» Colunas » Saúde Conteudo Patrocinado por Poliem Industrial

01/07/2025
DEPRESSÃO X PSILOCIBINA

Como uma dose de psilocibina pode tratar o transtorno depressivo

Dr. Francis Perry Wilson

Notificação

23 de junho de 2025

 

A história das nossas vidas está gravada nos caminhos do nosso cérebro. Alguns desses caminhos são positivos e nos dão um senso de autoestima e resiliência à adversidade. Outros são desadaptativos, promovendo ansiedade, medo e depressão. Os caminhos levam a ações, e essas ações tendem a reforçá-los. Ansiedade gera ansiedade, depressão gera depressão.

Acredito que essa seja parte da razão pela qual problemas de saúde mental são tão difíceis de tratar. Nossos cérebros são moldados nessas configurações problemáticas de autorreforço e continuamos caindo nas mesmas rotinas. E, sim, a psicoterapia e os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) podem nos ajudar a sair dessas rotinas, a trabalhar para criar novas rotinas mais produtivas e a melhorar nossa saúde. Mas esses ganhos podem ser difíceis de manter ao longo do tempo.

Mas e se houvesse um botão de reinicialização em nossos cérebros? E se pudéssemos sair dessas rotinas, mesmo que por algumas horas, e enxergar os caminhos como eles realmente são? E se pudéssemos recomeçar?

Parece bom demais para ser verdade e, para ser claro, pode ser, mas continuam surgindo dados de que a psilocibina — o componente psicoativo dos chamados “cogumelos mágicos” — são capazes de fazer exatamente isso. E após apenas uma dose.

Esses dias estou com cogumelos mágicos na cabeça — não literalmente —, graças a este artigo publicado no periódico Cancer, do qual o famoso Dr. Ezekiel Emanuel é coautor. Trata-se de um pequeno ensaio clínico de fase 2 com psilocibina, testando uma dose única de 25 mg, realizado em indivíduos com câncer e transtorno depressivo maior.

O interessante deste estudo é a duração do acompanhamento: dois anos. A maioria dos estudos com psilocibina termina após alguns meses e isso faz com que as implicações do tratamento a longo prazo sejam pouco claras.

Aqui está o desenho do estudo: foram incluídos 30 pacientes (média de idade de 58 anos; 70% mulheres; 80% brancos), e todos receberam a mesma intervenção. Não houve grupo de controle.

A intervenção durou oito semanas. Inicialmente, os participantes passaram por quatro consultas com um psicoterapeuta para rastreamento e atendimento psicológico, em preparação para receber a substância. Em seguida, receberam 25 mg de psilocibina e permaneceram em ambiente monitorado por cerca de seis ou sete horas. Depois disso, passaram por mais quatro consultas com o psicoterapeuta como parte da experiência psicodélica. Foram oito semanas, basicamente uma consulta por semana.

Em vários momentos, a saúde mental de cada participante foi avaliada usando escalas padronizadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Montgomery-Åsberg (MADRS) e a Escala de Avaliação de Ansiedade de Hamilton (HAM-A).

Vamos a essas escalas por um instante antes de olhar para os resultados do estudo. A escala de depressão usada aqui fornece pontuações que variam de 0 a 60, com escores mais altos indicando piora do transtorno depressivo. Pacientes relataram que uma redução de cinco pontos seria clinicamente significativa. Uma metanálise de tratamentos com ISRS mostrou que esses antidepressivos comuns levam a uma redução média de cerca de três pontos em comparação com o placebo. É claro que algumas pessoas se saem melhor e outras pioram; eu só queria estabelecer um contexto.

Vejamos o estudo com a psilocibina. No início do estudo, as pontuações de depressão dos participantes variaram de cerca de 10 a 45 — uma gravidade bastante significativa da doença. Ao final do período de intervenção de oito semanas, a redução média na pontuação de depressão foi de 20 pontos. Isso é um efeito enorme.

É verdade que não existe um grupo placebo aqui, então essa redução de 20 pontos inclui o efeito placebo, que pode ser significativo em ensaios clínicos sobre transtorno depressivo, mas acho difícil acreditar que seja tudo graças ao efeito placebo.

Podemos triangular um pouco a questão do placebo a partir deste estudo, “Single-Dose Psilocybin for a Treatment-Resistant Episode of Major Depression”, que foi publicado em 2022 no periódico New England Journal of Medicine.

Este foi um ensaio controlado por placebo que incluiu pessoas com transtorno depressivo grave refratário e utilizou a mesma escala de depressão do estudo que estamos discutindo hoje. O grupo da psilocibina apresentou uma melhora de 12 pontos e o grupo do placebo, uma melhora de 5,5 pontos — uma diferença líquida que ainda é cerca de duas vezes maior que a obtida com ISRS.

É claro que a preocupação com o efeito placebo é um tanto acadêmica. Especialmente para quadros como o transtorno depressivo, há um argumento razoável de que não devemos nos importar se o efeito é mediado biologicamente, por placebo ou por ambos; se funciona, funciona.

As melhoras na escala de ansiedade também foram impressionantes. Em oito semanas, houve uma melhora de 17 pontos em relação ao valor inicial.

A parte mais interessante deste estudo é o acompanhamento de longo prazo, disponível para 28 dos 30 participantes incluídos. Após dois anos de acompanhamento, mais da metade dos participantes apresentou pontuações na escala de depressão inferiores a 50% de suas pontuações iniciais — uma redução média de 15 pontos. Efeitos semelhantes foram observados nas pontuações de ansiedade.

Qual o mecanismo por trás disso? Como uma substância, uma molécula como a da psilocibina, pode levar a mudanças persistentes em transtornos mentais graves?

Existem muitas hipóteses. Mas vamos analisar o mecanismo de ação da psilocibina em si. A psilocibina se liga a um receptor específico no cérebro chamado receptor de serotonina 2A — na minha opinião, o receptor mais interessante de todo o cérebro.

Se há outras substâncias que se ligam a esse receptor? Sim, a mescalina e a dietilamida do ácido lisérgico (LSD). Certas mutações nesse receptor também predispõem à esquizofrenia. Assim, é difícil não ver paralelos entre alguns sintomas da esquizofrenia — como a sensação de irrealidade, a paranoia, as alucinações — e as experiências ao tomar algumas dessas substâncias psicodélicas. É claro que o efeito delas é autolimitado — pelo menos os efeitos agudos são.

Mas por que são terapêuticos? Alguns pesquisadores estão usando um novo termo para descrever substâncias como a psilocibina: psicoplastógenos. A ciência sugere que um único uso desses agentes pode permitir um aumento repentino na plasticidade neural, permitindo a formação de novas conexões neuronais que não ocorreriam em outras condições, além da quebra e reestruturação de conexões mais antigas. Se nossos cérebros estão gravados com as histórias de nossas vidas, se nossos comportamentos se consolidam e reforçam essas rotinas psicológicas, psicoplastógenos como a psilocibina podem, por assim dizer, suavizar esses rastros.

Isso pode sugerir que as sessões concomitantes de psicoterapia sejam, na verdade, um componente essencial desse tipo de tratamento. Talvez a psilocibina libere algumas vias desadaptativas, mas restaurá-las de forma saudável ainda dá trabalho. Não me surpreenderia se fosse essa a explicação, e é um bom lembrete de que esses fármacos não são uma panaceia para a saúde mental. Na verdade, estamos apenas começando a explorar as possibilidades e os riscos nesse campo, que com certeza é promissor. Quantos de nós não gostariam de “reiniciar” alguns dos nossos padrões de pensamento desadaptativos? Mas, por enquanto, o uso desses agentes para fins terapêuticos realmente precisa ser feito sob a supervisão de um médico experiente.

O Dr. Francis Perry Wilson é professor associado de medicina e saúde pública e diretor do Yale's Clinical and Translational Research Accelerator. Seu trabalho de comunicação científica pode ser encontrado no Huffington Post, na NPR e aqui no Medscape. Ele tuíta como  @fperrywilson e seu livro, “How Medicine Works and When It Doesn't”, já está disponível. 

Este conteúdo foi traduzido do Medscape

Créditos: Mohamed El-Jaouhari | Dreamstime.com

Medscape © 2025 WebMD, LLC

As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.

O QUE A I.A. DIZ SOBRE O ASSUNDO

Psilocibina (Cogumelos Mágicos)

Nomes comuns ou de rua : Cogumelos Mágicos, Cogumelos, Cogumelo Sagrado, Cogumelos, Fumaça Pequena, Paixão Púrpura

O que é psilocibina (cogumelos mágicos)?

Psilocibina (4-fosforiloxi-N,N-dimetiltriptamina) e psilocina são compostos químicos obtidos de certos tipos de cogumelos alucinógenos secos ou frescos encontrados no México, América do Sul e nas regiões sul e noroeste dos Estados Unidos. A psilocibina é classificada como uma indol-alquilamina (triptamina). Esses compostos têm estrutura semelhante à dietilamida do ácido lisérgico (LSD) e são usados ​​de forma abusiva por seus efeitos alucinógenos e eufóricos, produzindo uma "viagem". Os efeitos alucinógenos (psicodélicos) provavelmente se devem à ação nos receptores de serotonina (5-HT) do sistema nervoso central.

Existem mais de 180 espécies de cogumelos que contêm as substâncias químicas psilocibina ou psilocina. Assim como o peiote ( mescalina ), os cogumelos alucinógenos são usados ​​em ritos indígenas ou religiosos há séculos. Tanto a psilocibina quanto a psilocina também podem ser produzidas sinteticamente em laboratório. Há relatos de que a psilocibina comprada nas ruas pode, na verdade, ser de outras espécies de cogumelos misturadas com LSD.

Métodos de uso de psilocibina

Os "cogumelos mágicos" têm caules longos e finos, que podem parecer brancos ou acinzentados, encimados por chapéus com lamelas escuras na parte inferior. Os cogumelos secos geralmente apresentam uma cor marrom-ferrugem avermelhada com áreas isoladas de um tom esbranquiçado. Os cogumelos são ingeridos por via oral e podem ser preparados em chá ou misturados a outros alimentos. Os cogumelos podem ser usados ​​frescos ou secos. A psilocibina tem um sabor amargo e desagradável.

Uma "viagem ruim", ou uma experiência desagradável ou até mesmo aterrorizante, pode ocorrer com qualquer dose de psilocibina. Em geral, cogumelos secos contêm cerca de 0,2% a 0,4% de psilocibina e apenas traços de psilocina. A dose típica de psilocibina usada para fins recreativos varia, com efeitos de pico ocorrendo em 1 a 2 horas e durando cerca de seis horas.

A dose e os efeitos podem variar consideravelmente dependendo do tipo de cogumelo, do método de preparo e da tolerância individual. Pode ser difícil determinar a espécie exata do cogumelo ou a quantidade de alucinógeno que cada cogumelo contém. Doses iniciais menores e um período mais longo para determinar os efeitos podem ser uma opção mais segura se você optar por usar psilocibina para fins recreativos.

Efeitos do uso de "cogumelos mágicos" e "cogumelos"

Os efeitos da psilocibina são semelhantes aos de outros alucinógenos, como a mescalina do peiote ou o LSD . As reações psicológicas ao uso da psilocibina incluem alucinações visuais e auditivas e a incapacidade de discernir a fantasia da realidade. Reações de pânico e psicose também podem ocorrer, principalmente se grandes doses de psilocibina forem ingeridas.

Alucinógenos que interferem na ação da serotonina, substância química do cérebro, podem alterar:

  • humor
  • percepção sensorial
  • dormir
  • fome
  • temperatura corporal
  • comportamento sexual
  • controle muscular

Os efeitos físicos dos cogumelos psicodélicos podem incluir náuseas, vômitos, fraqueza muscular, confusão e falta de coordenação. O uso combinado com outras substâncias, como álcool e maconha, pode intensificar ou agravar todos esses efeitos.

Outros efeitos das drogas alucinógenas podem incluir:

  • sentimentos e experiências sensoriais intensificados
  • mudanças na noção de tempo (por exemplo, o tempo passando lentamente)
  • aumento da pressão arterial, da frequência respiratória ou da temperatura corporal
  • perda de apetite
  • boca seca
  • problemas de sono
  • sentidos mistos (como "ver" sons ou "ouvir" cores)
  • experiências espirituais
  • sentimentos de relaxamento ou distanciamento de si mesmo/ambiente
  • movimentos descoordenados
  • inibição reduzida
  • suor excessivo
  • pânico
  • paranoia - desconfiança extrema e irracional dos outros
  • psicose - pensamento desordenado e desligado da realidade

Doses maiores de psilocibina, incluindo uma overdose, podem levar a efeitos alucinógenos intensos por um período mais longo. Pode ocorrer um episódio intenso de "viagem", que pode envolver pânico, paranoia, psicose, visualizações assustadoras ("viagem ruim") e, muito raramente, morte. A lembrança de uma "viagem ruim" pode durar a vida toda.

O abuso de cogumelos com psilocibina também pode levar à toxicidade ou à morte se um cogumelo venenoso for erroneamente considerado um cogumelo "mágico" e ingerido. Se vômitos, diarreia ou cólicas estomacais começarem várias horas após o consumo dos cogumelos, a possibilidade de envenenamento por cogumelos tóxicos deve ser considerada e atendimento médico de emergência deve ser procurado imediatamente.

Há relatos de tolerância ao uso de psilocibina, o que significa que uma pessoa precisa de uma dose cada vez maior para obter o mesmo efeito alucinógeno. "Flashbacks", semelhantes aos que ocorrem em algumas pessoas após o uso de LSD, também foram relatados com cogumelos. Há relatos de que pessoas que usam LSD ou mescalina também podem desenvolver tolerância cruzada à psilocibina .

Quanto tempo os cogumelos permanecem no seu organismo?

Alucinógenos comuns, com a possível exceção da fenciclidina (PCP) , geralmente não são testados em exames toxicológicos padrão no local de trabalho. No entanto, se as autoridades legais, a equipe médica ou o empregador assim o desejarem, é possível realizar ensaios laboratoriais que detectam qualquer droga ou metabólito, incluindo psilocibina, por meio de técnicas laboratoriais avançadas.

Quando testado na urina, o metabólito psilocibina do cogumelo psilocibina, psilocina, pode permanecer no organismo por até 3 dias. No entanto, a taxa metabólica, a idade, o peso, a idade, as condições médicas, a tolerância a medicamentos, outros medicamentos ou drogas utilizados e o pH da urina de cada indivíduo podem afetar os períodos reais de detecção.

Extensão do uso de cogumelos alucinógenos

Com base na pesquisa de 2020 da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde (NSDUH) da SAMHSA, publicada em outubro de 2021, cerca de 7,1 milhões de pessoas com 12 anos ou mais (2,6%) relataram ter usado alucinógenos no ano anterior à pesquisa. Em 2018, esse número era de aproximadamente 5,6 milhões de pessoas.

Na pesquisa, os alucinógenos incluem não apenas a psilocibina de cogumelos, mas também outras drogas psicodélicas como LSD, PCP, peiote, mescalina, "Ecstasy" (MDMA ou "Molly"), cetamina, DMT/AMT/"Foxy" e Salvia divinorum. Em comparação, 49,6 milhões de pessoas usaram maconha no ano anterior à pesquisa de 2020.

A porcentagem de usuários de alucinógenos entre jovens adultos de 18 a 25 anos (7,3% ou 2,4 milhões de pessoas) foi maior do que as porcentagens entre adolescentes de 12 a 17 anos (1,5% ou 370.000 pessoas) ou adultos com 26 anos ou mais (2% ou 4,3 milhões de pessoas).

Os cogumelos são legais nos EUA?

Em alguns estados ou cidades, a psilocibina é descriminalizada com algumas restrições. No entanto, a psilocibina é uma substância de Classe I, segundo a lei federal da Lei de Substâncias Controladas (CSA) da DEA. A CSA afirma que se trata de uma substância com alto potencial de abuso, sem uso médico atualmente aceito em tratamentos nos EUA e sem segurança comprovada para uso sob supervisão médica.

Em novembro de 2020, o estado do Oregon aprovou a Medida 109 para legalizar a psilocibina para pessoas com 21 anos ou mais. Em outra votação, a psilocibina foi descriminalizada. Os defensores da legalização da psilocibina no Oregon defendem seu uso para condições médicas, como depressão, ansiedade ou TEPT. A nova lei tornará a psilocibina mais acessível a pessoas que precisam dela clinicamente. A Medida 109 será promulgada após a conclusão de uma fase de desenvolvimento, um processo previsto para dois anos.

Nas eleições de meio de mandato de 2022 nos EUA, o Colorado aprovou uma medida eleitoral para descriminalizar a psilocibina e a psilocina encontradas em cogumelos mágicos para adultos com 21 anos ou mais. A substância é restrita no Colorado, com o uso clínico eventualmente permitido em centros "terapêuticos" estaduais, sob a supervisão de facilitadores licenciados (previsto para 2024). O uso pessoal é legal, mas a venda no varejo não é permitida. Adultos podem cultivar, possuir e compartilhar psilocibina, mas não podem vendê-la para uso pessoal. Três compostos psicodélicos relacionados, DMT, ibogaína e mescalina, também foram descriminalizados (mas não a mescalina extraída do peiote).

Washington, DC, também descriminalizou a psilocibina em novembro de 2020, e São Francisco, CA, em 2022. Pelo menos uma dúzia de outras cidades dos EUA, incluindo Oakland, CA, Denver, CO, Ann Arbor, MI, Seattle, WA e Cambridge, MA, também descriminalizaram o uso de psilocibina em vários graus.

A lei federal ainda considera a psilocibina uma droga de Classe I pela Agência Antidrogas dos EUA (DEA). Pesquisadores podem ter acesso ao composto para estudar seus efeitos por meio de isenções especiais da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA).

Outras drogas encontradas na Lista I federal incluem maconha , LSD e heroína . Para que a psilocibina seja prescrita a pacientes, ela teria que ser reclassificada como um medicamento da Lista II , o que significa que seu uso médico atualmente é aceito, mas com severas restrições devido ao potencial de dependência.

Usos médicos e estudos clínicos da psilocibina

Embora a psilocibina seja usada há séculos em rituais, a medicina moderna também relatou estudos clínicos recentes. Estudos foram concluídos avaliando seu uso em ansiedade e medo em pessoas com câncer terminal, depressão grave, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), cessação do tabagismo,

Um relatório foi publicado no Journal of Psychopharmacology detalhando dois pequenos estudos que observaram que o ingrediente presente nos "cogumelos mágicos" – a psilocibina – pode reverter a sensação de "angústia existencial" que os pacientes frequentemente sentem após o tratamento do câncer. Alegadamente, o câncer pode deixar pacientes com esse tipo de transtorno psiquiátrico, sentindo que a vida não tem sentido. Tratamentos típicos, como antidepressivos, podem não ser eficazes. No entanto, o uso de uma única dose de psilocibina sintética reverteu a angústia sentida pelos pacientes e teve um efeito de longo prazo. Alguns pacientes com câncer avançado descreveram o efeito da droga como se "a nuvem da desgraça parecesse se dissipar".

Dois estudos adicionais utilizando psilocibina foram concluídos: um no Langone Medical Center da Universidade de Nova York (NYU), na cidade de Nova York, e outro na Escola Médica Johns Hopkins, em Baltimore. Em ambos os estudos, monitores treinados acompanharam os pacientes enquanto eles experimentavam os efeitos da droga, que pode levar a alucinações.

  • No estudo da NYU , 29 pacientes com câncer avançado receberam uma dose única de psilocibina ou da vitamina B conhecida como niacina, ambas em conjunto com psicoterapia. Após sete semanas, os pacientes alternaram os tratamentos (um estudo cruzado). Em 60% a 80% dos pacientes que receberam psilocibina, o alívio do sofrimento ocorreu rapidamente e durou mais de seis meses. O efeito a longo prazo foi avaliado por pesquisadores que analisaram os resultados de testes de depressão e ansiedade.
  • No estudo da Johns Hopkins , pesquisadores trataram 51 adultos com câncer avançado com uma pequena dose de psilocibina, seguida cinco semanas depois por uma dose mais alta, com um acompanhamento de 6 meses. Assim como no estudo da NYU, cerca de 80% dos participantes experimentaram alívio clinicamente significativo da ansiedade e da depressão, com duração de até seis meses.

No Centro de Pesquisa Psicodélica e da Consciência da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, pesquisadores estão se concentrando em como os psicodélicos afetam o comportamento, o humor, a cognição, a função cerebral e os marcadores biológicos de saúde. Este grupo de pesquisa foi o primeiro a obter aprovação regulatória nos EUA para continuar a pesquisa com psicodélicos em voluntários saudáveis.

Conforme relatado pela Johns Hopkins, estudos estão avaliando o uso da psilocibina como uma nova terapia para dependência de opioides, doença de Alzheimer, depressão resistente ao tratamento, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), síndrome da doença de Lyme pós-tratamento (anteriormente conhecida como doença de Lyme crônica), cessação do tabagismo, anorexia nervosa e transtorno por uso de álcool. Espera-se um foco na medicina de precisão adaptada a cada paciente.

Estudos adicionais com psilocibina são esperados, e um deles está comparando a substância química a um antidepressivo tradicional líder. Em muitos estudos, a psilocibina é usada como tratamento de dose única, com efeitos a longo prazo.

Em novembro de 2019, a FDA designou a terapia com psilocibina como uma " terapia inovadora " para depressão para o Instituto Usona, uma ação que a agência utiliza para acelerar o desenvolvimento e a revisão de medicamentos experimentais. Espera-se que terapias inovadoras proporcionem uma grande melhoria em relação aos agentes atualmente disponíveis para uma necessidade médica não atendida.

O ensaio clínico PSIL201 com psilocibina da Usona nos EUA é um estudo de Fase 2 que avalia a psilocibina como tratamento para o Transtorno Depressivo Maior (TDM). Esta pesquisa utilizará um delineamento randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para medir os efeitos antidepressivos de uma dose única de psilocibina em 80 pacientes com TDM entre 21 e 65 anos de idade. De acordo com o fabricante, "a psilocibina oferece potencialmente um novo paradigma no qual um composto de curta ação proporciona alterações profundas na consciência e pode permitir a remissão a longo prazo dos sintomas depressivos".

Se aprovada pela FDA, a psilocibina teria que ser reclassificada pela DEA para estar disponível aos pacientes; atualmente, ela é classificada como um medicamento de Tabela I.

FONTE:https://www-drugs-com.translate.goog/illicit/psilocybin.html?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc

 


Medscape.com

Leia outras matérias desta seção
 » Alzheimer x demência x exames de sangue
 » Novas pesquisas, Inteligência Artificial e medicamentos inovadores avançam contra o câncer
 » AMEBA COMEDORA DE CÉREBRO
 » MAGNÉSIO X SONO
 » BIOTÔNICO FONTOURA
 » IMUNIDADE X GRUPOS DE RISCO
 » TIRAR OU NÃO OS SAPATOS ?
 » CÃNCER DE COLO DE ÚTERO = ZERO
 » FISICULTURISTAS X INSULINA PERIGO REAL
 » CART-T X CÂNCER
 » VITAMINAS
 » LEITES X DRC (DOENÇA RENAL CRÔNICA)
 » AUSÊNCIA PATERNA X FILHAS
 » GLP-1
 » FIMOSE FEMININA
 » INFODEMIA
 » INSULINA GLARGINA NO SUS
 » lSUPERGRIPE AVANÇA
 » DOENÇAS INCURÁVEIS X I.A.
 » CONSERVANTES NA COMIDA
 » CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA-CVV
 » A onda dos peptídeos para beleza:
 » Air Fryer causa câncer?
 » MENOPAUSA
 » AGUA MORNA PELA MANHÃ FAZ BEM ?
 » VÌRUS MPOX
 » PANCREATITE X CANETAS EMAGRECEDORAS
 » ENXAQUECA
 » JOELHOS X OSTEOARTRITE
 » PEIDAR FAZ BEM PARA A SAÚDE....
 » ESCARAS
 » MELATOLINA TOME CUIDADO
 » CÂNCER DE PANCREAS
 » MELÃO DE SÃO CAETANO X DIABETES
 » SARCOPENIA
 » DOR NAS COSTAS
 » ULTRAPROCESSADOS
 » MAGNÈSIO AJUDA A DORMIR ?
 » MORTE:ENTENDA
 » Alzheimer novo medicamento
 » DETOX
 » kiwi e psyllium contra constipação crônica
 » CANETAS EMAGRECEDORAS VAI PARAR DE USAR?
 » BRONZE DE FITINHA....
 » TESTOSTERONA X MULHER
 » NOVA TERAPIA CONTRA O CÂNCER
 » Como evitar os picos de glicose
 » AÇUCAR X CARBOIDRATOS
 » CANETAS EMAGRECEDORAS E O RISCO IMINENTE
 » 13 EMERGENCIAS DOMÉSTICAS
 » Chatbot aconselha jovem de 17 anos a matar os pais
 » Escovar os dentes antes (e não depois) do café da manhã:
 » CANETA EMAGRECEDORA NACIONAL E PARA DIABETES
 » DAPAGLIFOZINA OU EMPAGLIFOZINA ?
 » QUIABO X DIABETES
 » ABUSOS SEXUAIS X MEDICAMENTOS
 » Semaglutida e tirzepatida reduzem risco de demência e AVC
 » O ChatGPT está nos deixando burros?
 » DERMATITE ATÓPICA
 » PÂO QUAL O MELHOR ?
 » Covid-19 longa é mais comum em mulheres
 » MAÇÃS
 » DEPRESSÃO X PSILOCIBINA
 » DIABETES X MICRONUTRIENTES
 » VITAMINA C MITO OU VERDADE ?
 » VITAMINAS - POLIVITAMÍNICOS
 » A PERDA DE PESO EM IDOSOS
 » ALIMENTOS ULTRA PROCESSADOS E SUA REPUTAÇÃO
 » MEDICAMENTOS E MICROBIOMA
 » CÂNCER DE MAMA NOVIDADES NA ASCO 2025
 » Medicamento para diabetes mostra eficácia para pacientes com doença hepática
 » PARECE MAS NÃO É....ALIMENTO
 » OZEMPIC E WEGOVY EFEITOS INDESEJÁVEIS
 » Envelhecimento x estatinas
 » Vitamina D x Esclerose Múltipla
 » URSINHOS X ÁCAROS
 » GLUCOMANANO O QUE É
 » OMEGA 3 X ENVELHECIMENTO CEREBRAL
 » A incrível conexão entre intestino e cérebro
 » BRASILEIROS TEM 8 MILHÕES DE MUTAÇÕES GENÉTICAS
 » MELASMA OU MANCHAS NO ROSTO
 » COVID 19 X ESQUIZOFRENIA
 » Esquizofrenia Unicamp descobre proteína
 » LIPODISTROFIA
 » BEBER XIXI NÃO É ACONSELHÁVEL
 » Você está envelhecendo bem ?
 » Queima de gordura
 » ASPIRINA
 » SORO CASEIRO SALVA VIDAS
 » Vitamina D x esclerose múltipla precoce
 » Galleri novo teste para detectar câncer
 » Gordura no fígado e pâncreas
 » Homem-Mulher biônicos deixa de ser ficção
 » Como um remédio me fez ficar viciada em sexo
 » Cocô e sua importância
 » CANNABIS MEDICINAL
 » Insulina semanal foi aprovada
 » Casamento entre primos
 » VELOCIDADE DO INTESTINO E SUA SAÚDE
 » O MAR NOS FAZ SENTIR BEM
 » COLÁGENO
 » POIS É LULA
 » VENTILADOR AJUDA ATÉ QUE PONTO ?
 » Tudo que é natural é bom mesmo?
 » Unhas
 » Diabetes - SUS medicamentos disponíveis
 » LIPEDEMIA
 » Ozempic x Jardiance - Comparação
 » IMUNIDADE MITOS E VERDADES
 » PORQUE O PÊNIS HUMANO NÃO TEM OSSO ?
 » IDOSO A HORA DE PARAR DE DIRIGIR
 » Diabetes cuidado com os golpes
 » MAGNÉSIO
 » Maconha x psicose
 » Vitamina D baixa...
 » Açucar e seus disfarses
 » Monjaro x Wegovy
 » Paradoxo do colesterol alto
 » CACAU OS BENEFÍCIOS
 » Cerveja x churrasco
 » Pão congelado
 » Testosterona
 » PIMENTA & OUTROS
 » Coletor menstrual
 » Dormir junto é bom ou ruim?
 » Gelatina light com iogurte natural
 » Picolinato de Cromo x diabetes
 » Nódulos no pescoço,axila e virilha
 » RETINOBLASTOMA EM CRIANÇAS
 » 15 Dicas de Como Baixar a Glicose Naturalmente
 » Assistolia fetal: um “direito” anti-humano
 » Àcido úrico
 » Dor de dente
 » Os segredos dos centenários saudáveis
 » Espasmos musculares
 » Rigidez muscular é o principal sintoma da síndrome de Stiff Person
 » Farmácia Popular lista de medicamentos
 » Pão com àlcool
 » Mais sujo que tampa de privada?
 » Tomate x câncer da próstata
 » Transtorno por uso de maconha
 » COQUELUCHE - TOSSE COMPRIDA
 » Esquecer é tão importante quando lembrar
 » Assembléia Mundial da Saúde
 » A pior dor do mundo-nervo trigêmeo
 » Diabéticos tem aumento desenfreado
 » Descoberta a principal causa da doença inflamatória intestinal
 » Doença inflamatória intestinal
 » Câncer de pulmão x biomarcador
 » Estatinas: O que são, Como Funcionam e Efeitos Colaterais
 » Discalculia x matemática
 » Terapia genética:menina escuta pela 1ª vez
 » Verme vivo encontrado no cérebro de mulher
 » Rins:Mitos e verdades
 » Sal de cozinha tem limite
 » Água com gás x Àgua sem gás
 » Àgua filtrada é mais saudável ???
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna
 » ASCO 2023 Muitas novidades sobre o câncer
 » Vitaminas o perigo da Overdose
 » Omeprazol: os riscos de tomar por muito tempo
 » Noctúria
 » As comidas que você deve evitar
 » Depressão rebelde - Anedonia
 » Quantos passos é preciso para manter a saúde
 » Perda de peso x caneta injetável
 » Paracetamol o vilão do fígado
 » As diferenças entre homens e mulheres
 » Colesterol:50% menos
 » Transplante de fezes
 » AAS uma dose cada três dias basta
 » Câncer: o mistério dos micróbios que vivem em tumores
 » Alimentos processados podem ser melhores que naturais
 » Câncer:Tratamento CAR-T
 » Câncer de pulmão
 » Colesterol MITOS X VERDADES
 » Covid 19 x demência
 » Pão engorda?
 » Você sabe o que come?-cabelo no pão por exemplo!
 » Alimentos ultraprocessados fazem mal à saúde
 » 4 boas notícias no tratamento do câncer
 » Doença de Chagas está de volta
 » Os mitos e erros sobre os hemisférios do cérebro
 » Câncer de próstata:Remissão total
 » Magnésio tipos e benefícios
 » Semaglutida x perda de peso
 » Vitamina D
 » Cortisol x estresse
 » Vírus respiratório VSR o vilão da temporada
 » Carne processada & nitratos e nitritos
 » Agua
 » Colchão: Você limpa ele?
 » Vinagre x limpeza
 » Magnésio e sua importância para o corpo
 » Intestino irritável veja como se alimentar
 » Como substituir o açúcar com seis opções saudáveis
 » Dengue tem vacina aprovada
 » Enxaqueca
 » Fibromialgia
 » Salgadinho é mais barato que fruta
 » ELECTROMA
 » DIABETES X VITAMINA D3
 » Ameaça de AVC
 » Emoções nas redes sociais
 » Enfisema pulmonar é a terceira causa de mortes no mundo
 » Nao esquece da cabeça porque está grudada ?
 » Beber 8 copos de água por dia é exagero ?
 »  Alzheimer os sintomas
 » Dez mitos sobre envelhecer
 » NOVA ONDA COVID19 - VACINA BIVALENTE
 » Magnésio
 » Mudanças climáticas
 » ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS O PERIGO
 » Gripe ou a nova onda Covid19 ?
 » Meningite meningocócica pode ter evolução rápida
 » Papel higiênico entope o vaso ou não? Vamos descobrir!
 » Mudanças sociais
 » Chocolate
 » Imunoterapia contra o câncer
 » Restrição de proteínas ajuda a controlar diabete e reduzir obesidade,
 » Leishmaniose pode ser fatal
 » Câncer de sangue - nova terapia
 » Câncer retal curado
 » Sequelas de quem teve Covid-19
 » Zeaxantina protege os olhos
 » Emagrecedores proibidos pela Anvisa
 » Doença Falciforme a cura
 » Losartana:remédios são recolhidos
 » AVC ou derrame o que é ?
 » Câncer no testículo
 » Fungos podem transmitir doenças graves
 » Covid19 vírus desafia nossa imunidade
 » Covid19 e o Dímero-D
 » Assombroso não é ter câncer, mas sim não ter
 » Os chás que são venenos ou não ?
 » Vacinas com vírus desativados protegem mais
 » Aterosclerose e seus fatores de risco
 » Vacina em crianças
 » Câncer de tireoide em mulheres, superdiagnosticadas?
 » Leuclopasia oral
 » Melatonina
 » Covid19 - O pesadelo vai continuar em 2022 ?
 » Vacina: A importância da 3ª dose
 » USP isola variante do ômicron
 » Alzheimer x Viagra (sildenafil)
 » Um copo de água a cada refeição?
 » Ômicron o novo pesadelo
 » Semaglutida para emagrecer compensa ?
 » Inflamação sistêmica
 » Corticoide x escorpião amarelo
 » Antibióticos x bactérias resistentes
 » Aditivos químicos nos alimentos
 » Dedos de covid
 » Carambola uma fruta neurotóxica
 » Cardíacos e Idosos muita cautela em tomar Aspirina
 » Doenças transmitidas por animais
 » Canabidiol (maconha) ajuda na dor crônica
 » Idosos alguns cuidados para se manter vivo
 » Alisar cabelo - os perigos
 » O idoso e a demência
 » Coronavac 3ª dose porque tomar
 » Covid19 - Atualização
 » Coronavac x doenças autoimunes
 » Imunização contra covid está comprometida
 » O vírus de Marburg - mais um perigoso
 » Leishmaniose tem mecanismo desvendado
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é
 » Coronavírus só a idade não é fator determinante
 » Coronavírus: não existe mais grupos de risco
 » Vitaminas em excesso são prejudiciais
 » Coronavírus x Gripe espanhola a história se repete
 » Coronavírus: Aspirina pode ser benéfica
 » Coronavírus: Macrófago é um dos vilões
 » Coronavírus:Pode permanecer mais de 14 dias no organismo
 » Coronavírus:Pacientes resistentes podem ajudar
 » Leucemia linfoide aguda (LLA),
 » Coronavírus:Antiviral é aprovado
 » Coronavírus:catástrofe iminente
 » Coronavírus:vem aí o spray nasal
 » Coronavírus:Quem está com ele pode se vacinar?
 » Coronavírus:Variante P1 está se alastrando rapidamente
 » Paralisia facial reversão com laser
 » Vitamina D:suplemento não tem melhoras
 » Quando as vitaminas se tornam tóxicas
 » Coronavírus-remédio para câncer é esperança
 » Coronavírus:Atividade física não evita agravamento
 » Coronavírus: quanto tempo leva a resposta imunológica da vacina?
 » Vacinação: Perguntas e Respostas
 » Coronavírus :em nossas UTIs as mortes são altas
 » Melatonina uma muralha contra o covid19 no pulmão
 » Coronavírus: A nova variante mais contagiante
 » Coronavírus: Cientistas da USP fazem um panorama da situação
 » Alimentos que reduzem o colesterol e o triglicérides
 » Droga experimental pode reverter problemas na memória
 » Teste do covid19 pela saliva
 » Coronavírus: inflamassomas
 » O calor veio para ficar
 » Artrite reumatóide x hemopressina
 » Cirurgia combinada catarata mais buraco macular
 » Coronavírus o que temos hoje para combater
 » Própolis vermelha é anticancerígena
 » Catarata: proteína pode estar ligada a ela
 » Coronavírus: Vitamina D ajuda
 » Bactérias da Antartica contra o câncer
 » Corticóides contra o coronavírus
 » Zolgensma o absurdo de US$ 2 milhões
 » Com tratamento precoce risco de morte cai
 » Colchicina age contra o coronavírus
 » Tuberculose novos fármacos para o futuro
 » Coronavírus: perda repentina do olfato
 » Coma Ovo.....ou não ?
 » Guaraná contra o diabetes tipo 2
 » Nova terapia para o mal de Parkinson
 » Coronavírus são seis tipos com sintomas diferentes
 » Coronavírus: teste pelo plano de saúde
 » A pandemia e a depressão em crianças
 » Coronavírus x tipo sanguineo
 » Pomada para feridas diabéticas
 » Coronavírus:Omega 3 x Covid19
 » Reumatismo e seus vários tipos
 » Colesterol alto x coronavírus
 » Coronavírus:Imunidade cruzada
 » Coronavírus: Porque os Diabéticos correm mais risco
 » Canabidiol desenvolvido na USP chega às farmácias
 » Espinheira santa
 » Coronavírus: Pneumonia silenciosa
 » Coronavírus: Ar condicionado pode espalhar
 » Fakes sobre o coronavírus
 » Coronavírus: Doenças crônicas
 » Alcool gel exige cuidados
 » Coronavírus e o Oxímetro
 » Coronavírus: Uso do anticoagulante heparina
 » A batata Yacon e o diabetes
 » Coronavírus não é pior que as outras pandemias
 » Coronavírus: Remdesivir - antiviral
 » Coronavírus: veja a posição da sua Cidade no ranking de mortes
 » Anita contra o coronavírus
 » Coronavírus: visão geral
 » Coronavírus: Mais um medicamento parece que funciona
 » Coronavírus: perguntas e respostas atualizadas
 » Coronavírus; hidroxicloroquina + Azitromicina = cura ?
 » Coronavírus: novos sintomas
 » Coronavírus: Vitamina "D" ajuda
 » Coronavírus-Guia para conviver com infectados
 » Coronavírus: cheirou cocô e não sentiu, cuidado
 » Coronavírus-Redução precoce do contato social
 » Coronavírus: o pânico mata!
 » Plantas antivirais
 » Coronavírus: Água e sabão é melhor que álcool
 » Coronavírus: China aprova medicamento
 » Coronavírus: Cartilha
 » Câncer de Mama - Novidade
 » Corona: Perguntas e Respostas
 » Corona: Mentiras e Verdades
 » Stress como lidar com ele
 » Coronavirus - novas notícias
 » Perda de Ossos:droga promissora
 » Cuide do seu coração
 » Hanseníase (Leprae) em alta
 » Câncer: mais uma esperança
 » Bactéria da gonorreia está mais resistente
 » Água viva - Caravela portuguesa podem matar
 » Aspirina, AAS novos estudos
 » Viciados em videogames-Coletânea
 » Ponte de Safena e stents não são melhores que medicamentos
 » Nova droga pode reverter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP
 » Própolis - USP-ESALQ
 » Cera de ouvido detecta câncer
 » HPN Hidrocefalia de pressão normal
 » Sal do Himalaia não é o que dizem
 » Insuficiência cardíaca: novo medicamento
 » Mirtilo (blueberries) baixa a pressão
 » Herpes genital
 » Demência: anticolinérgico aumenta o risco
 » Refrigerantes e Sucos x Câncer
 » Queimaduras o que fazer
 » Planos de Saúde:novas regras de portabilidade
 » Câncer de Mama: novo medicamento
 » Alimentos que aumentam 60% o risco de morte
 » Guia da Demência
 » Losartana pode causar câncer de pele
 » SUS entendendo seu atendimento
 » Barba é mais suja que pelo de cachorro
 » Super fungo se espalha pelo mundo
 » Aspirina baixa dose, a bomba
 » Fungos cuidado com eles
 » Insulina Basaglar como usar
 » Gingko Biloba - Compêndio
 » Aspirina, diurético e omeprazol são associados a câncer
 » Insulina antiga é boa e segura diz Harvard Medical School
 » Retinoblastoma virus é esperança
 » As batatas de sofá começam cedo-Harvard M.S.
 » Moringa um modismo ?
 » Ômega 3,6,9 não servem para nada? - Há controvérsias
 » Plantas medicinais
 » Ataques de pânico
 » Peixe x envenenamento por mercúrio
 » Escritórios: fonte de germes
 » Diarreia como tratar
 » Laticínios ajudam contra doenças
 » Doença da urina preta (Haff)
 » Rapidinhas II da Harvard Saúde
 » Ômega-3: quando vale a pena tomar
 » Rapidinhas da Harvard Saúde I
 » Metformina droga maravilha ?
 » Espuma na urina
 » O café nosso de cada dia
 » Sangue na urina
 » Manga reduz gases e faz bem na pós-menopausa
 » Sono: alimentos que não combinam
 » Alimentos que combatem o diabetes
 » Perder peso: mitos e verdades
 » Aspirina contra Alzheimer
 » ayahuasca é antidepressivo segundo a UFRN
 » Pulgões como acabar com a praga
 » Microondas porque a comida não é gostosa
 » Rinosinusite tratado geral
 » Álcool em pequenas doses pode proteger o cérebro
 » Sepse aprenda a reconhecer
 » Vírus da zika elimina câncer cerebral
 » Transplante de células-tronco é eficiente contra diabete tipo 1
 » Como Remover Super Bonder-Super colas
 » Interstício o novo órgão do corpo humano
 » Antibióticos: hepatotóxicos e nefrotóxicos
 » Autistas: novas pesquisas
 » Câncer raro é curado com imunoterapia
 » Hanseníase tem cura
 » Doenças do pênis
 » Sangramento no nariz
 » Remédios que podem fazer mal aos rins
 » DST - Doenças sexualmente transmissíveis
 » Coluna: Infiltração e bloqueio
 » Remédios que têm efeitos colaterais assustadores
 » Alimentos nada saudáveis
 » Luz infravermelha terapeutica
 » Osteoporose tem novo medicamento
 » Iluminação artificial aumenta o risco de câncer e depressão
 » Calcinhas menstruais absorventes
 » DNA seria um biocomputador ?
 » Laringite
 » Tratamentos fúteis e degradantes
 » Bicarbonato desintoxica a Maçã
 » Febre Amarela Vacinação tem contra indicações
 » Como se Livrar de Catarro na Garganta
 » Imã de mosquito
 » Mal de Parkinson: nova droga
 » Ibuprofeno e Diclofenato podem parar o coração
 » Gordura no Fígado x açucar
 » Estudo da USP usa planta para matar células infectadas com HIV
 » Carboidrato: pior para o coração
 » Enxaqueca x mandíbula x crânio
 » Fome celular leva à metástese
 » 10 coisas que você jamais deve usar no avião
 » Sexo oral e a supergonorréia
 » Ervas e plantas que combatem doenças
 » Sal rosa do Himalaia faz mesmo bem para a saúde?
 » Diabetes: Veja as novidades
 » Câncer de próstata: Olaparibe
 » Cigarro light é mais perigoso
 » Chocolate amargo faz bem ao coração
 » Enxaqueca além da dor de cabeça
 » AVC - Acidente vascular cerebral
 » Você cheira mal ?
 » Tipo sanguìneo e o risco de infarto
 » Maconha: a diferença entre o remédio e o veneno
 » Vermes invasores de cérebros
 » Plantas medicinais
 » Infecções urinárias na mulher
 » Queijo: comer muito não afeta o colesterol
 » Glútem:baixo consumo pode levar à diabetes
 » Salsicha: menos 15 minutos de vida em cada uma
 » Hipoparatireoidismo é tema no Endocaipira
 » Câncer antes dos 30 anos
 » Sinais ignorados antes de um infarto
 » Mal de Parkinson: antibiótico é esperança
 » Absorvente pode causar choque tóxico
 » Fitoterápicos x alopáticos interações perigosas
 » Ibuprofeno alivia pouco a dor nas costas
 » Noz da Índia e chapéu de Napoleão proibidos
 » Lichia cuidado com ela
 » Faz mal tomar remédio vencido?
 » Cuidado com analgésicos
 » Câncer de próstata novo tratamento promissor
 » Medicamentos perigosos se mal utilizados
 » Estética: produtos provocam deformidades
 » Alimentos perigosos
 » Secador de mãos: Cuidado!
 » Alimentos que substituem produtos de limpeza
 » Câncer de ovário:medicamentos mais precisos
 » Salada em pacote tem risco de contaminação
 » Como prever o divórcio com duas perguntas
 » Pipoca faz bem à saúde ?
 » O câncer de mama e as "despeitadas"
 » Quantos litros de água devemos beber por dia?
 » O que acontece quando você não sonha
 » Falta de proteínas causa doenças
 » Planos de saúde com coparticipação
 » Hospitais: Erros podem matar mais que câncer
 » Câncer de pulmão tem novo medicamento
 » Gonorréia está ficando intratável, diz OMS
 » Anticoncepcional para emagrecer é perigoso
 » Calcio em excesso pode fazer mal ao coração
 » Alimento caiu no chão ? Cuidado
 » Precisa descansar? Então fique sozinho
 » Chia e seus benefícios, segundo a Unicamp
 » Remédio para asma é associado a surtos psicóticos em crianças
 » Salsicha não, café sim!
 » Droga consegue efeitos contra Alzheimer
 » soneca reduz o risco de infarto e derrame.
 » Dormir cedo e o risco de problemas cardíacos
 » Aspirina: ingerir uma a cada três dias pode evitar infartos e AVC
 » Fio dental: continua a polêmica
 » Quer saber se vai passar dos 70 anos? Olhe para seus pais
 » Garrafas plásticas têm mais germes que vasilha de cachorro
 » Dez medicamentos que oferecem risco
 » Baixo consumo de água aumenta risco de obesidade
 » Cai o mito da alimentação de três em três horas
 » Zumbido nos ouvidos
 » Manteiga não faz mal ao coração
 » Luz de led pode curar feridas expostas
 » Perdoar faz muito bem à saúde
 » Cereais integrais reduzem o risco de morte em 20%
 » Esclerose múltipla: novos tratamentos
 » Antidepressivos para crianças
 » Muito sal faz mal ? pouco também
 » Pipoca de Micro Ondas pode fazer mal a saúde ?
 » Zika pode ser combatido com cloroquina
 » Plantas venenosas para seu animal de estimação
 » Câncer tem novo medicamento imunoterápico
 » Gripe Comum x Gripe Suina ( H1N1)
 » Tamiflu gera controvérsias, é um medicamento bom ou ruim ?
 » Tamiflu: medicamento polêmico
 » Gripe Suina: Vacina causou polêmica
 » Alimentos que podem matar
 » Pílula da USP contra o Câncer acompanhe
 » Não dirija se estiver com raiva ou triste
 » Manual do diabetes
 » Zika vírus - microcefalia
 » Omeprazol : consequências do uso prolongado
 » 20 indícios de que você namora um(a) imbecil
 » Adolescentes: Cuidado com absorvente interno
 » Cremes para estrias não funcionam
 » O Apêndice é útil para o corpo
 » Mitos sobre o Diabetes
 » Exame de urina
 » Medidas de segurança do paciente têm resistência de médicos, diz anestesista
 » Cheirar cocô é melhor que tomar antibióticos
 » Uma em cada três pessoas no mundo não lava as mãos adequadamente após ir ao banheiro
 » Conheça os benefícios da pimenta
 » Gestantes não devem beber uma só gota de álcool
 » Câncer: fosfoetalonamina feita pela USP causa polêmica
 » Uso prolongado de calmantes pode elevar risco de Alzheimer
 » Como prevenir a perda de memória
 » Diabetes pode aumentar risco de Alzheimer em 50%
 » Dicas para ajudar no contrôle do diabetes
 » Ajustes na dieta ajudam a controlar o diabetes
 » Remédio contra diabetes reduz risco de morte cardiovascular
 » Pressão alta, 12x8 agora é oficial
 » Truvada pode ser a nova vacina contra o HIV
 » Hospital do Homem
 » Diclofenatos: qual a diferença ?
 » Café x Câncer
 » Manual da Insulina 40 horas
 » Margarina e ataque cardíaco
 » Cinco dicas para reduzir o açúcar
 » Diabetes x Cromo (Chromium)
 » Tabelas de carboidratos
 » Plano de saúde da empresa pode ser mantido após demissão
 » Bebidas açucaradas causam mortes
 » Pílula do dia seguinte antiaids passa a ser distribuída
 » Câncer de mama na menopausa
 » Vinho tinto reduz chance de câncer de mama
 » Comer peixes e vegetais aumenta expectativa de vida
 » Manual de Contagem de carboidratos e calorias
 » Alimentação balanceada e atividades físicas previnem diabetes
 » Alzheimer pode ter início 18 anos antes dos primeiros sintomas
 » Sedentarismo atinge 46% dos brasileiros; mulheres são maioria
 » Limão e Cravo para afastar insetos
 » Otimismo e satisfação com a vida diminuem risco de morte
 » Alimentos que ajudam a proteger das doenças de inverno
 » Conheça seis alimentos anticâncer
 » As cinco piores e melhores guloseimas das festas juninas
 » Castanha do Pará combate o envelhecimento
 » Alzheimer: tipo sanguíneo O ajuda contra a doença
 » Canela
 » Carqueja tudo o que se sabe sobre ela
 » Cheirar pum pode prevenir uma série de doenças, como o câncer
 » Copinho menstrual, novidade no mercado feminino
 » Ginko Biloba, Ginseng interação medicamentosa
 » Gatos: a mordida pode ser fatal
 » Pães e suas calorias
 » Aspirina diminui risco de câncer colorretal — mas não para todos
 » Amendoim faz bem ao coração
 » Os homens que passam o HIV de propósito
 » Doenças cardíacas: previsão é superestimada
 » Menopausa, câncer de ovário e a reposição hormonal
 » Invenção substitui antibiótico por luz
 » Dor de ouvido - altas temperaturas
 » Câncer : maioria é "Má Sorte ou Azar"
 » Metformina x doença renal
 » Aspirina x AVC (30 mg.)
 » Aspirina : mais estudos
 » Coceira nos olhos e pálpebras
 » Risco de pacientes desenvolverem diabetes pós-transplante renal
 » Pesquisa descobre pimenta que funciona como Viagra
 » Plano de saúde cobre tratamento experimental
 » Câncer de Mama e a falta de lubrificação vaginal
 » Câncer de mama e o ginseng vermelho
 » Câncer: nova droga (proteina da saliva de carrapato)
 » Ebola
 » Câncer de mama previna-se
 » Acha que está com Alzheimer? Talvez você esteja mesmo
 » Estudo indica que adoçante eleva glicose no sangue
 » Planos de saúde: saiba como garantir seus direitos
 » Cerveja faz bem para a saúde?
 » Plano de Saúde aumento por faixa etária
 » Insuficiência cardíaca nova droga traz esperança
 » Café ajuda a evitar zumbido nos ouvidos
 » Verrugas: como tratar
 » Aplicação de insulina com agulha certa
 » Dez maneiras de evitar a alergia respiratória
 » AVC: proteínas de carnes não vermelha protegem contra derrame
 » Diabetes: Implante combate doença dos olhos
 » Alzheimer: Proteína reverte danos
 » Alzheimer: Canela ajuda diz Professor
 » Alzheimer: uma moléstia espiritual ?
 » Imunoterapia traz esperança para tratamento de câncer agressivo
 » Remédio para diabetes combate envelhecimento (metformina)
 » Margarina: câncer de mama e doença cardíaca nas mulheres
 » Diabetes prejudica mais a saúde cardíaca das mulheres do que dos homens
 » Diabetes últimas notícias
 » Exercício intenso pode causar problema cardiovascular
 » Vinho não faz tão bem para a saúde como você pensa
 » Antibióticos: OMS alerta para a resistência
 » Gripe H1N1 evite com medidas simples
 » Hepatite C novo tratamento é eficaz
 » Tamiflu é um remédio ruim
 » Vitamina D : falta prejudica os rins diz estudo feito na USP
 » Doença rara é ligada a prótese de silicone e vacinas
 » Diabetes: inflamação pode ser a causa
 » Como a medicina da doença funciona!
 » Erva chinesa contra o câncer de mama
 » Os senões da vacina contra o HPV
 » Insulina como aplicar corretamente
 » Santo dime - ayahuasca
 » Vida longa.....
 » A grande mentira do colesterol
 » A agonia do Colesterol - Estatinas, a grande fraude
 » “A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”
 » Planos de Saúde Idosos
 » Próstata: novo exame não invasivo
 » Planos de Saúde: Perguntas & Respostas
 » Dietas: os vilões camuflados
 » Café faz bem ao coração, diz estudo no Incor
 » Diabéticos: cuidado com os novos medicamentos
 » Alumínio, tenha cuidado com ele.
 » Própolis
 » Alzheimer: Medicamento contra câncer pode levar à cura
 » Hérnia de disco, antibióticos são úteis, diz estudo.
 » Insuficiência de vitamina D
 » EUA investigam riscos ao pâncreas causados por remédios contra diabetes
 » Direitos dos diabéticos
 » kimchi combate o colesterol
 » USP testa estimulação com corrente elétrica para depressão
 » Vacina contra a Gripe e narcolepsia, fique atento
 » Tio Tonico
 » Tumores renais benignos tem tratamento
 » Angioplastia, mais uma controvércia na medicina
 » Leucemia: terapia usa HIV inativo
 » Veneno de cascavel contra o câncer
 » Técnica experimental livra diabéticos de injeções de insulina
 » Ponte de safena é melhor para coração diabético
 » Equilíbrio do PH corporal
 » Mastigação é aliada do emagrecimento.
 » Vacina contra gripe : Mitos x Verdades
 » Urine antes de entrar no carro
 » Quando devemos nos preocupar com as marcas de nascença ?
 » Exercícios podem estimular o cérebro a preservar a memória.
 » Primavera, beleza pelas flores, pesadelo para os alérgicos.
 » Como identificar falsos nódulos de tireóide ?
 » Posição correta ao dormir evita problemas na coluna .
 » DESCUBRA A DIFERENÇA DO HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO ...
 » Um bicho papão chamado Alzheimer .
 » Enurese Noturna .
 » 11 fatores de risco para a Osteoporose .
 » Cuidados com o coração.
 » Anvisa suspende venda de lote de xarope adulto rotulado como infantil .
 » Celulares têm em média , dez vezes mais bactérias do que banheiros .
 » Manteiga x Margarina
 » Idosos estão sendo medicados erroneamente?
 » Sucos e chás .
 » Colesterol sugestões para tratamento
 » Endometriose novo medicamento
 » Quimioterapia pode estimular o crescimento do câncer
 » Sedentarismo
 » Pimentas combatem a depressão , ajudam a perder peso e melhoram a cirulação sanguínea .
 » Problemas na coluna ou no joelho podem ser causados por sapato inadequado , dizem especialistas .
 » Para dormir melhor ....
 » Sete dicas para cuidar do coração.
 » Doenças
 » Pé Diabético ...
 » Soja : pode ser uma grande vilã ....
 » Café evita insuficiência Cardíaca .
 » Hipoglicemia :
 » Contagem de Carboidratos !!
 » Adoçantes : Que tal conhecê- los melhor ?
 » O que afeta o controle da glicemia ?
 » Bebida alcoólica pode provocar hipoglicemia ?
 » Café contra o Alzheimer
 » Curiosidades sobre o nosso corpo
 » Complicações.
 » Brasil terá açúcar que não engorda e pode ser usado por diabéticos.
 » - Droga para diabetes pode ser aprovada como tratamento contra ... Victoza (liraglutide): Novo remédio para emagrecer.
 » A diabetes toma controle das emoções.
 » Diabetes tipo 2 - critérios de diagnóstico e dicas de alimentação.
 » CUIDADOS ....
 » Pâncreas artificial passa por primeiro teste ambulatorial nos EUA.
 » Veneno de caracol marinho pode levar a nova abordagem contra o diabetes tipo 2.
 » Tatuagem que monitora diabetes !!
 » Mau controle da glicemia possui relação com variabilidade do humor em diabéticos.
 » Onde posso encontrar uma Associação de Diabetes ?
 » Diabetes e vacinação contra gripe.
 » Úlceras aumentam o risco de diabetes .
 » Tratamento odontológico gratuito - são 50 vagas para pacientes diabéticos .
 » Mudança de temperatura exige cuidados redobrados dos diabéticos .
 » Compostos presentes em cosméticos estão associados à diabetes.
 » Protozoário da doença de Chagas pode desenvolver proteção ao diabetes tipo 1.
 » Trabalhadores noturnos estão em maior risco de diabetes e obesidade.
 » Enzima encontrada na saliva ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.
 » Café da manhã com baixo índice glicêmico controla taxa de açúcar durante o dia.
 » Dieta Pós Páscoa - Ficar sem comer por causa do exagero é errado, diz nutricionista.
 » Com novo pâncreas, paciente está livre do diabetes e das injeções de insulina .
 » Criança com diabetes precisa de cuidados especiais.
 » Medicamento para tratar diabetes pode reverter o avanço do Alzheimer.
 » Diabéticos e os Ovos de Páscoa.
 » Comer maçã e pêra regularmente diminui risco de desenvolver diabetes tipo 2.
 » Anvisa interdita lote de remédio contra diabetes.
 » Ingestão regular de arroz branco aumenta risco de diabetes tipo 2.
 » Por que o Diabetes e a Depressão costumam caminhar junto ?
 » Anvisa cancela registro de medicamento contra Diabetes.
 » Controle da proteína FoxO1 protege músculo cardíaco do diabetes.
 » Direitos dos portadores de Diabetes .
 » Mulheres que ficam sentadas por longos períodos são mais propensas ao diabetes.
 » Vitamina E e a Osteoporose
 » Remédio contra diabetes melhora controle glicêmico sem causar hipoglicemia .
 » Diabetes pode começar no intestino.
 » Limão
 » Sangue retirado de doença periodontal pode ser usado para diagnosticar diabetes.
 » Mães com diabetes : saibam a melhor forma de amamentar seu filho.
 » Glicemia também afeta articulações.
 » Diabetes e Carnaval.
 » Recomendação : Mulher com diabetes não deve usar pilulas .
 » Xixi, porque ele muda de cor ?
 » Diabéticos : para refrescar , saiba escolher a bebida .
 » Diabetes age de maneira silenciosa e persistente podendo levar a resultados desastrosos
 » Coca Zero dá Câncer ?
 » Alimentos que controlam o Diabetes.
 » Remédios para pressão alta e diabetes ficarão mais baratos até maio.
 » Má alimentação é fator de risco para o diabetes , segundo os médicos .
 » Alterações na pele e Diabetes .
 » Homens são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2 .
 » Disautonomia Diabética - Saiba do que se trata esta grave complicação do Diabetes.
 » Má alimentação na gravidez causaria diabetes em bebês, diz pesquisa.
 » Café reduz risco de diabetes tipo 2.
 » Célula-tronco de cordão umbilical atenua diabetes tipo 1 em estudo .
 » Compra saudável tem até receita.
 » Ratos diabéticos proporcionam avanço na pesquisa sobre a esclerose múltipla.
 » Estudo duvida de eficácia da redução de estômago contra diabetes tipo 2.
 » Risco de amputação em cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de diabéticos.
 » Sono ruim aumenta problemas de saúde e comportamento em diabéticos jovens.
 » Nutricionista da dicas para quem exagerou nas festas de fim de ano.
 » Mulheres Diabéticas.
 » Diabéticos e exercicios físicos .
 » Programas de verão pedem maior consumo de calorias.
 » Candidíase : Um mal comum em diabéticos .
 » Confira 6 dicas para controlar o diabetes durante as férias e viagens.
 » Três minutos de exercício semanal ajudam a prevenir diabetes.
 » Empregos de turno rotativo favorecem diabetes tipo 2.
 » Vem chegando o Natal !!!
 » Orientações dietéticas para o paciente diabético com insuficiência renal crônica.
 » Alimentos: Mitos e Verdades
 » Abaixo o colesterol
 » Dieta a base de vejetais reverte doenças cardíacas
 » Cuidados com os pés .
 » Infarto, conheça os sintomas
 » Diabetes e Emergências ....
 » Iogurte fortificado com vitamina D protege diabéticos contra doenças cardíacas.
 » Metformina pode ajudar a reduzir o risco de câncer
 » Ervas medicinais
 » Consumo de Peixes diminui risco de diabetes.
 » Diabulimia , os perigos da doença que associa a Diabetes com Bulimia Nervosa.
 » Diabetes pode causar atrofiamento cerebral.
 » 20 trocas saudáveis
 » Àgua contra o diabetes
 » Controle o diabetes em casa
 » Injeção de insulina em crianças
 » Medicamentos para diabéticos podem causar cancer
 » Quanto alcool diabético pode tomar?
 » Diabética pode tomar pílula anticoncepcional?
 » Trayenta, novo medicamento para diabéticos
 » A hipoglicemia pode causar seqüelas irreversíveis ?
 » Alzheimer, um texto alternativo
 » Calor é perigoso para diabéticos .
 » Diabete não é motivo para proibições radicais á mesa .
 » O que é índice glicêmico ?
 » O que é e pra que serve o teste da frutosamina ?
 » De que modo o fato de eu estar acima do peso, afeta minha capacidade de obter níveis glicêmicos normais?
 » Resveratrol é capaz de reduzir taxa de glicose no sangue, níveis de insulina e armazenamento de gordura no fígado.
 » Atenção contínua é o trunfo contra a neuropatia .
 » O impacto do diagnóstico do Diabetes e a difícil aceitação da doença.
 » Diabete Tipo 1 .
 » Esclareça sua dúvida.
 » Complicações do Diabetes .
 » Estudos em animais mostram que medicamento dado ao nascer , impede o Diabetes.
 » Consumo de vitaminas e diabetes
 » Refrigerantes diet e light contem benzeno, cuidado
 » Diabetes tem novo medicamento
 » Metformina
 » Depressao e Diabetes
 » Diabetes - Mitos
 » Alimentação desequilibrada , prejudica o rim diabético.
 » Cesárea deixa bebês 20% mais vulneráveis ao diabetes tipo 1 .
 » Victoza: as controvérsias
 » Infarto Agudo do Miocárdio - angina em diabéticos.
 » Glicose no Sangue.
 » Vitaminas e antioxidantes, heróis ou vilões ?
 » Urina em excesso pode indicar diabetes.
 » Os dez piores alimentos para sua saúde
 » Make love (Faça sexo, é bom para a saúde)
 » Regeneração macular por peptídeos retilínicos
 » Criança pode ter pé diabético ?
 » Saiba o que evitar , na hora de comer em restaurantes.
 » Orégano, o tempêro que ajuda no Diabetes
 » Zumbido no ouvido
 » A especialista explica os grupos alimentares que devem entrar na dieta.
 » Experimente uma dieta para o Diabetes.
 » Esclareça suas dúvidas sôbre o diabetes
 » De olho nos exames
 » Hepatite um grande perigo para os diabéticos
 » Duas novas drogas contra o diabetes causam doenças graves
 » Insulina causa alergia?
 » Se você come errado....
 » Cuidado: Diabético deve ter moderação ao consumir frutas.
 » Insulina provoca alergia?
 » Beber leite na adolescência previne diabetes tipo 2 na vida adulta.
 » Insulina, o hormonio que salva
 » Victoza, novo antidiabético
 » Diabéticos devem controlar o sal .
 » O que posso fazer para controlar meu Diabetes ?
 » O que fazer em caso de hipoglicemia, saiba mais.
 » Aparelho mede o suor dos pacientes e emite sinal até por mensagem de celular.
 » Fibras Alimentares X Diabetes.
 » Batata doce, um excelente alimento
 » Dieta para diabéticos
 » Retinopatia-Vitrectomia
 » Legumes podem ser consumidos à vontade e frutas pedem mais atenção .
 » Consumo de carne vermelha NÂO aumenta as chances de diabetes .
 » Diabetes em cães e gatos aumenta 32% em cinco anos.Fique atento
 » Linhaça e seus benefícios
 » Óleos para tratamento do colesterol
 » Carne vermelha aumenta risco de Diabetes,alerta estudo.
 » Quais as possíveis complicações da hipertensão arterial (pressão alta)?
 » Transplante renal, novo imunosupressor
 » Diabetes esta fora de controle no Brasil,conforme estudo.
 » Começa vigorar em Agosto, liminar que favorece crianças diabéticas.
 » Agua contra o diabetes
 » Fobia de agulhas , o que fazer .
 » Retinopatia: antivasogênicos
 » Potássio contra diabetes e AVC .
 » Aspirina pode impedir recorrência de doença cardíaca em diabéticos.
 » Fique Atento em sua próxima consulta,informe seu médico.
 » O Frio e o Diabetes
 » Adoçantes artificiais novamente sendo discutidos.
 » Glucosamina, cuidado com ela
 » Fisetina é eficaz em doença renal
 » Medicamento melhora função renal
 » Substância encontrada no morango reduz complicações do Diabetes.
 » Bebida diet e aspartame engordam
 » Vacina experimental contra Diabetes falha no segundo teste.
 » Glucosamina provoca a morte de células do pâncreas produtoras de insulina.
 » Chá de folhas de Yacon, cuidado!
 » Metformina contra o câncer
 » Inverno pode pesar na balança
 » Preferencia Mundial - Macarrão pode causar diabetes
 » Alimentação para diabéticos
 » Omega 3 na prevenção da retinopatia
 » Vacina e novo medicamento contra o câncer
 » Edema macular, nova droga
 » Festa Junina o que os diabéticos podem comer
 » Demência em diabéticos
 » Retinopatia: VEGF mostrou excelentes resultados
 » Interleucina-6 para prevenir danos da retinopatia
 » Insulina Degludec uma novidade promissora
 » Hipoglicemia pode provocar sequelas irreversíveis ?
 » Pé diabético em criança
 » Diabulimia: diabetes TIPO 1 + anorexia
 » Cirurgia bariátrica é benéfica para os diabéticos?
 » Dicas de alimentação para diabéticos
 » Diabetes, lançado novo medicamento
 » Paxil e Pravachol
 » Diabéticos, dicas de boa alimentação
 » Doença renal nos diabéticos
 » Remédio espiritual
 » Dengue, cuidado com o paracetamol
 » Nefropatia
 » Calor contra o câncer
 » Veneno de cobra contra o cancer
 » Bebidas light e diet não causam diabetes
 » Ibuprofeno e o mal de Parkinson
 » Vacina contra a gripe (H1N1) você tomou ?
 » Ervas medicinais II
 » Ervas medicinais
 » Salsa um diurético natural
 » Ejaculação retrógada nos diabéticos
 » Diabetes: Teste de urina caseiro
 » Bomba de insulina inteligente
 » Cancer de mama e os antitranspirantes
 » Bactéria salmonela é usada em terapia contra câncer
 » Diabetes, a possível cura para o tipo 1
 » Cientistas podem ter descoberto caminho para a cura do câncer
 » Diabetes nas mulheres
 » Diabetes e tiróide
 » Diabetes:Proteína é capaz de normalizar nível de açúcar
 » Diabéticos, alguns escapam de complicações na visão
 » Diabética tem mais infecção urinária
 » Frutas, diabético pode comer t0das, sem abuso
 » Lave as mãos para usar omedidor de glicose
 » Diabetes e manicure
 » Hipoglicemia: como tratar
 » ômega-3 ajuda na retinopatia
 » A cura do diabetes tipo 1 primeiro passo foi dado
 » Dieta para diabéticos
 » Açucar mascavo para diabéticos
 » Impacto econômico do diabetes no Brasil
 » Diabéticos tem mais chance de contrair gripe
 » Pata de vaca
 » Voce sabe o que seu filho diabético pode comer?
 » Proteína indica se câncer vai se propagar
 » Narcolepsia, o que é
 » Vacina contra a gripe suina multiplica o risco de contrair narcolepsia
 » Café da manhã e diabetes
 » Nova droga antiglicêmica é esperança
 » Manga combate a diabetes
 » Hidratação e diabetes
 » Adoçantes artificiais
 » Tapentadol pode melhorar a dor da neuropatia diabética
 » Medicamento contra cancer de mama é útil contra cancer de pulmão
 » Médicos de Portugal alertam sobre o diabetes
 » Gastroparesia; O que é e como cuidá-la?
 » Verão diet
 » Alerta sobre o diabetes
 » Saúde bucal no diabético
 » Diet & Light
 » O descontrole diabético no dia a dia
 » Café ajuda as mulheres
 » Perda auditiva nos diabéticos
 » Fatos e mitos sobre o diabetes
 » Tratamento cirúrgico do diabetes
 » Diabetes X Direção
 » Insulina antes de complicar
 » Controle do Diabetes
 » Dores ao caminhar, pés frios e dificuldade na cicatrização merecem atenção
 » Arroz & feijão
 » Tatuagem em diabéticos
 » Controle da glicemia
 » Diabetes nas crianças II
 » AAS para diabéticos
 » Entidades de ajuda para diabéticos
 » Infecções por fungos nos diabéticos
 » Diabéticos e as festas de fim de ano
 » Uso de colírio em diabéticos
 » Diabético pode consumir bebidas alcoólicas ?
 » Diabético pode usar aparelho dentário ?
 » Edema macular
 » Café & Diabetes
 » Diabetes em crianças é grave
 » Creatina e controle glicêmico
 » Acumulo de ácido úrico no sangue
 » Monitoração do diabetes
 » Bebes diabéticos
 » Diabetes no idoso
 » Motorista diabético pode causar acidentes graves
 » Cardápio para diabéticos
 » Spray de insulina
 » Diacereína ajuda a reduzir a resistência a insulina
 » Medidores de glicose
 » Cancer no pulmão e a metformina
 » Gordura abdominal nas crianças
 » Canela ajuda a diminuir a glicemia
 » Bomba de insulina
 » Gaseificados em excesso é prejudicial à saúde
 » Carambola é tóxica para doente renal
 » Açucar envelhece mais rápido
 » Metformina ajuda a reduzir o risco de cancer de mama
 » Frutas e dieta para os diabéticos
 » Exercício físico para diabéticos
 » Diabetes na gravidez
 » Diabetes na infância
 » Os estragos do diabete no corpo
 » Ejaculação retrógada no diabético
 » Avandia pode ser proibido
 » Agulha de insulina 4mm
 » Novas insulinas
 » Mastopatia diabética
 » Diabetes na gravidez
 » Pata de vaca e o diabetes
 » Agulha para insulina
 » Agua e pressão arterial
 » Vinho tinto é bom para diabéticos, em pequenas doses
 » Você é diabético ?
 » Festa junina para diabéticos
 » Canetas de aplicação de insulina
 » Café ajuda o diabético
 » Atletas diabéticos
 » Complicações do diabetes mal controlado
 » Arroz branco, um veneno para o diabético
 » Tratamento básico para diabetes
 » Consumo de alcool para diabéticos
 » Sintomas da hipoglicemia
 » Diabetes, critérios para o diagnóstico
 » Diabéticos, resistência em se tratar
 » Metformina para perder peso
 » Idosos diabéticos, normas mais brandas
 » Diabetes e exercício
 » Carboidratos a noite
 » Hipoglicemia
 » Frutas
 » Transplante de pâncreas
 » Diabetes e o tratamento dos dentes
 » Insulina sem sustos
 » Vaidade poder virar pesadelo no pé diabético
 » Retinopatia diabética
 » Frutas os diabéticos podem comer?
 » Diabetes tipo 1 e 2
 » Glaucoma: diabetes é fator de risco
 » A aceitação do diabetes
 » Frieira no diabético
 » A menopausa e o diabetes
 » Pressão alta em diabéticos
 » Crianças diabéticas nas escolas
 » Dieta simplificada para diabéticos
 » Salivação no diabético
 » Mulheres diabéticas e o cancer
 » Vitamina B e doença renal
 » Sal diet
 » Dengue: repelente caseiro
 » Avanços na Cura de Complicações do Diabetes
 » Byetta e o risco de cancer, de novo.
 » A dengue e o diabetes
 » Disfunção erétil nos diabéticos
 » Hipoglicemia, muito cuidado com ela
 » Pressão sistólica ideal para diabéticos
 » Tratamento rigoroso para diabéticos são ineficientes
 » Ração humana para diabéticos
 » Salsalate ajuda no diabetes
 » Cancer x Avelós
 » Visão turva é irreversível ?
 » Excesso de peso em diabéticos
 » Tratamento periodontal para diabéticos
 » Carboidratos, consumo por diabéticos
 » lesões na boca
 » Filhos com diabetes
 » Estatinas aumentam risco de diabetes
 » liraglutida x cancer
 » Adoçantes artificiais
 » Gastroenterite virótica, o que é.
 » Hemoglobina glicosilada
 » Colesterol
 » Canela faz bem para os diabéticos
 » Gengivites
 » Sulfonilureas eleva o risco de problemas cardíacos
 » Bomba de insulina
 » Controle ideal da glicemia
 » Vinagre é bom para diabéticos
 » Agua mineral e o arsênico
 » Dicas de alimentação para diabéticos
 » Gravidez nas diabéticas e o anticoncepcional
 » Bolhas nos diabéticos
 » AVC como identificar
 » Teste seu conhecimento sobre diabetes
 » Exercícios físicos para o diabético
 » Radicais livres complicam o diabetes
 » Fumante diabético
 » Feridas no pé diabético
 » Adoçantes artificiais
 » Teste de glicemia
 » Insulina em goma de mascar
 » Diabetes: Mitos e verdades
 » Micoses
 » Resveratrol
 » Diabulimia
 » Diabetes na gravidez
 » Não existem alimentos milagrosos para o diabetes
 » Neuropatia nos membros inferiores
 » Orégano baixa os níveis de glicemia
 » Diabetes e pressão alta
 » Diabetes: Como detectar
 » Diabetes, descontrole no dia a dia
 » Diabetes tipo 2
 » Dor neuropática
 » Diabetes: anti-histamínicos ajudam
 » Diabetes: As insulinas
 » Diabetes: Gripe suina
 » Diabetes: Insulina não é o bicho papão
 » Diabetes: lista de supermercado
 » Diabetes e o trigo
 » Fibromialgia novo medicamento
 » Diabetes: chá preto é bom
 » Diabetes: manga ajuda
 » Diabetes, nova técnica cirúrgica
 » Diabetes: conte os carboidratos que ingere
 » Diabetes: mais um medicamento novo aprovado
 » Diabetes: redução de estômago
 » Diabetes. sódio no sangue
 » Queimaduras, o que fazer
 » Hipertensão, novo medicamento
 » Byetta x Insulina glargina
 » Diabetes nos filhos
 » Canela ajuda a tratar diabetes
 » Diabetes e hepatites
 » Pé frio e dores ao andar
 » Troque seus alimentos e diminua o colesterol
 » Cuidado com os fitoterápicos
 » Retinopatia: novo composto é descoberto
 » Depressão é maior em diabéticos
 » Sapatos gratuitos para diabéticos
 » Insulina sem agulha
 » Colesterol alto e a disfunção erétil
 » Adiponectina reduz risco de diabetes?
 » Irritabilidade do diabético
 » Feijão é bom para a pressão arterial
 » Óleo de côco e diabetes
 » Diet & light qual a diferença?
 » Insulina Glargina, dúvidas
 » Zinco reduz o risco de diabetes
 » Aplicação de insulina
 » Diabetes,cirurgia ou medicamentos para o coração?
 » Diabetes, medicamentos atrasam cegueira
 » Diabete, novo medicamento em breve
 » Diabetes e vitamina C
 » O que é que a banana tem ?
 » Alimentos que nos protegem
 » Dieta, como obter sucesso
 » Anemia, nove dicas para combater
 » Obesidade infantil como evitar
 » Dieta da Aveia
 » Almoçar sem engordar
 » O que são carboidratos
 » A alquimia das vitaminas
 » Os mistérios dos minerais
 » Desinchar a barriga
 » Quando os gases se tornam um problema
 » Chocolate é bom para o coração ?
 » Nutrição e beleza
 » Vitamina C
 » Colesterol elevado
 » Alimentos e a ansiedade
 » Aveia
 » Acordando os intestinos
 » Linhaça
 » Levedo de cerveja
 » Dobesilato de cálcio e edema macular
 » Triglicérides e neuropatia
 » Diabetes e Nutrição
 » Diabetes e retinopatia
 » Exames gratuitos na USP Guarulhos
 » Falta de desejo sexual nas diabéticas
 » Células tronco e diabéticos voluntários
 » Refrigerantes, mais polêmica.
 » Hemoglobina glicosada
 » Câncer x Bicarbonato
 » Feridas em diabéticos, nova técnica
 » Diabéticos, vacinação
 » Diabetes e a disfunção erétil, novo medicamento
 » Diabetico pode comer chocolate?
 » Diabetes, mitos e verdades
 » Tratamento de feridas
 » Café da manhã é importante
 » Insulina, infusão automatica
 » Alzheimer uma forma de diabetes
 » Para ter autocontrole, adote uma religião, afirmam psicólogos
 » Fumantes correm risco 70% maior de precisar de tratamento de canal
 » Por que longo intervalo de jejum causa mau hálito?
 » Terapias psicológicas podem ajudar mulheres com TPM, indica estudo
 » Depressão pós-sexo: disfunção cerebral ou razões psicológicas?
 » Doze Conselhos para ter um infarto feliz
 » Cura do diabetes pode estar no corpo
 » Nasa cria aparelho que vê pré-catarata
 » Homens resistem mais à tentação de comer que mulheres, sugere estudo
 » Diabetes
 » Consumo de grãos previne e trata o diabetes causado pela alimentação e obesidade
 » Estudo liga infidelidade em mulheres a hormônio
 » Amendoim, azeite e aveia ajudam a prevenir o diabetes
 » Diabetes pode deixar cérebro mais lento, diz estudo
 » Antipsicóticos fazem doente de Alzheimer viver menos
 » Pediatra defende bons modos infantis como parte essencial do desenvolvimento
 » Promessas da medicina para 2009
 » Homens de baixa renda não costumam fazer exames de câncer de próstata
 » Pesquisas e estudos
 » Consumo exagerado de refrigerante comum pode resultar em diabetes
 » Dormir pouco torna o organismo presa fácil da gripe, diz estudo
 » Saiba como os remédios para emagrecer atuam no organismo
 » Alto nível de açúcar no sangue é ruim para a memória, afirma estudo
 » Ofegar é mal-interpretado nos ataques cardíacos
 » Cientistas estudam química do amor
 » Exercícios físicos ajudam a proteger o fígado de diabéticos, diz estudo
 » Dicas que úteis para o controle de sua glicemia
 » Antibiótico antes de infecção salva vidas, diz estudo
 » Dieta para emagrecer reduz resistência a gripe, diz estudo
 » Portal Diabetes Responde
 » Acupuntura alivia dor de cabeça crônica, diz revisão de estudos
 » Terbutalina pode ajudar a prevenir hipoglicemia noturna na diabetes tipo 1
 » Filhos de pais mais velhos podem ter problemas sociais, indica estudo
 » Agua oxigenada e suas aplicações
 » WD e suas utilidades
 » CANOLA - A grande fraudola
 » Redução de estômago muda vida de 80% dos operados
 » Vitamina B1ajuda a reverter o desenvolvimento da nefropatia diabética
 » Mata nativa do cerrado e o combate aos males do diabetes
 » Fármacos antidiabéticos duplica o risco de fraturas ósseas em mulheres com diabetes tipo 2.
 » Aspartame, você decide.
 » A esperança das terapias-alvo
 » Comer e cuidar do coração não são opostos, mostra novo livro
 » Vitamina K ajuda a reduzir resistência à insulina em homens mais idosos
 » Cachorros são capazes de sentir "inveja", afirma pesquisa austríaca
 » Vitamina D ajuda a emagrecer além de fortalecer os ossos
 » Uma única célula de câncer pode gerar tumor, diz estudo
 » Humanos podem sentir "cheiro de medo", diz estudo
 » Irregularidade menstrual e excesso de peso podem sinalizar a doença
 » Sensação de limpeza afeta julgamento moral, diz pesquisa
 » Peixe pode evitar danos renais em diabéticos
 » Visão influencia intensidade da dor, diz pesquisa
 » Um ovo por dia aumenta risco de diabetes, diz estudo
 » Idade afeta sensibilidade ao frio, diz estudo
 » Maus gerentes podem prejudicar saúde dos funcionários, diz estudo
 » Composto do alho revela-se promissor no tratamento da diabetes
 » Maconha pode preservar memória na velhice, sugere estudo
 » Cicatrizes leves "deixam homem mais atraente", diz estudo
 » Horário de verão pode ser ruim para o coração
 » Pesquisadores da USP desenvolvem injeção contra o ronco
 » "Diabetes deve atingir 400 milhões de pessoas até 2030 e o tratamento será impagável", afirma especialista
 » Musculação diminui o risco de diabetes em idoso
 » Retinopatia Diabética e suas complicações
 » Escutar música boa faz bem ao coração, revela estudo
 » Cientistas criam "celulas-assassinas" para combater HIV
 » Diabetes e hipertensão "aceleram" mortalidade em pacientes com Alzheimer.
 » Estudo aponta que doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no Brasil
 » Estudos analisam os benefícios da soja para o colesterol
 » Mãos das mulheres "têm mais tipos de bactérias", diz estudo
 » Programas de TV com apelo sexual elevam risco de gravidez adolescente, diz estudo
 » Consumo "leve" de álcool na gravidez pode ajudar o bebê, diz estudo
 » Diabete tipo I propiciada pelo excesso de limpeza, segundo um estudo
 » Crianças podem se beneficiar de "agenda cheia", sugere pesquisa
 » Diabéticos devem tomar cuidado com coração
 » Estudo sugere adiantar tratamento de pessoas com HIV
 » Bebidas quentes estimulam sensações boas, diz estudo
 » Diabéticos têm duas vezes mais probabilidade de ficar surdos
 » Pesquisas derrubam suposto papel do café como analgésico após cirurgia
 » Dança controlada e extravagante "atrai mais as mulheres"
 » Barriga saliente traz mais prejuízos à saúde do que problemas estéticos
 » Cientista diz que medicamentos antienvelhecimento são ineficazes
 » Glicemia afeta duração de crise de herpes
 » Estudo liga antibióticos na gravidez à paralisia cerebral do bebê
 » Homens que nunca fumaram vivem mais e melhor, diz estudo
 » Matar células de gordura pode reverter o diabetes, diz estudo
 » Aleitamento materno previne obesidade em crianças
 » Células tiradas de testículo funcionam como células-tronco
 » Excesso de calorias deixa o cérebro em parafuso, diz estudo
 » Fome e urina em excesso podem ser sintomas de diabetes
 » Cientistas criam teste de sangue que detecta Síndrome de Down
 » Ulceras de decubito - processo de cicatrização
 » Vitamina C pode reduzir eficácia de drogas anticâncer, diz estudo
 » Síndrome da boca seca: como cuidar
 » Risco de câncer da próstata é maior para negros, diz estudo
 » Pessoas isoladas socialmente sentem mais frio, diz estudo
 » Exercício físico de adolescentes reduz riscos de câncer de mama, diz estudo
 » Tratamento com menos radioterapia é eficaz contra câncer de mama, diz estudo
 » Produtos para higiene bucal podem alterar taxas glicêmicas
 » Semelhança com os pais influencia na escolha do parceiro, diz estudo
 » Broncodilatadores aumentam risco de problemas cardíacos, diz estudo
 » Alguns benefícios do vinho também estão no suco de uva, dizem estudos
 » Estaríamos melhor com banha de porco que com margarina, diz autor
 » Diabetes em crianças: o apoio dos pais é fundamental
 » Uso repetido de pílula do dia seguinte é perigoso para a mulher
 » Alterações em genes ajudam a ‘prever’ evolução do câncer de mama
 » O Plastico pode estar relacionado à incidência de diabetes
 » Verme pode ajudar a tratar artrite reumatóide, diz estudo
 » Diabetes e estresse andam juntos com freqüência
 » Pesquisadores desvendam mecanismo de doença que pode causar aborto
 » Brócolis pode proteger pulmão de fumantes, diz estudo
 » Vacina antigripe não salva idoso, diz estudo
 » Problema respiratório pode até causar surdez em criança, alertam especialistas
 » Chá de camomila previne complicações da diabetes, diz estudo
 » Falta de ferro na comida pode comprometer futuro de crianças
 » Estudo traz novas evidências de que vacinas não causam autismo
 » Retinopatia precoce em adolescentes com diabetes tipo 1
 » Médicos convencionais buscam apoio oriental para tratar pacientes
 » Suar diminui riscos de asma durante exercícios
 » Terapias experimentais
 » O vilão açucar
 » Gene do bom marido é o mesmo de roedor fiel
 » FDA alerta: Byetta (exenatida) foi associado a pancreatite necrotizante ou hemorrágica e deve ser descontinuado nesses casos
 » Comunicado sobre Byetta e Pancreatite
 » Combinação de fármacos para a diabetes pode aumentar mortalidade
 » Estudo indica que 40% dos portadores de apnéia do sono são diabéticos
 » Terapia genética derrota HIV em roedor
 » Vacina contra hipertensão surge como proposta prática de tratamento
 » Dez sinais para você diferenciar os sintomas de Alzheimer e envelhecimento
 » Cientistas apontam causa do mau humor no inverno
 » Suco de frutas diminui absorção de remédios, diz pesquisa
 » Cientistas dos EUA desenvolvem tratamento que pode conter câncer
 » 29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
 » Célula comum é transformada em produtora de insulina
 » Anvisa recomenda não dar mel para crianças com menos de um ano
 » Correr retarda efeitos do envelhecimento, diz estudo
 » Felicidade diminui risco de câncer de mama, diz estudo
 » Especialista ensina como usar sutiã da forma correta
 » Especialistas indicam como preparar dez alimentos
 » Dupla usa célula-tronco para produzir dente novo
 » Jovens diabéticos fazem jejum de insulina com intenção de emagrecer
 » Vitaminas e diabetes
 » Vacinação e diabetes
 » Yacon e diabetes
 » Diabetes e doação de sangue
 » Dieta para diebéticos
 » Halitose
 » Goma-guar
 » Algas brasileiras têm inibidor do vírus da aids
 » O brócolis e a diabete
 » Suco de frutas e diabetes
 » Retinopatia: novo fármaco
 » Osteoporose, diagnóstico simples
 » Mau hálito ou bafo de onça
 » Pé diabético
 » Descoberta pode dar fim ao herpes.
 » Câncer, nova esperança
 » Carambola, cuidado com ela
 » Indice glicêmico ideal
 » Cancer de mama, droga ajuda
 » Nova droga diabetes
 » Estudo usa veneno contra Alzheimer
 » Insulina inalável causou câncer
 » Estudo questiona benefício da sacarina
 » Gosto estranho em carne de boi confinado
 » Cuidado com o Micro Ondas
 » Óleo de Oliva
 » O Futuro
 » Atenção aos primeiros sinais
 » Nova Técnica em Transplante de Pâncreas
 » Estatinas amenizam Alzheimer
 » Controle da pressão reduz em 18% morte de diabético
 » Vacina de DNA contra esclerose passa por 1° teste
 » Retinopatia
 » Vitamina C não previne resfriados
 » Fome de inverno
 » Medicamento para diabetes ainda tem riscos, alertam os médicos
 » Remédio para diabete eleva risco de enfarte
 » Consenso Brasileiro de Conceitos e Condutas para o Diabetes Mellitus
 » Saiba mais: O que é Diabetes?
 » DMG
 » Saiba Mais: Diabetes
 » O que É Neuropatia Diabética
 » Novos Remédios para diabetes tipo 2
 » Ação cerebral é relacionada a diabete
 » Novo tipo de açúcar pode controlar diabetes
 » Açúcar de capim pode combater diabetes
 » Insulina pode provocar diabete tipo 1
 » Índice Glicêmico
 » Diabéticos transplantados cortam insulina
 » Alguns esclarecimentos sobre diabetes
 » Conhecendo os Edulcorantes
 » Contagem de carboidratos: mais uma estratégia
 » Vivendo bem com o diabetes
 » Glicose no Sangue: O que a faz baixar ou aumentar?
 » Diabetes Mellitus Tipo 2 - Do Diagnostico ao Tratamento - 2001
 » Pesquisa sugere remédios mesmo para diabético com baixo colesterol
 » Técnica reabilita movimento facial
 » Remédio contra câncer de mama reduz mortes
 » O aspartame, usado em refrigerantes diet, faz mal à saúde
 » País terá novo remédio para câncer de cabeça e pescoço
 » Solidão à noite gera hormônio do stress
 » Especialistas esclarecem 25 dúvidas sobre o consumo de sal
 » Nova polêmica envolve antiinflamatórios
 » Varicocele
 » Vacina anti-HPV age por 4 anos e meio
 » Estudo liga vírus a câncer de próstata
 » Shakes geram desequilíbrio nutricional
 » Doença dada como extinta tem novo surto
 » Perto da cura para a esquistossomose
 » Localizado foco de maculosa no Rio
 » Medo de pandemia faz brasileiros começarem estoque de antiviral
 » Teste mostra eficácia de droga a base de erva chinesa contra malária
 » Células-tronco produzem colágeno
 » Leucemia: remédio evita transplante
 » Proteínas podem levar à cura de males degenerativos
 » Mais um estudo mostra riscos de antiinflamatórios
 » Começa pesquisa que vai salvar vidas
 » Célula-tronco trata lesão no joelho
 » Células embrionárias são estáveis
 » Coreanos personalizam célula-tronco
 » Escoceses experimentam terapia e curam câncer
 » Coréia faz 11 clones para estudar doenças
 » Proteínas contra o "Schistosoma"
 » Célula-Tronco deve evitar amputação
 » Recife usa método inédito com células-tronco
 » Célula adulta age como embrionária
 » Dentista avalia aparelhos que podem prevenir doença do sono
 » Apnéia uma síndrome que tem solução
 » Apnéia, uma doença que só os outros percebem
 » Pílula inteligente pode salvar o dia seguinte dos insones
 » Sp usa a nova técnica com célula-tronco
 » Vacina reduz carga viral do HIV em 60%
 » Esclerose
 » Mau humor pode ser doença
 » Vacina contra vírus que causa câncer é eficaz em testes
 » Peixe cru causa verminose em SP
 » Andar, sim. Mas com cuidado
 » Reposição hormonal triplica riscos de derrame
 » Descoberta pode reduzir infecções
 » Médico brasileiro ganha prêmio internacional
 » Da planta, uma arma contra o "Trypanosoma"
 » Bronzeador caseiro faz vítimas no interior
 » Estudo mostra meio de reduzir recidiva de Câncer
 » Micose: previna-se neste verão
 » cãibra
 » Ressaca - O que é?
 » Espinhas
 » Herpes: tratamento no Rio de Janeiro é esperança contra herpes
 » Gaúchos fazem cirurgia inédita com células-tronco
 » Nem todos embriões servem para pesquisa
 » Células-tronco: mais um tipo de transplante
 » Células-tronco regeneram retina de camundongo
 » Cientistas contestam lista de nomes contrários a pesquisas
 » Um novo laboratório para os olhos
 » Derrame: terapia com células tronco


Voltar