02/03/2009
1968 O sonho não acabou


"O mal dos homens é esquecer seus ideais de quando Jovem." (J. Nabuco)

O sonho, jovens, há de continuar sempre, é o destino. Os de minha geração sonharam com a justiça e paz, viraram hippies e tentaram mudar o mundo, em vão?


A semeadura livre, vinte anos depois frutificou. Também nós criamos barricadas e protestamos o mundo era um só, fosse nas grandes passeatas no Anhangabaú, fosse em Paris. Com a geração dos Beatles, Hair foi à peça mais representada e nossos valores exilados, o protesto era proibido. Entretanto duas décadas depois o sonho valeu e agora quem deve carregá-lo e embalá-lo são vocês desta geração, sob pena da que vier ser mutilada em seus ideais caso vocês deixem o sonho acabar.


Também nós lutávamos contra tudo e todos, tínhamos os excedentes, a junta militar, mas também Chico Buarque e Caetano e sobretudo o sentimento de legar à Pátria nosso sonho de justiça e paz, não deixaram.


Hoje os jovens de 1968 comparecem ao prédio histórico da Rua Maria Antonia para prestar sua homenagem, mas pouco ficam e logo voltam aos seus afazeres, são médicos, engenheiros, economistas, advogados, professores e tantos outros que um dia partilharam do sonho comum, uma geração profícua em todo o planeta, mas quantos sobraram? Quando se repetirá? Lenon se foi, o sonho não, os cabeludos todos viverão sempre na memória da humanidade, afinal transformaram o mundo, mas esse abalo nas estruturas infelizmente só se repete com intervalo de século.


Edson Navarro

Leia outras matérias desta seção
 » À minha Mãe por ocasião do Natal
 » Racismo à brasileira
 » O salão nobre
 » Vivaldi Nani e o porre nos moleques
 » O dia em que enrosquei o saco
 » Passando pela Rua Tito
 » J.C. completa 2013 anos
 » O desabafo do J.C.
 » A mala cheia, do Alcaide
 » O negócio com Deus
 » Aninha moreninha
 » Nosso folclore
 » O tesoureiro
 » De que adianta ser filho da santa?
 » A super arma
 » O sonho
 » Teu rosto
 » O menino e o velho
 » 1968 O sonho não acabou
 » O dia em que o Padre Amaro Morreu

Voltar