numa forma de sair fora, até que achou uma que aplacava os gritos de sua consciência, o santo Aquiles não cumpriu o prometido, foram menos de quinhentos votos logo nada há a pagar e voltou satisfeito com seu repentino surto de inteligência e mais, prometendo nunca mais fazer "negócio" com santo Aquiles, aquele embromador, só porque andou por aqui virou santo, do pau-oco.
 


Edson Navarro

Leia outras matérias desta seção
 » À minha Mãe por ocasião do Natal
 » Racismo à brasileira
 » O salão nobre
 » Vivaldi Nani e o porre nos moleques
 » O dia em que enrosquei o saco
 » Passando pela Rua Tito
 » J.C. completa 2013 anos
 » O desabafo do J.C.
 » A mala cheia, do Alcaide
 » O negócio com Deus
 » Aninha moreninha
 » Nosso folclore
 » O tesoureiro
 » De que adianta ser filho da santa?
 » A super arma
 » O sonho
 » Teu rosto
 » O menino e o velho
 » 1968 O sonho não acabou
 » O dia em que o Padre Amaro Morreu

Voltar