19/01/2018
Linha Férrea Bom Sucesso

Decorrido alguns anos do início de sua atividade, a Companhia Melhoramentos de São Paulo - Indústria de Papel Melhoramentos com ampliação de suas terras foi paulatinamente construindo outros meios de transporte. Em primeiro lugar, colocou em operação uma estrada de rodagem da Estação de Caieiras até a fábrica de papel. Depois, montou uma estrada de ferro interligando os bairros da Fábrica, Cerâmica, Monjolinho, Calcarea e Bom Sucesso.

BOM SUCESSO O PRIMEIRO BAIRRO DE CAIEIRAS - Conta-se em 1863, o Cel. Antonio Proost Rodovalho comprou fazenda ao longo do Rio Juqueri-Guaçu, introduzinho gado e plantando uva. Durante a estada em suas terras , apontaram-lhe certas rochas e requerendo a análise da pedra foi encontrado mineral rico em carbono  e cálcio, excelente para o preparo do cal. O local do encontro ganhou o nome de BOM SUCESSO. (dados extraídos do “livro de Marcílio Dias de Moraes  Cidade dos Pinheirais ”).

Esta linha férrea foi desativada na década de 40 após acidente com um passageiro.

Ao me deparar com a foto, atrás dos vagões estacionados, havia nossa escola primária que obtivemos em nossa infância a alfabetização e letramento pela dedicadíssima e eficiente professora Rotralth Friese Nunes (dna.Tico) – a eterna gratidão por nos iniciar o conhecimento de  nosso idioma e da indispensável matemática. Bom Sucesso não era provida de energia elétrica, utilizávamos o lampião a querosene mas isso não impedia que nos deveres extra classe deixassem de cumprí-los, muitas vezes me vi com um sinal de fumaça em meu nariz.

A distância de aproximadamente doze quilômetros da estação ferroviária de Caieiras, cobria-se pelo auxílio do transporte rodoviário (pau-de-arara), em horários limitados, que a Melhoramentos dispunha aos seus empregados  isto constituía  forma de se locomover a capital do estado para se suprir de uma necessidade maior.

Aguardar a vinda do pau-de-arara tornava-se sempre um motivo prazeroso e atrativo, criava sempre uma expectativa de rever conhecidos  bem como o retorno de nossos familiares.

O tempo passou se assemelhando um bólido, meu saudoso pai teve a transferência pela sua habilidade funcional para o Bairro da Cerâmica e assim nossa moradia se fez nesse lugar, ficando a saudade imorredoura do Bom Sucesso com todo prós e contra, contudo de uma lembrança imperecível, cuja infância não volta mais.

ANÍZIO MENUCHI

Veja fotos em : http://www.caieiraspress.com.br/fotos/index.php?id=2



Leia outras matérias desta seção
 » Frases instrutivas
 » A Nação quer mais
 » Irmãos Weiszflog e sua administração
 » Estaríamos cada vez mais indo para o buraco?
 » Maradona e o trabalho da Imprensa
 » As eleições vem aí
 » Castigo físico na fala de Ministro
 » Professora Rotralth Friese Nunes (dna.Tico)
 » URMSP – Um passado de gloria
 » Um farmacêutico devotado
 » Weiszflog a dívida irresgatável
 » Bonsucesso do meu nascedouro
 » A represa de minha juventude
 » Linha Férrea Bom Sucesso
 » Menuchi: imigrantes Italianos
 » Candidatos à Diretoria da URMSP
 » Um caieirense antigo
 » Meu Pai, minha referência para vida
 » Brancos e Negros
 » Conjunto Acapulco você já dançou com êles ?

Voltar