» Colunas » História » Jornal Gazeta Regional

Julho de 2
A importância da informática na administração pública

Diariamente, milhões de pessoas em todo o mundo se conectam à Internet e, mais de 12 milhões de e-mails são enviados. Isso, sem mencionar o número de negócios fechados e dinheiro movimentador. O número parece assustador. Entretanto, com o advento do computador e, mais tarde da Internet as informações e grandes negócios acontecem numa velocidade impressionante. Resultado de um mundo globalizado, onde a informação se transformou na moeda corrente.

E, quando o assunto é informação, ou melhor, transmitir informações nada melhor do que utilizar a tecnologia. A cada dia, mais e mais serviços são disponibilizados por empresas para que as pessoas interessadas tenham acesso a informação de maneira rápida e eficaz.

É inegável que até mesmo o conceito de administração pública tenha ganho adjetivos nunca imaginados antes, como transferência e prestação de contas. Isto vem acontecendo em muitas cidades brasileiras, onde as prefeituras disponibilizam ao município serviços que que só eram conseguidos após horas de fila. Outro benefício da informática aliada a Internet é a possibilidade de ter acesso aos atos e contas da atual administração.

Pensar que com um simples click no mouse, todos os interessados no desenvolvimento municipal terão as informações atualizadas através da Internet. Mais do que isto, poderiam pedir certidões, boleto para pagamento de taxas e 2ª via da documentos perdidos, como por exemplo o imposto predial.

Essas seriam apenas algumas das facilidades da informática. O principal, neste processo é saber com exatidão e transparência os projetos em andamento e decisões tomadas pelo executivo e legislativo da cidade.

A era "Baby"

Conseguir informações a respeito dos projetos da atual administração é tarefa para muitas horas de fila, conversas e, principalmente desconversas. Mesmo através de documentos oficiais, a acesso é praticamente impossível.

"Aqui tudo é feito via protocolo ou com mandato de segurança. E, mesmo assim você tem que ficar em cima, cobrando". A autora da frase, a vereadora, Isaura Neves, sabe bem o quanto o acesso à informação na cidade é impraticável. "Se nós que somos vereadores temos dificuldades, imagina o munícipe" afirma.

Ao contrário de outras administração públicas, Caieiras ainda não aderiu a informatização da informação. Na cidade, tudo é feito no método tradicional, ou seja, nada de sites, páginas na Internet ou informações on-line.

Reformulação

Quem acessar a página www.camaracaieiras.sp.gov.br irá verificar que a página encontra-se fora do ar. Após meses de desatualizado , já que as informações eram muito antigas, o site da Câmara Municipal de Caieiras passa por reformulações. "Estamos aguardando um outro provedor para hospedar a página e, enquanto isso não é decidido, estamos reformulando o site para que ele seja mais completo" diz o responsável pelo CEDOC Daniel Fernades.

Segundo Daniel no site irá conter, além de informações sobre a cidade e seus representantes, a ordem do dia quando houver sessões na Câmara. "Cada vereador terá um e-mail" completa.

Apesar de não haver no projeto de reformulação do site, a disponibilização de serviços ao munícipe e tampouco acesso aos processos em andamento, o site atualizado é o primeiro passo para que o legislativo entre na era da Internet.

Prestação de contas na Internet

Com a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, muitas prefeituras tiveram que se adaptar a uma nova forma de administração.

Além da transparência no trato com o dinheiro público, há uma série de exigências a serem cumpridas para tentar evitar o desvio do dinheiro público e principalmente a prestação de contas aos munícipes.

Atualmente  as contas públicas devem ser disponibilizadas através do site www.conam.com.br. Uma empresa especializada em assuntos municipais que hospeda em seu conteúdo todas as contas públicas de atual administração, através de relatórios e demonstração, através de relatórios e demonstrativos existentes na página.

As contas do município de Caieiras encontra-se no endereço eletrônico www.conam.com.br/contaspúblicas/prefeitura/caieiras. Até o fechamento desta edição as informações contidas na página encontravam-se desatualizadas e, segundo a diretoria da contabilidade da prefeitura Doroti Della Torre Manuel, as informações são enviadas mensalmente para a empresa responsável pela transmissão dos dados. "Já entramos em contato com os responsáveis e estamos esperando que eles atualizem a página" explica.

Manter os dados atualizados é obrigatório, principalmente porque a administração paga pelo serviço prestado pela Conam.

Caieiras ne rede

Atualmente a cidade pode ser conhecida na rede através dos site www.caieiras.com.br e www.caieirasonline.com.br. O primeiro passa por reformulações e deve estar no ar em breve com algumas novidades e em caieirasonline é possível conhecer a cidade, sua história, vias de acesso e participar de discussões sobre a cidade.

Jornal Gazeta Regional

Leia outras matérias desta seção
 » População de Caieiras espera dias melhores na Saúde
 » Coluna do Gazeta
 » O País é do PT e como vai ficar Caieiras?
 » Coluna do Gazeta
 » Regras da licitação podem acabar com a livre concorrência
 » Regras da licitação podem acabar com a livre concorrência
 » A importância da informática na administração pública
 » Coluna da Gazeta
 » Terceirização
 » Coluna do Gazeta
 » Terceirização da faculdade é aprovada

 

Voltar