» Colunas » História » Caieiras Antiga

A “República” de Caieiras - 4ª parte

A “República” de Caieiras - 4ª parte

--Vera Lucia de Freitas e Eduardo Pinto Cunha, agora, voltemos lá no início da rua... Esta primeira casa aqui do lado direito era a do Gino Zanon e Dirce. O Gino era um dos “contramestres” da fabricação de papel, nome este para aqueles sempre do contra tudo e todos (risos). Estou imaginando o meu irmão Walter Olympio ai dentro dessa casa.
--Ué, fazendo o que? Ele era parente do Gino?
--Não, ele era escravo do Gino (risos). Coitado do meu irmão, antes de se empregar na Cia Melhoramentos aos quatorze anos de idade, ele freqüentou uma faculdade e se diplomou em “retalhista” de máquina de papel. Isso lá pelo ano de 1949. Era costume dos contramestres enviarem para suas casas os novatos para trabalhos que nada tinham a ver com as funções para as quais eram contratados. Estou vendo o meu irmão encerando os cômodos dessa casa e depois passando o escovão para lustrar. A esposa do Gino tinha dó dele e dizia que era um serviço “pesado” para garotos. Serviço mais pesado era quando chegava o caminhão com lenhas e o Walter tinha que recolhê-las da rua para o barracão onde elas ficavam aguardando a vez de irem para o fogão à lenha. Isso até que ele gostava, porque, ao terminar de recolher a lenha ele podia ir até sua casa ouvir rádio, um seriado de aventuras. Seria o “Jerônimo justiceiro do Sertão”? Depois voltava para o trabalho de retalhista naquela época que não havia portaria e nem cartão de ponto para os empregados. Aos fins de semana ele se vestia com uma roupinha melhor para impressionar as mocinhas do lugar e elas nem imaginavam que ele era um bom “dona de casa” dos chefes da Cia ahahahahah.
--É Vera, antigamente era assim mesmo, mas, você é mais nova que nós e não deve se...
--Isso mesmo Dinho, a Vera não se lembra dessas coisas. Esta casa de quem era?
--Era do Senhor Walter Kohl, esposa... Filho Ricardinho...
--Teria sido aqui que o Renatão Satrapa me disse que morou por uns tempos aquele alemão médico cientista hitlerato ahahahahahah que dava tapinhas na cabeça dele.
--Isso eu não soube, mas...
--Opa, espera. É o Talico da rádio outra vez. Alô, fala ai, manda vê.
--Viu tão ligando aqui dizendo que o programa está chato. Querem músicas.
--Ah é? Estão querendo forró ou música caipira, né? Ah manda eles... Não, não manda não. Explica que você está gravando este programa para a posteridade. Certo? Tchau. Posteridade... Ninguém mais liga pra isso. Caieiras já era. Os antigos morreram e seus descendentes não querem saber do passado, de histórias, tradições... Estamos aqui bancando tontos, não é mesmo?
--(Risos) Não concordo. Ainda tem pessoas como eu que gostam de relembrar.
--Eu sei Vera, mas, é uma minoria. Hoje ninguém quer nada com nada. Tudo mudou. Por isso, então Dinho, vamos citar os nomes dos moradores e desconsiderar em quais casas eles moraram. O Ronaldo Toigo me enviou uma relação dos moradores daqui e o Renatão me enviou outra. São eles: João Nauer, o velho João Satrapa, Mario Constantini, Amleto Ricciarelli, Augusto Satrapa, Narciso de Grande, Pitombo e outros. Ah, o muito conhecido Castelani morou aqui em quarto de solteiro, daí o nome República. O Dentista Ricciarelli foi quem veio com essa mania de apelidar o lugar de Morumby e isso “pegou”, até o Renato Marchesini entrou nessa (risos). Na relação do Renatão tem fatos a serem censurados. Morou por aqui um tal de Bugalheira conhecido como “desviador” de materiais de construção. Consta que havia aqui umas esposas bem atraentes a se vestirem com shortinhos. Por isso o Renatão e a molecada daqui sempre estavam com olheiras porque, por causa delas eles faziam porcaria, aquela a provocar o nascer de pelos na palma da mão. Tinha a esposa de outro que “andava” com o Manoel, o vizinho do Renatão. É... a Vila República era uma atração para os olhos mais atentos.
--Viu, faltaram alguns nomes como o do Emílio Edga, Severino Gil, Fabio Tomita...
--Pode ser Dinho, mas, se lembrar de todos não é fácil. Olha entre a mata o caminho da piscina dos alemães. Passando pela piscina você vai dar lá no Bairro Chique.
--Isso mesmo e era onde eu nasci e morei.
--(Risos) A Vera se lembra bem de sua infância feliz aqui. Mas, vejam aquele chalezinho antes de chegar à piscina. Teve uma época em que algumas moças daqui da Vila República e outras de outras vilas promoviam uns bailinhos nele. Era ao som de vitrola e elas traziam doces e salgados. Eu devia ser muito bonito (risos) porque, eu era um dos convidados a participar daqueles bailinhos. Sim, os convidados eram selecionados, elas não queriam maus elementos por aqui. Que pena, não me lembro de todas as moças. Mais me lembro das gauchas Marly, Margô e Mirna, pois, mais era eu convidado por elas.
--Nunca soube que teve bailinhos aqui no chalezinho.
--Não sabia Vera? Eu sabia. Eu já era o Sucuri e não queriam cobras por aqui (risos).
--Mudando de assunto, este nosso passeio por aqui esteve a nos proporcionar a lembrança de como eram as famílias. Por dentro das casas pais e filhos eram de verdade pais e filhos. Participavam juntos das refeições, conversavam se entendiam e eram mais íntimos. Hoje cada um fica na sua. Um está num cômodo vendo televisão, em outro cômodo outro está no vídeo game com esses joguinhos idiotas, outro está lendo as “maravilhosas” mensagens no computador e resumindo nem família como família existe mais. Estamos na época do caos familiar (risos). Ninguém mais se entende e o mundo fervilha com tantas idiotices humanas. Bom, Vera e Dinho, o nosso passeio terminou. Obrigado pela boa companhia de vocês neste passado que não volta mais.
--Nós é que agradecemos não é Dinho?
--Isso mesmo Vera, valeu a pena, não?
--Então vamos encerrar. Alô Talico, pode desconectar a transmissão ai na rádio e “bota” musica caipira e forró para os teus ouvintes ai ahahahahahah.
--Os ouvintes estão com razão, pois, foi muito blá, blá, blá, hoje.
--Termina você o programa ai. Agradece os ouvintes do programa “Antiga Caieiras de Nossa Gente” e diga que ameaçamos voltar noutro dia com mais conversa ahahahahah. Tchau Talico e obrigado.
--Tchau e desligo... Agora nossos apoios culturais e...
--E agora Vera e Dinho, querem ir até a capela de São José para ver em que estado ela se encontra? Lembro-me de quando garoto eu vim em algumas missas e fiquei observando os que compareceram. Alguns homens vinham de terno e gravata e se ajoelhavam no chão. Aqui reinava o respeito mútuo entre os moradores. Entretanto, às vezes sou criticado por amigos quando falo que nada é importante e nada se sustenta. A capela está ai abandonada. Em sua maioria o povo daqui já morreu. As casas desapareceram. As amizades, parentescos e o respeito mútuo já eram. Nada se mantém e tudo se modifica. Tudo é transmutação. Agora, até onde vamos parar eu não sei. Nossa... Que desolação (risos). Daqui de cima só vemos lá abaixo a fábrica de papel. Nem parece que aqui existiu um bairro e um povo feliz.
--É mesmo, que nostalgia, não?
--Cuidado Vera, isso traz melancolia.
--Vamos embora agora, a Maria já está me esperando pra jantar.
--Calma Dinho, antes olhe pra tudo isso e dá um adeus.
--Ué, por quê?
--Por quê? Caieiras está no fim, os caieirenses estão morrendo e logo somos nós.
--Ah vai tomar banho. Vira essa boca pra lá.
-- Tem uma música bem antiga que é bem pertinente a isso: “Hei, quando o tempo passar ninguém mais vai lembrar que nós três existimos...” (risos). Vamos embora, então “E a fonte a cantar... Chuá, chuá, e as águas a correr chuê, chuê. Parece que alguém que cheio de mágoa...”

                                                                                                          Altino Olympio

  
 


 

 



Leia outras matérias desta seção
 » Cinema do Sesi na Vila Leão
 » Divulgando carta anônima
 » O canavial tentação
 » A Mariliza Turine
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Domingo monótono
 » ZÉ POLATO o bom de vara
 » O morro de vento do Timóteo
 » REVISTA RESTAURO
 » O acidente de trem de 1968
 » A Barbearia do Zinho e do Osmar
 » Capela de São José reformada por um povo forte!
 » O Saci-pererê
 » Os Olympios da Curva   
 » Recordando a Cresciuma
 » Para os antigos de Caieiras
 » Eu, o jornal “A Semana”, e o dono dele
 » Bailes de Reveillon
 » Tempos que foram românticos
 » Clube do Baile da Saudade de Caieiras
 » CRM Clube Recreativo Melhoramentos
 » Caieiras na memória
 » Saudade não tem idade- O Clube da 3ª Idade
 » Festa de casamento a la espanhola
 » O Alcebíades da Ilha das Cobras
 » Quem morava na Vila Leão em 1958
 » Formandos de 1954 - G.E. Alfredo Weiszflog
 » O passado está sumindo
 » O Filósofo recordando.....-
 » Teleférico, Tancão e a confusão do Filósofo
 » Araci Nicola relembra os programas de calouros
 » Janio Quadros: faz quase 40 anos que esteve em Caieiras
 » Radio 96,5 fm quem se lembra?- atualização
 » O Pau de Sebo
 » Ah! aquele lugar encantado
 » Bairro da Fábrica catando lata
 » Baile na Ponte Seca
 » Caieiras de quando ainda era Cresciuma
 » O rio e a infância da minha vida
 » A Barbearia do Zinho e do Osmar
 » Regressão ao paraíso perdido
 » Radio 96.5 fm
 » Fala Vardinho- O Pedregulho x Charco Fundo
 » Os vendavais de outrora
 » Adeus dia de Finados
 » Existiu um paraíso II
 » Existiu um paraíso III
 » Existiu um paraíso I
 » O cinema pegou fogo
 » Animais no baile
 » Ele foi uma presença marcante
 » Ficou na saudade
 » Tristeza no Paraíso
 » O amendoinzeiro
 » CRM a Verdade sobre o segundão do extra
 » Gritos de desespero   
 » Elpidio Pereira da Silva
 » Como era o nosso mundo
 » Tudo passou e tudo sempre passa
 » Clube da Terceira Idade de Caieiras
 » As locomotivas
 » Dia dos mortos alegre para os vivos
 » O veado do Monjolinho
 » 100 anos da Igreja do Rosário
 » Festas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário
 » A Vila Leão história agora
 » Os bailes de outrora
 » Tentações religiosas
 » Anito do CRM
 » Fumaça da saudade
 » Homenagem a Fausto Menuchi
 » Minha infância no salão de festas do Brasil F.C.
 » A rua da pensão
 » M.A.B.R.A. o antigo cine-clube Mabra de Perus
 » Sergio Valbuza o Maestro e a cultura em Caieiras
 » troca de emails entre melhoramentinos
 » Tempos antiquados
 » A ponte do encantamento
 » Pedro Delarissa
 » A cadeira do Ditão
 » O lado sombrio da Melhoramentos
 » Os Pardais
 » A Sucuri vomitadora
 » O Segundão do Extra
 » Marreco
 » Um pouco da velha guarda
 » Stoffflauflaff
 » Vivaldi
 » Conversas com caieirenses
 » Zé Marcondes, pessoa especial.Acabou ? Não, está começando...
 » Um Circo em Caieiras
 » A Represa
 » Adeus Vivaldi
 » Grupo Escolar Alfredo Weiszflog
 » A piscina dos alemães
 » Festas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário Versão II
 » Translado mental ao passado ou a Maquininha
 » Parque de diversões em Caieiras
 » A Loja da Fonsina
 » O caminhão pau de arara
 » A maquininha das nossas vidas
 » A serrinha da saudade e do medo
 » O sorveteiro da Vila Leão
 » Jovens Tardes de Domingo
 » Natal numa casa da Rua Guadalajara
 » Casa da bomba
 » Maquinaia
 » Os "craques" do CRM
 » Nilson da C. e a Perus Pirapora
 » O Fred safena surrupiava peixe do Satrapa.....
 » Brincadeiras na rua 4
 » Igreja do Rosario foi tombada
 » O espia fogo
 » O gago isolado
 » Antigamente tudo era tão diferente
 » O desabafo da Fatinha
 » Os secos e molhados de Caieiras
 » Missa na Igreja N.Sra.do Rosario
 » O Armazém da Fábrica
 » Vem comigo
 » Radio 96,5 fm Antiga Caieiras de nossa gente
 » Cleonice Canella - Bairro da Curva
 » As festas de Santo Antonio
 » Nilda Josephina Pastro
 » O Banheiro da Estação
 » Carne peluda
 » Email da Zenaide A. Angerami
 » Família Vinci
 » Outra história de veado
 » Os veados da Cia Melhoramentos
 » Banho de bacia na Vila Leão
 » Família Baboim
 » Almoço de domingo na Vila Leão
 » Querem salsichada e chopada
 » A salsichada sai ou não sai ?
 » Semana Santa na Vila Leão
 » Estadinho do PIF
 » Outra ausência - Mauri Rodrigues
 » Horto Florestal
 » Toninho Mantovani aparece!
 » Gilberto Lisa (Andú) dá notícias
 » Dona Gioconda Lisa, 93 anos
 » A Rua do Escritório
 » O Pé de Ferro foi embora
 » Um carnaval no salão nobre
 » Vicente e Gioconda Lisa
 » A “República” de Caieiras - 4ª parte
 » D. Lydia Meneghini protesta
 » O vendedor de sandálias havaianas
 » A “República” de Caieiras - 3ª parte
 » A “República” de Caieiras – 2ª parte
 » A “República” de Caieiras - 1ª parte
 » Noite alta e céu risonho
 » A velha Vila Nova – 5ª parte.
 » A velha Vila Nova – 4ª parte
 » Santo Dio, como dizia a nona!
 » A velha Vila Nova - 3ª parte
 » A velha Vila Nova – 2ª parte
 » A velha Vila Nova - 1ª parte
 » Velório dos encontros
 » Espetáculo da vergonha
 » O saudosista
 » As mulheres da plantação
 » Vá catar goiaba
 » Utopia
 » Os mistérios da Volta Fria
 » E.T. na Vila Leão
 » Passeio até a Vila Leão-3a. parte
 » Passeio até a Vila Leão-2a.parte
 » Passeio até a Vila Leão-1a. parte
 » O G.E. Alfredo Weisflog e o caixa
 » A segunda dança no salão nobre
 » Bairro da Curva
 » Vila Pansutti
 » A praça da fábrica
 » A vez do Bairro Chique
 » Melhoramentos virtual a nova fábrica de papel
 » Melhoramentos virtual a nova fábrica de papel
 » Melhoramentos virtual, a nova fábrica de papel
 » Melhoramentos virtual a nova fábrica de papel
 » Nene e a Vila Pereira
 » Histórias do Fred Assoni
 » Lembrando os velhos anos novos
 » No balanço das confusões
 » A cadeira com presentes
 » Mais confidências sôbre o segundão do Extra do CRM
 » Segundão do Extra do CRM
 » A cesta de natal
 » O campinho da vila leão
 » Obras de arte em telas de arame
 » A rua da bomba
 » Mirna Machado escreve ao "Tininho" (Altino)
 » A primeira dança no salão nobre
 » Estação de Caieiras em 1949
 » Também tenho histórias(Nilson Rodrigues)
 » O salão nobre da fábrica
 » Calouros em desfile, lá na fábrica
 » Os jardins da Vila Leao
 » Caieiras pagou pelo mico
 » Fotos só de homens?
 » O conserto da TV
 » O quartinho mal assombrado
 » Toninho de Pádua
 » Confissões melhoramentinas...
 » Dona Cida costureira
 » A família Moraes da Vila Nova, fábrica
 » A ponte romântica
 » Os equilibristas do bairro da fábrica
 » Cemitério de desconhecidos II
 » Cemitério de desconhecidos
 » Sõbre a crônica o apito da fábrica
 » O apito da fábrica
 » Cabelo cheiroso ?
 » Terra da promissão ?
 » A 1ª greve na Cia Melhoramentos II
 » A 1ª greve na Cia Melhoramentos
 » Paraiso perdido dos melhoramentinos
 » A caveira velada ou o malvado Zé Polato
 » A árvore que chora
 » Colchão de palha de milho
 » Amendoim e sorvete de groselha
 » Empilhando latas
 » Harue Sato
 » Bem vinda Fátima Chiati
 » Derrota previsível
 » Futebol ou amendoim?
 » Gente catando lata
 » Família Sato
 » O Jardim de Infância em 1963
 » Turma do cachecol
 » A dupla magistral
 » Ruina decifrada em Caieiras
 » CRM 50 anos
 » Contato feliz
 » Nadando no passado
 » Altino rasgando sêda
 » Professor Alcides
 » Zinho (José Olímpio)
 » O passado se desfazendo (Antonio Nani- Tiro de guerra)
 » Baile da saudade ou....
 » Eu também fui da Cruzadinha
 » Os Pastros da Vila Nova
 » Família Maderick
 » Na fábrica não tinha veado, só na mata
 » Noite de ouro em Jarinu
 » Procura-se
 » Inhá Dalina e Satonino
 » Zé Polato, mais um caieirense se foi...
 » Que Cidadezinha!
 » Jardim dos pedreiros
 » Ecos, apenas ecos
 » Quase entrou no céu
 » Cade você?
 » Pirapora
 » Chaminé da fábrica
 » Coqueiros das recordações
 » Rua dos Coqueiros
 » A cadeira do Ditão
 » Tempos Felizes
 » As dez regras do futebol de rua
 » O mundo era mais infantil
 » Brincando de médico
 » Pau de amarrá égua
 » Crianças obedientes
 » Viagem ao passado
 » Lembrando das procissões
 » Mulheres difíceis
 » O fim do baile
 » Enterro maluco!
 » O mundo parou...
 » Foram dádivas
 » Tudo terminou...
 » Claudio Cardoso escreve
 » Mais uma do Zé Polato
 » Neta do Totó (Antonio A. Vieira) lá do monjolinho
 » Rafael e Ricardo Masini
 » Malas artes
 » O tanque de concreto
 » Saudades, que mentira
 » Bairro da curva
 » Salão nobre
 » Então é assim?
 » Passando pela Rua Tito
 » Filme de uma saudade
 » O trem das oito
 » Dor alemã
 » Terra do esquecimento
 » Passado no Presente
 » Lembranças da "bocha"
 » A vida era uma bocha
 » Saudades do CRM e da Rosana
 » O antigo Cruzeiro da igreja
 » Piquenique e a saudade deles.
 » Passado não passado
 » Saudoso de Caieiras
 » Saudades... Que Mentira!
 » Dor que Mata em Vida
 » A Última Maquininha.
 » Caieiras dos Canibais
 » Dona Maria do Bento Cutia
 » Caieiras Antiga Morrendo
 » Outro Levou a Culpa
 » Passado Erótico
 » Tristezas
 » Proteção Incontestada
 » O Padre gostoso
 » Nem Chaga o Tempo Apaga
 » Pirapora Não Era Como É Agora
 » É o cúmulo, o filósofo queria ser bicha!
 » Festas na Igreja, bons tempos
 » Suruba espiritual
 » Saudades do bairro da fábrica
 » Escandalo no baile
 » Sensação no pau de arara
 » A Torre Solitária
 » Cemitério do mistério
 » Molecagens com o Marcos Muniz
 » Um raro retôrno
 » O menino na ponte
 » Au, au, miau, miau, miau.
 » Casamentos
 » A Ponte dos Desejos
 » Arquivo da memória
 » Homenagem A Uma Gaúcha
 » Primeiro de Maio
 » Parabens Nossa Senhora do Rosário!
 » O trem
 » Papai e Mamãe
 » Esperada Excursão
 » Excursão a Santos
 » Lembranças da “Curva”
 » Assim Surgiu “Caieiras”
 » E-mail de Mirna Machado
 » E-mail de Francisco J. V. freitas
 » E-mail de Francisco J. V. freitas
 » E-mail de Francisco J. V. freitas
 » E-mail de Mirna Machado
 » Salão dos Sonhos
 » Éramos Anjos
 » Um Dia de Pânico
 » Surpresa Sinistra
 » O Espetáculo
 » Uma Noite nas Alturas
 » O Paredão
 » Trilhos da Lembrança
 » Dez de Maio de 2002
 » Também sou Filho de Caieiras -Alceu Massaia
 » E-mail de Alceu Zerbinatti
 » Ilhas das Cobras - Parte 1
 » Ilha das Cobras - Parte 2
 » Ilha das Cobras - Parte 3
 » Peraltices
 » Fogo no Rabo
 » Mascarados
 » Que Aventura
 » O Menino da Serragem
 » O Céu, o Sol e o Lago... Que mais?
 » Apanhei Sim e Daí?
 » O Cucita Banana
 » Breve Retorno
 » Mundo Humano-animal
 » Gente Nossa
 » Rudi Satrapa
 » Esta homenagem fiz aos dois amigos aniversariantes José Polato e Altino Olimpio
 » Caieiras, Nosso Berço, Nossas Raízes
 » Caieiras, 46 anos de idade e outras décadas de história e recordações
 » Saudades da antiga Caieiras, mas feliz com o seu progresso
 » A arte de preservar a memória e a história
 » Imigrantes construíram a história
 » Serpa é localidade antiga da cidade
 » Paródia de músicas juninas
 » Homenagem ao seu aniversário
 » Padre Humberto ampara a comunidade
 » Fonte de fé na igreja Nossa Senhora
 » Igreja de Santo Antonio, 68 anos
 » Obreiros da vida eterna
 » Artistas da região pintam Caieiras
 » Nasce a primeira banda de Caieiras
 » Maestro iniciou a profissionalização
 » Destaques na carreira
 » Destaque para os regentes das bandas
 » Surge uma nova orquestra na cidade
 » Música acompanhava o progresso
 » Corporação Musical Melhoramentos
 » Tião viola
 » Caieirenses fazem sucesso na região
 » Curitiba presidiu o Clube da Fábrica
 » Basquete caieirense revela seu ícone
 » Atleta é colecionador de bicicletas
 » Símbolo do atletismo caieirense
 » Rudi Satrapa
 » Email enviado em 13/08/04 (Rudi Satrapa)
 » Não leia, é para os saudosos
 » Caieiras Vesgavisão apresenta
 » O Começo
 » O Dia em que enrosquei o saco
 » Estavam todas banhadas... ou todos fomos gatos...
 » Vivaldi Nani e o porre nos moleques
 » As bombas de xuxu
 » Cultura e zoologia
 » Ficou na saudade
 » Dicionário Caieirense
 » Caieiras nosso berço, nossas raízes
 » Caieiras nosso berço, nossas raízes II
 » Caieiras, quem te viu, quem te vê, te ama e sabe porque !!!
 » De Volta ao passado - Os apelidos
 » Homenagem de Marlene Sálvio a Caieiras
 » Esta é para o dia de São José
 » O trem que passou na minha vida!
 » O empreendorismo de Assis Fernandes
 » Caieiras que eu conheci

 

Voltar