» Colunas » História » Caieiras Antiga

A rua da pensão

A Rua da Pensão e a “venda” de antes do armazém

Hoje a tarde foi um daqueles dias vazios com tudo parecendo sem significado. Uma melancolia do nada me apareceu e eu indo pra cá e pra lá não conseguia me livrar dela. Olhei pela janela do meu quarto para o quintal do vizinho e só vi o espaço vazio donde existia um pé de manga. Gostava de ficar olhando-o, principalmente pelos bonitos papagaios que nele pousavam e pelo ruído que faziam, pareciam estar em festa. Mas, por que o vizinho teve que cortar aquele pé de manga?  Nada tendo o que fazer, resolvi ouvir música pelo computador. Músicas que emocionam provocam lembranças e dessa vez não foi diferente. Logo me vi por dentro donde se encontra tudo o que me foi vivido. Desta vez “estou me vendo” no lugar onde nasci e vivi lá no Bairro da Fábrica, em Caieiras. Estou no Largo da Portaria Um de entrada da fábrica de papel da Indústria Melhoramentos.

Aqui bem no meio do Largo da Portaria tem um jardim e um pequeno lago artificial com peixinhos vermelhos. Retroagindo mais no tempo, aqui era a casa onde morava a família Marim e onde numa dependência da casa o Senhor Benjamim Marim possuía uma espécie de bar. Lembro de ter estado nesse bar com meu pai Alberto Olimpio quando eu ainda era garoto. Se me lembro havia até uns caixotes para se sentar enquanto se saboreava cachaça de alambique. Ainda não existia a portaria de entrada e o ingresso para o trabalho na indústria era livre e sem “marcar o ponto”. Também não havia portão por onde entravam e saiam os caminhões para transporte de papel.

Hoje, daquele lugar existem não muitas pessoas ainda vivas para confirmarem o que descrevo nestas lembranças. Então, continuando, com a construção da Portaria Um, a casa do Senhor Benjamim Marim foi demolida para a construção do jardim anteriormente citado. Do lado da portaria e em declive existiu a rua sem saída que era a Rua da Pensão, como era conhecida. Descendo por ela, a primeira casa à direita era a da Família Lisa, depois a da Família Mandri. Não me lembro de outros moradores, mas, mais para baixo morou o Zé Birilo que era casado com a Dona Rosa Lopes, irmã do muito conhecido Maquinaia (Orlando Lopes). Na última casa do lado direito morou o bem conhecido Arnaldo Gouveia e seus pais. Depois desta casa, finalizando as do lado direito da rua existiu a primeira escola do lugar, que, talvez nem tivesse tido nome. Depois a escola serviu para a sede e os ensaios da Banda Melhoramentos.

Do lado esquerdo da Rua da Pensão e perpendicular a ela existia uma ruazinha sem saída onde numa das esquinas ficava a casa donde morou a Família Valbuza. Também morou por ali uma senhora, viúva, se me lembro, mãe do conhecido Xisto e seu irmão José Petri Lima. O Senhor Armando Canhaci, pai da Nilza também morou naquela ruazinha. A esposa dele era costureira e uma vez me costurou uma calça de brim. Na outra esquina da ruazinha era o início do prédio da pensão que emprestava seu nome pra rua que vinha de lá da Portaria Um, como já “dito” e era a última construção do lado esquerdo. No fim dela existia uma escadaria que era o acesso para a Rua do Barbeiro que ficava acima. No início da escada, à direita ficava o portão de entrada da casa do Senhor Zeca Monteiro, o pai da Floriza. Se aqui cito nomes de pessoas é porque descendentes daquelas famílias do lugar vivendo agora em outros locais se lembram delas.

Tentando descrever o que é difícil para pessoas estranhas àquele local, mais o objetivo destas lembranças é para os que lá do extinto Bairro da Fábrica tiveram suas “raízes” de existência. Prosseguindo com a narrativa, a Rua da Pensão terminava num grande portão que parecia ser de uma entrada de automóvel, o que não era. Era da entrada onde logo após se situava a casa do Senhor Genésio Gerólamo, esposa, e seus filhos, Aluizio, Alcides e Alceu. Abaixo da casa ficava a “venda” que ainda vou descrever. Passando pela casa do Senhor Genésio, mais para frente ficava a casa donde morava o Senhor Constante Toigo, sua esposa Violinda Pim Toigo e o filho deles.

Passo agora a descrever sobre a “venda” de que poucos se lembram. Um pouco antes do portão de entrada da casa do Senhor Genésio, à direita e rente à parede da antiga construção que era da escola e depois passou a ser a sede da banda, havia uma longa escada cuja descida terminava num páteo todo cimentado. Parecia mesmo um enorme fosso quadrado cercado de ambos os lados por altas paredes. Nada se via dali a não serem as paredes que o ocultavam. Numa das paredes, aquela que ficava ao lado e abaixo da entrada da casa do Senhor Genésio, havia uma espécie de reentrância que servia de gol para, como eu tinha visto, alguns garotos chutarem bola contra um goleiro que lá ficava para a brincadeira que se chamava de “rebatida”.

Da escada, atravessando pelo páteo e assim caminhando por uns trinta metros, mais ou menos, lá estava à porta de entrada da “venda” que ficava por baixo da casa do Senhor Genésio. Ainda não era usual o nome de armazém. Só se tornou usual depois da “venda” ter sido substituída pela nova construção do prédio do “armazém”, em outro lugar de mais fácil acesso. Além do Senhor Genésio que era o “chefe” da venda, os “caixeiros”, se não me engano, lá eram os senhores Joaquim Sanchez, o Kique, o Pierim, o Elpídeo, Lazaro Roque (?) e a “caixa” para cobrança das compras era a Dalva Araujo que morava em Monjolinho. Às vezes era costume a meninada pedir para a Dalva carimbar suas mãos com o carimbo que ela usava para dar “baixa” nos recibos já pagos das compras efetuadas.

Lembrando, daquele páteo oculto de antes da entrada da venda, se ouvia ruídos provenientes das atividades da fábrica de papel. Ouviam-se ruídos estridentes do trenzinho (maquininha) “de carga” que por lá trafegava sobre os trilhos trazendo aparas ou rolos de celulose para a fabricação de vários tipos de papel. Estas lembranças são, mais ou menos, do ano de 1950, de quando eu ainda criança ia até aquela venda que se escondeu no passado para fazer compras de alimentos para a minha mãe.  Aquele local continua intacto em minha memória. Mas, será para sempre esquecido, desaparecido da mente depois que eu e as pessoas com a mesma idade da minha e daquele mesmo lugar tiverem partido daqui deste mundo para sempre. Como é inevitável, aquele local aqui descrito será como se nunca tivesse existido, como também, os que por lá existiram e até já são esquecidos.

                                                                                   Altino Olympio

De: Maria Egna Pomilio Enviado: domingo, dois de outubro de 2016

Que beleza Altino como você consegue memorizar coisas de um  passado tão distante, a riqueza de detalhes e como é impressionante! Voltei no tempo com você! Fui lendo e "revendo alguns lugares e pessoas" que você cita nessas suas lembranças.
O bar do Sr. Benjamim Marim, ele era meu tio não sei em que grau, lembro que meu pai as vezes me levava com ele quando ia comprar cigarros, tinha um alemão muito amigo dele Sr. Paulo Schults (não sei se é assim que se escreve) que também ia nesse bar e quando me via, me pegava no colo e falava para eu escolher o doce que eu quisesse e quase sempre eu escolhia uma chupetinha vermelha que parecia um pirulito.

Só acho que o bar ficava bem no começo da descida da Rua Bairro Chic, logo abaixo da casa do Sr. Atílio Massimeli. Lembro também do tempo em que a gente podia entrar na fábrica, era eu que levava o almoço para o meu pai e enquanto ele almoçava eu brincava nas enormes bobinas de papel, entrando e saindo de dentro delas.

Não tenho muitas lembranças da Rua da Pensão, mas lembro da família Valbuza, que moravam na casa da frente e na do fundo morava a família Boscheto, a Reni o Zipo... Lembro da família Canhaci, a família Pereira que se não me engano era vizinha dos Canhaci, Dona Maria Pereira, seu filho Egisto, (não sei se o nome está certo). Lembro da Rua do Barbeiro, de quase todos os moradores, lembro do Sr. Genésio, o Sr. Constante a Dona Violinda e muitas outras pessoas! .

O Armazém... Quantas coisas vivi ali! Os caixeiros que  nos atendiam, eu gostava muito do Sr. Pierim (Pedro Ullmam). Uma vez minha mãe mandou eu comprar uma coisa e o foi o Lazaro que me atendeu, eu falei o nome da compra errado ficou meio esquisito, o Lazaro caiu na risada e não  conseguia parar, quase morri de vergonha, eu era bem criança ainda.  Ao lado do Armazém tinha a quitanda dos Sato, muito simpático.  Mas tem muita coisa que você relata e eu não lembro, tenho inveja da sua memória privilegiada.
Você escreveu "Lembranças esquecidas", não Altino, enquanto tiver pessoas como você esse passado jamais será esquecido. Hoje você alegrou meu dia com esse texto maravilhoso!

Um grande abraço
Egna

 

 


 
 



Leia outras matérias desta seção
 » Cinema do Sesi na Vila Leão
 » Divulgando carta anônima
 » O canavial tentação
 » A Mariliza Turine
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Domingo monótono
 » ZÉ POLATO o bom de vara
 » O morro de vento do Timóteo
 » REVISTA RESTAURO
 » O acidente de trem de 1968
 » A Barbearia do Zinho e do Osmar
 » Capela de São José reformada por um povo forte!
 » O Saci-pererê
 » Os Olympios da Curva   
 » Recordando a Cresciuma
 » Para os antigos de Caieiras
 » Eu, o jornal “A Semana”, e o dono dele
 » Bailes de Reveillon
 » Tempos que foram românticos
 » Clube do Baile da Saudade de Caieiras
 » CRM Clube Recreativo Melhoramentos
 » Caieiras na memória
 » Saudade não tem idade- O Clube da 3ª Idade
 » Festa de casamento a la espanhola
 » O Alcebíades da Ilha das Cobras
 » Quem morava na Vila Leão em 1958
 » Formandos de 1954 - G.E. Alfredo Weiszflog
 » O passado está sumindo
 » O Filósofo recordando.....-
 » Teleférico, Tancão e a confusão do Filósofo
 » Araci Nicola relembra os programas de calouros
 » Janio Quadros: faz quase 40 anos que esteve em Caieiras
 » Radio 96,5 fm quem se lembra?- atualização
 » O Pau de Sebo
 » Ah! aquele lugar encantado
 » Bairro da Fábrica catando lata
 » Baile na Ponte Seca
 » Caieiras de quando ainda era Cresciuma
 » O rio e a infância da minha vida
 » A Barbearia do Zinho e do Osmar
 » Regressão ao paraíso perdido
 » Radio 96.5 fm
 » Fala Vardinho- O Pedregulho x Charco Fundo
 » Os vendavais de outrora
 » Adeus dia de Finados
 » Existiu um paraíso II
 » Existiu um paraíso III
 » Existiu um paraíso I
 » O cinema pegou fogo
 » Animais no baile
 » Ele foi uma presença marcante
 » Ficou na saudade
 » Tristeza no Paraíso
 » O amendoinzeiro
 » CRM a Verdade sobre o segundão do extra
 » Gritos de desespero   
 » Elpidio Pereira da Silva
 » Como era o nosso mundo
 » Tudo passou e tudo sempre passa
 » Clube da Terceira Idade de Caieiras
 » As locomotivas
 » Dia dos mortos alegre para os vivos
 » O veado do Monjolinho
 » 100 anos da Igreja do Rosário
 » Festas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário
 » A Vila Leão história agora
 » Os bailes de outrora
 » Tentações religiosas
 » Anito do CRM
 » Fumaça da saudade
 » Homenagem a Fausto Menuchi
 » Minha infância no salão de festas do Brasil F.C.
 » A rua da pensão
 » M.A.B.R.A. o antigo cine-clube Mabra de Perus
 » Sergio Valbuza o Maestro e a cultura em Caieiras
 » troca de emails entre melhoramentinos
 » Tempos antiquados
 » A ponte do encantamento
 » Pedro Delarissa
 » A cadeira do Ditão
 » O lado sombrio da Melhoramentos
 » Os Pardais
 » A Sucuri vomitadora
 » O Segundão do Extra
 » Marreco
 » Um pouco da velha guarda
 » Stoffflauflaff
 » Vivaldi
 » Conversas com caieirenses
 » Zé Marcondes, pessoa especial.Acabou ? Não, está começando...
 » Um Circo em Caieiras
 » A Represa
 » Adeus Vivaldi
 » Grupo Escolar Alfredo Weiszflog
 » A piscina dos alemães
 » Festas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário Versão II
 » Translado mental ao passado ou a Maquininha
 » Parque de diversões em Caieiras
 » A Loja da Fonsina
 » O caminhão pau de arara
 » A maquininha das nossas vidas
 » A serrinha da saudade e do medo
 » O sorveteiro da Vila Leão
 » Jovens Tardes de Domingo
 » Natal numa casa da Rua Guadalajara
 » Casa da bomba
 » Maquinaia
 » Os "craques" do CRM
 » Nilson da C. e a Perus Pirapora
 » O Fred safena surrupiava peixe do Satrapa.....
 » Brincadeiras na rua 4
 » Igreja do Rosario foi tombada
 » O espia fogo
 » O gago isolado
 » Antigamente tudo era tão diferente
 » O desabafo da Fatinha
 » Os secos e molhados de Caieiras
 » Missa na Igreja N.Sra.do Rosario
 » O Armazém da Fábrica
 » Vem comigo
 » Radio 96,5 fm Antiga Caieiras de nossa gente
 » Cleonice Canella - Bairro da Curva
 » As festas de Santo Antonio
 » Nilda Josephina Pastro
 » O Banheiro da Estação
 » Carne peluda
 » Email da Zenaide A. Angerami
 » Família Vinci
 » Outra história de veado
 » Os veados da Cia Melhoramentos
 » Banho de bacia na Vila Leão
 » Família Baboim
 » Almoço de domingo na Vila Leão
 » Querem salsichada e chopada
 » A salsichada sai ou não sai ?
 » Semana Santa na Vila Leão
 » Estadinho do PIF
 » Outra ausência - Mauri Rodrigues
 » Horto Florestal
 » Toninho Mantovani aparece!
 » Gilberto Lisa (Andú) dá notícias
 » Dona Gioconda Lisa, 93 anos
 » A Rua do Escritório
 » O Pé de Ferro foi embora
 » Um carnaval no salão nobre
 » Vicente e Gioconda Lisa
 » A “República” de Caieiras - 4ª parte
 » D. Lydia Meneghini protesta
 » O vendedor de sandálias havaianas
 » A “República” de Caieiras - 3ª parte
 » A “República” de Caieiras – 2ª parte
 » A “República” de Caieiras - 1ª parte
 » Noite alta e céu risonho
 » A velha Vila Nova – 5ª parte.
 » A velha Vila Nova – 4ª parte
 » Santo Dio, como dizia a nona!
 » A velha Vila Nova - 3ª parte
 » A velha Vila Nova – 2ª parte
 » A velha Vila Nova - 1ª parte
 » Velório dos encontros
 » Espetáculo da vergonha
 » O saudosista
 » As mulheres da plantação
 » Vá catar goiaba
 » Utopia
 » Os mistérios da Volta Fria
 » E.T. na Vila Leão
 » Passeio até a Vila Leão-3a. parte
 » Passeio até a Vila Leão-2a.parte
 » Passeio até a Vila Leão-1a. parte
 » O G.E. Alfredo Weisflog e o caixa
 » A segunda dança no salão nobre
 » Bairro da Curva
 » Vila Pansutti
 » A praça da fábrica
 » A vez do Bairro Chique
 » Melhoramentos virtual a nova fábrica de papel
 » Melhoramentos virtual a nova fábrica de papel
 » Melhoramentos virtual, a nova fábrica de papel
 » Melhoramentos virtual a nova fábrica de papel
 » Nene e a Vila Pereira
 » Histórias do Fred Assoni
 » Lembrando os velhos anos novos
 » No balanço das confusões
 » A cadeira com presentes
 » Mais confidências sôbre o segundão do Extra do CRM
 » Segundão do Extra do CRM
 » A cesta de natal
 » O campinho da vila leão
 » Obras de arte em telas de arame
 » A rua da bomba
 » Mirna Machado escreve ao "Tininho" (Altino)
 » A primeira dança no salão nobre
 » Estação de Caieiras em 1949
 » Também tenho histórias(Nilson Rodrigues)
 » O salão nobre da fábrica
 » Calouros em desfile, lá na fábrica
 » Os jardins da Vila Leao
 » Caieiras pagou pelo mico
 » Fotos só de homens?
 » O conserto da TV
 » O quartinho mal assombrado
 » Toninho de Pádua
 » Confissões melhoramentinas...
 » Dona Cida costureira
 » A família Moraes da Vila Nova, fábrica
 » A ponte romântica
 » Os equilibristas do bairro da fábrica
 » Cemitério de desconhecidos II
 » Cemitério de desconhecidos
 » Sõbre a crônica o apito da fábrica
 » O apito da fábrica
 » Cabelo cheiroso ?
 » Terra da promissão ?
 » A 1ª greve na Cia Melhoramentos II
 » A 1ª greve na Cia Melhoramentos
 » Paraiso perdido dos melhoramentinos
 » A caveira velada ou o malvado Zé Polato
 » A árvore que chora
 » Colchão de palha de milho
 » Amendoim e sorvete de groselha
 » Empilhando latas
 » Harue Sato
 » Bem vinda Fátima Chiati
 » Derrota previsível
 » Futebol ou amendoim?
 » Gente catando lata
 » Família Sato
 » O Jardim de Infância em 1963
 » Turma do cachecol
 » A dupla magistral
 » Ruina decifrada em Caieiras
 » CRM 50 anos
 » Contato feliz
 » Nadando no passado
 » Altino rasgando sêda
 » Professor Alcides
 » Zinho (José Olímpio)
 » O passado se desfazendo (Antonio Nani- Tiro de guerra)
 » Baile da saudade ou....
 » Eu também fui da Cruzadinha
 » Os Pastros da Vila Nova
 » Família Maderick
 » Na fábrica não tinha veado, só na mata
 » Noite de ouro em Jarinu
 » Procura-se
 » Inhá Dalina e Satonino
 » Zé Polato, mais um caieirense se foi...
 » Que Cidadezinha!
 » Jardim dos pedreiros
 » Ecos, apenas ecos
 » Quase entrou no céu
 » Cade você?
 » Pirapora
 » Chaminé da fábrica
 » Coqueiros das recordações
 » Rua dos Coqueiros
 » A cadeira do Ditão
 » Tempos Felizes
 » As dez regras do futebol de rua
 » O mundo era mais infantil
 » Brincando de médico
 » Pau de amarrá égua
 » Crianças obedientes
 » Viagem ao passado
 » Lembrando das procissões
 » Mulheres difíceis
 » O fim do baile
 » Enterro maluco!
 » O mundo parou...
 » Foram dádivas
 » Tudo terminou...
 » Claudio Cardoso escreve
 » Mais uma do Zé Polato
 » Neta do Totó (Antonio A. Vieira) lá do monjolinho
 » Rafael e Ricardo Masini
 » Malas artes
 » O tanque de concreto
 » Saudades, que mentira
 » Bairro da curva
 » Salão nobre
 » Então é assim?
 » Passando pela Rua Tito
 » Filme de uma saudade
 » O trem das oito
 » Dor alemã
 » Terra do esquecimento
 » Passado no Presente
 » Lembranças da "bocha"
 » A vida era uma bocha
 » Saudades do CRM e da Rosana
 » O antigo Cruzeiro da igreja
 » Piquenique e a saudade deles.
 » Passado não passado
 » Saudoso de Caieiras
 » Saudades... Que Mentira!
 » Dor que Mata em Vida
 » A Última Maquininha.
 » Caieiras dos Canibais
 » Dona Maria do Bento Cutia
 » Caieiras Antiga Morrendo
 » Outro Levou a Culpa
 » Passado Erótico
 » Tristezas
 » Proteção Incontestada
 » O Padre gostoso
 » Nem Chaga o Tempo Apaga
 » Pirapora Não Era Como É Agora
 » É o cúmulo, o filósofo queria ser bicha!
 » Festas na Igreja, bons tempos
 » Suruba espiritual
 » Saudades do bairro da fábrica
 » Escandalo no baile
 » Sensação no pau de arara
 » A Torre Solitária
 » Cemitério do mistério
 » Molecagens com o Marcos Muniz
 » Um raro retôrno
 » O menino na ponte
 » Au, au, miau, miau, miau.
 » Casamentos
 » A Ponte dos Desejos
 » Arquivo da memória
 » Homenagem A Uma Gaúcha
 » Primeiro de Maio
 » Parabens Nossa Senhora do Rosário!
 » O trem
 » Papai e Mamãe
 » Esperada Excursão
 » Excursão a Santos
 » Lembranças da “Curva”
 » Assim Surgiu “Caieiras”
 » E-mail de Mirna Machado
 » E-mail de Francisco J. V. freitas
 » E-mail de Francisco J. V. freitas
 » E-mail de Francisco J. V. freitas
 » E-mail de Mirna Machado
 » Salão dos Sonhos
 » Éramos Anjos
 » Um Dia de Pânico
 » Surpresa Sinistra
 » O Espetáculo
 » Uma Noite nas Alturas
 » O Paredão
 » Trilhos da Lembrança
 » Dez de Maio de 2002
 » Também sou Filho de Caieiras -Alceu Massaia
 » E-mail de Alceu Zerbinatti
 » Ilhas das Cobras - Parte 1
 » Ilha das Cobras - Parte 2
 » Ilha das Cobras - Parte 3
 » Peraltices
 » Fogo no Rabo
 » Mascarados
 » Que Aventura
 » O Menino da Serragem
 » O Céu, o Sol e o Lago... Que mais?
 » Apanhei Sim e Daí?
 » O Cucita Banana
 » Breve Retorno
 » Mundo Humano-animal
 » Gente Nossa
 » Rudi Satrapa
 » Esta homenagem fiz aos dois amigos aniversariantes José Polato e Altino Olimpio
 » Caieiras, Nosso Berço, Nossas Raízes
 » Caieiras, 46 anos de idade e outras décadas de história e recordações
 » Saudades da antiga Caieiras, mas feliz com o seu progresso
 » A arte de preservar a memória e a história
 » Imigrantes construíram a história
 » Serpa é localidade antiga da cidade
 » Paródia de músicas juninas
 » Homenagem ao seu aniversário
 » Padre Humberto ampara a comunidade
 » Fonte de fé na igreja Nossa Senhora
 » Igreja de Santo Antonio, 68 anos
 » Obreiros da vida eterna
 » Artistas da região pintam Caieiras
 » Nasce a primeira banda de Caieiras
 » Maestro iniciou a profissionalização
 » Destaques na carreira
 » Destaque para os regentes das bandas
 » Surge uma nova orquestra na cidade
 » Música acompanhava o progresso
 » Corporação Musical Melhoramentos
 » Tião viola
 » Caieirenses fazem sucesso na região
 » Curitiba presidiu o Clube da Fábrica
 » Basquete caieirense revela seu ícone
 » Atleta é colecionador de bicicletas
 » Símbolo do atletismo caieirense
 » Rudi Satrapa
 » Email enviado em 13/08/04 (Rudi Satrapa)
 » Não leia, é para os saudosos
 » Caieiras Vesgavisão apresenta
 » O Começo
 » O Dia em que enrosquei o saco
 » Estavam todas banhadas... ou todos fomos gatos...
 » Vivaldi Nani e o porre nos moleques
 » As bombas de xuxu
 » Cultura e zoologia
 » Ficou na saudade
 » Dicionário Caieirense
 » Caieiras nosso berço, nossas raízes
 » Caieiras nosso berço, nossas raízes II
 » Caieiras, quem te viu, quem te vê, te ama e sabe porque !!!
 » De Volta ao passado - Os apelidos
 » Homenagem de Marlene Sálvio a Caieiras
 » Esta é para o dia de São José
 » O trem que passou na minha vida!
 » O empreendorismo de Assis Fernandes
 » Caieiras que eu conheci

 

Voltar